MEIO AMBIENTE

Coleta seletiva em prédios públicos: 400 Kg de materiais recolhidos

Servidores também passaram a contar com coletor de óleo usado

Em 18/11/2014 Referência JCC

Desde que foi implantada, há menos de dois meses, a coleta seletiva em prédios públicos da Serra foi responsável pelo recolhimento de 400 quilos de lixo seco.

Por meio do Projeto Recicla Serra, Locais de Entrega Voluntária (LEVs) foram instalados na sede administrativa da Prefeitura e na antiga sede administrativa, ambas localizadas em Serra-Sede. A coleta seletiva nessas unidades administrativas teve inicio no dia 29 de setembro.

A engenheira sanitarista, da secretaria de Serviços Urbanos, Verginia Rocha, frisa que o projeto depende de cada servidor para ser um sucesso, e a equipe de limpeza merece destaque por recolher e separar o que foi descartado dando a destinação correta do lixo.

O objetivo é conscientizar o servidor municipal a realizar a coleta seletiva em seu local de trabalho e atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei Federal n° 12.305/2010.

Vale destacar que o município conta com 40 Locais de Entrega Voluntária (LEV). Destes, 17 estão localizados em escolas. O material coletado é levado para as associações de catadores de materiais recicláveis instaladas na cidade. As associações de catadores do município realizarão a triagem dos materiais.

Plástico

O que pode ser descartado: garrafas PET, tubos e canos, brinquedos, sacolas, copos e pratos descartáveis. Devem ser limpos, sem rótulos ou etiquetas.

O que não pode ser descartado: fraldas descartáveis, adesivos, cabos de panela, tomadas, embalagens metalizadas.

Papel

O que pode ser descartado: jornais, revistas, caixas em geral, envelopes, cartazes, sacos de papel, embalagem longa vida (tetra pak), caixas de ovos, livros. O papel pode ser inteiro ou rasgado, não pode ser amassado.

O que não pode ser descartado: papel engordurado, plastificado, metalizado ou laminado, papel toalha, higiênico ou guardanapos usados, fita crepe, tocos de cigarro.

Metal

O que pode ser descartado: embalagem de marmitex (alumínio), aço inox, papel alumínio, correntes, fios, panelas sem cabo, talheres, latas de alumínio, latas de óleo e de leite em pó. As embalagens devem estar limpas.

O que não pode ser descartado: esponjas de aço, latas de spray, latas de inseticida e de tinta.

Vidro

O que pode ser descartado:  todo tipo de garrafa, vidros coloridos, vidros de conserva, copos e lâmpadas incandescentes.

O que não pode ser descartado: espelhos, vidros de janela, vidros pyrex, cristal, óculos, ampolas de remédios,  cerâmicas e porcelanas. Materiais quebrados devem ser embalados em papel.

 

Coleta de Óleo

E os servidores da Serra também possuem um local para descartar corretamente o óleo usado em suas residências.

 A Secretaria de Meio Ambiente (Semma) disponibilizou dois coletores para descarte regular do óleo. Um dos coletores está localizado no térreo da sede administrativa da Prefeitura. O outro fica no prédio da antiga sede da administração, ambos em Serra-Sede.

Para utilizá-los, basta que o servidor colete o óleo usado na sua residência em uma garrafa pet e, após enchê-la, descarte-a dentro do coletor.

A iniciativa faz parte do Programa De Olho no Óleo, realizado pela Semma em 23 bairros do município, que tem como objetivo implantar na Serra um sistema comunitário de coleta de resíduo de óleo vegetal domiciliar, desenvolvendo assim uma rede de coleta seletiva para um produto altamente poluente e que raramente recebe a destinação correta após ser utilizado.

Fonte:PMS