SAÚDE

Coceira no treino: por que o corpo coça quando faço exercícios?

Descubra cinco causas e veja dicas de especialistas para minimizar o sintoma nos treinamentos.

Em 22/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Istock Getty Images

Quando a pessoa tem varizes a pele fica hiper-reativa, mais inflamada.

Seja andando, correndo na rua ou na esteira, pedalando ou até mesmo na musculação: você sente seu corpo coçar? Existem várias causas para esse problema.O Eu Atleta foi conversar com alguns especialistas e lista as principais delas, além de explicar o que você pode fazer antes, durante e depois do treino para amenizar esse sintoma. Confira!

Principais causas

Urticária colinérgica (popularmente chamada de alergia física)

É uma resposta exagerada do neurotransmissor chamado acetilcolina em relação à elevação da temperatura do corpo de uma maneira muito abrupta. Exercício físico não é a única forma de disparar essa resposta, mas é a que acaba chamando atenção.

- O atleta começa a se exercitar, faz um aquecimento mais intenso, a temperatura corporal sobe rapidamente e dispara esses gatilhos fisiológicos de uma maneira exagerada, levando a coceira e até a erupções avermelhadas espalhadas pelo corpo - explica o médico do esporte Pedro Murara.

Pode acontecer tanto em atletas mais experientes como em iniciantes ou pessoas que estão buscando um estilo de vida um pouco mais ativo. Teoricamente, quando o organismo se acostumar um pouquinho com o exercício de maneira que ele consiga dissipar melhor o calor, ele vai diminuir as chances de deflagrar toda essa cascata de eventos que culmina nesses sintomas.

Dermatite de contato

Pode acontecer por um produto que a pessoa passa na pele, vai fazer atividade física e começa a reagir com o suor, causando a irritabilidade. Até mesmo o suor pode levar a esse problema.

- Algumas pessoas, mesmo fora da atividade física, têm coceira, por exemplo, nas axilas, porque começam a suar - comenta a dermatologista Camila Hoffmann. - Durante a atividade física, tem que ver alguma coisa pode estar piorando a sudorese ou reagindo com o suor, como algum produto ou tecido.

Anafilaxia induzida pelo exercício

A pessoa começa a praticar atividade física e os sintomas aparecem, mas vão além da simples coceira. Ele é acompanhado de urticárias, pressão baixa até chegar a dificuldade de respiração. É um quadro raríssimo e perigoso. Por isso, antes de praticar qualquer atividade física é importante a avaliação com um especialista. Confira mais sobre essa condição no link, abaixo.

Varizes

Quando a pessoa tem varizes a pele fica hiper-reativa, mais inflamada. Há uma tendência ao ressecamento e à coceira, o que pode ser exacerbado durante o exercício. Mas não acontece só durante o exercício. Acontece no repouso e pode piorar quando a pessoa faz alguma atividade física.

Como revela a especialista em cirurgia vascular e endovascular, Aline Bilobran, o principal fator para o surgimento das varizes é genético.

- A coceira é associada, já que a principal queixa (das varizes) é a dor, tipo um peso e cansaço ao final do dia, que piora quando esse paciente está em pé ou sentado. Mas melhora quando ele deita e eleva os membros inferiores. Elas não têm cura, mas têm controle, principalmente quando se mantém um acompanhamento médico - ressalta a médica.

E não precisa parar de praticar atividade física se tiver varizes e, consequentemente, a coceira. Muito pelo contrário.

- O exercício faz parte do tratamento da doença. Quanto mais bem condicionado o paciente estiver fisicamente, a coceira (resultante das varizes) vai diminuindo ao longo do tempo. Então o corpo vai se acostumando e essas áreas de dilatação já não serão estranhas ao organismo - acrescenta Aline Bilobran.

Aumento da circulação nos membros inferiores

Durante a prática da atividade física, a musculatura é mais utilizada e precisa de um aporte maior de sangue. Nesse momento, aumenta tanto o fluxo de sangue arterial com oxigênio quanto o de sangue venoso para os músculos.

- Acontece uma vasodilatação do sistema como um todo, o que pode causar coceira. Esse aumento da circulação se dá, inclusive, na pele, para facilitar a troca calor durante o exercício, para não superaquecer - aponta Aline Bilobran.

