MEIO AMBIENTE

CNI debate segurança hídrica e agenda ESG na indústria

Os eventos celebram o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho.

Em 07/06/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Shutterstock/(CNI)

Seminários, nos dias 7 e 8 de junho, discutem impactos das mudanças climáticas nos recursos hídricos e as contribuições da indústria para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O alcance da segurança hídrica para a indústria e a incorporação, pelas empresas, de critérios ESG (sigla, em inglês, para Ambiental, Social e Governança), serão debatidos, nos dias 7 e 8 de junho, em dois seminários promovidos pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os eventos celebram o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho com o objetivo de sensibilizar pessoas e promover a ação ambiental em todo o mundo, e contam com a presença de especialistas, estudiosos, autoridades e representantes do setor industrial. Os seminários serão transmitidos pelo canal da CNI no YouTube.

 

Na terça-feira (7), o seminário vai abordar questões estratégicas sobre temas que envolvem a agenda industrial e a segurança hídrica, como eventos críticos relacionados à água, financiamento de ações para a adaptação às mudanças climáticas e a Agenda Nacional de Águas. Na oportunidade, a CNI vai lançar o Estudo sobre a Cobrança pelo Direito de Uso de Recursos Hídricos, documento que aponta caminhos para o aprimoramento desse instrumento, que integra a Política Nacional de Recursos Hídricos.

A segurança hídrica é um tema de grande relevância para o setor industrial, especialmente num cenário de aumento da demanda e redução da oferta pelo recurso, associado às mudanças climáticas, que elevam os riscos relacionados ao desabastecimento e alagamentos em áreas urbanas, entre outros decorrentes de eventos críticos.

Interação

Na quarta-feira (8), o seminário discutirá a agenda ESG para a indústria. Especialistas vão abordar como as organizações podem contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o papel do mercado financeiro no fomento a negócios a partir da incorporação dos critérios ESG e a atuação de pequenas e médias empresas na construção de negócios conectados à agenda sustentável.

Os desafios relacionados à sustentabilidade têm exigido mais responsabilidade e transparência na forma como as empresas interagem com o meio ambiente, se relacionam com seus públicos e nas estratégias de gestão adotadas. Isso tem impactado diretamente as avaliações de riscos e decisões de investimentos do mercado financeiro, demandando um reposicionamento das lideranças empresariais.

Durante o evento, serão apresentados os resultados da Consulta ESG na Indústria Brasileira, produzida pela CNI.

Inscrições e programação:
Para acompanhar, basta se inscrever gratuitamente> clique aqui para fazer a inscrição.
Programação do evento> EVENTOS.

Leia também:

Escolas de Linhares celebram Dia Mundial do Meio Ambiente
Simec Cariacica investe em ações de controle ambiental
Cachoeiro divulga ações para a Semana do Meio Ambiente
Alunos participam de plantio do VixFlora na Praça do Papa
Após denúncias, Aracruz resgata mais de 470 guaiamuns
Prefeitura de Guarapari realiza Feira de Educação Ambiental
Nova Venécia promove “1ª Jornada do Meio Ambiente 2022”
Indústria do cimento contribui para destinação do lixo urbano
As mudanças climáticas pode causar extinção nos oceanos
Soluções de descarbonização da indústria siderúrgica.
Acordo prevê remuneração para conservação de florestas

TAGS: 
CNI | MEIO AMBIENTE | EVENTOS | ESG | INDÚSTRIA