E no calor isso pode piorar, como expõe o fisiologista Ricardo Cunho.

- Geralmente as pessoas reclamam mais nas épocas quentes. No frio às vezes, isso não acontece por conta da regulação da temperatura corporal.

Dicas

5 dicas para antes de sair de casa

  1. Confira a previsão do tempo. Nos dias de calor, o ideal é praticar atividade física no início da manhã e no final da tarde, que são os períodos mais frescos;
  2. Coloque uma meia elástica específica para o exercício. Isso melhora o retorno venoso, minimizando essa sensação de coceira. O resultado é bem positivo, segundo Aline Bilobran;
  3. Existem algumas roupas com tecnologia que aumentam a absorção do suor, evitando o contato intenso e o atrito com a pele;
  4. Evite sair de ambientes frios para ambientes quentes de maneira súbita, pois isso vai aumentar a coceira;
  5. Não treine sozinho. Quem já tem casos de quadros graves relacionados ao sistema circulatório e respiratório, além de ter acompanhamento com especialista, a recomendação é que a pessoa não se exercite em ambiente isolados ou sozinha, para o caso de começar a sentir sintomas graves, orienta Pedro Murara.

3 dicas para durante o treino

  1. Resfrie o corpo: qualquer exercício pode aumentar a vasodilatação, seja local, como no caso da musculação, ou sistêmica, como no caso da atividade aeróbica - que usa a vasodilatação periférica para fazer a termorregulação, isto é, tentar regular a sua temperatura corpórea. Com isso você aumenta o nível de transpiração. Tentar resfriar o corpo da melhor forma possível seria uma boa opção para diminuir essas sensações de coceiras durante o treinamento, indica Ricardo Cunho. Você pode usar compressas geladas nessas regiões, por exemplo.
  2. Tente não coçar, pois isso vai liberar ainda mais os mediadores imunológicos que provocam o desejo de coçar.
  3. Algumas medicações podem ser usadas tão logo o quadro comece. Se diagnosticado é um processo alérgico, geralmente há a indicação de anti-histamínicos, que vão diminuir essa condição da reação exacerbada imunológica, ensina Ricardo Cunho.

3 dicas para depois do treino

  1. Tente tomar um banho morno e evite esfregar a área irritada;
  2. Nada de aplicar pomadas ou tomar medicamentos que não foram indicados pelo médico!
  3. Pele ressecada coça e o suor pode piorar a coceira. Por isso, hidrate a pele antes de dormir e após o banho, orienta Camila Hoffmann.

A que devo ficar atento?

Se a coceira tem acontecido com certa frequência ou a pessoa desconfia que pode ter relação com alguma doença, é importante procurar um especialista para identificar a causa e, assim, partir para o tratamento adequado. Mas vale fazer um diário dos sintomas até o dia da consulta, incluindo:

  • O horário que você praticou a atividade física;
  • Depois de quanto tempo começou a sentir coceira;
  • Quais locais coçaram mais;
  • O tipo de roupa e de tecido que você estava vestindo;
  • O que você comeu nesse dia;
  • O que bebeu nesse dia;
  • Se usou algum creme hidratante ou protetor solar, e qual;
  • Como e em quanto tempo a coceira passou.
  • Quanto mais detalhes, melhor para a avaliação do especialista.

(Por Ana Marigliani, Eu Atleta, com informações de Aline Bilobran, Camila Hoffmann, Pedro Murara, Ricadro Cunho)

Leia também:

Spray nasal traz esperança de alívio rápido para enxaqueca
12 países das Américas estão em alerta máximo por gripe aviária
Consultas e exames de oftalmologia são ofertados no Cema
É possível curtir o Carnaval e cuidar da saúde ao mesmo tempo
Pressão arterial pode ser reduzida com musculação, diz estudo
Serra abre agendamento para vacina nesta quinta-feira (16)
Vitória: Confira os locais de vacinação durante os dias de folia
Atletas com doença cardíaca genética podem praticar esportes
> ​Público da vacina Meningite ACWY é ampliado em Vila Velha
Indígenas têm menos acesso à vacinação contra covid-19
Uruguai tem 1º caso de gripe aviária; Brasil monitora

TAGS:
COCEIRA | CORPO | EXERCÍCIO | DICAS | TREINAMENTOS