AGRICULTURA

Colheita de soja ultrapassa 50% em todo o país, diz Conab

A colheita de soja atingiu na última semana 52,2% da área estimada para a safra 2021/2022.

Em 08/03/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Rodrigo Félix Leal/Gazeta do Povo

Mato Grosso lidera o ranking dos estados com colheita mais avançada, atingindo 91%, seguido de Mato Grosso do Sul, com 79% da soja já colhida, Goiás (67%) e Tocantins (65%). 

A colheita de soja brasileira atingiu na última semana o percentual de 52,2% da área estimada para a safra 2021/2022. Os dados, coletados até 5 de março, constam no levantamento semanal do progresso de safra, divulgado no site da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Na semana anterior, a colheita de soja estava em 42,1%, segundo dados publicados pela estatal. Em igual período do ano passado, o número era de 37,6%. Mato Grosso lidera o ranking dos estados com colheita mais avançada, atingindo 91%, seguido de Mato Grosso do Sul, com 79% da soja já colhida, Goiás (67%) e Tocantins (65%). 

Quanto ao milho 1ª safra 2021/22, a colheita já está em 26,1% da área nos nove principais estados produtores do Brasil: Maranhão, Piauí, Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  Na semana anterior, a colheita estava em 23,3%. Em igual período do ano passado, o número era de 25,3%.

Plantio

Já a semeadura do milho 2ª safra 2021/22 avançou para 74,8% da área nos nove principais estados produtores do país (que representam 92% da área cultivada). Na semana anterior, o plantio estava em 59,6%. No mesmo período do ano passado, esse número era de 54,1%. (As informações da GerImp/Conab)

Mais informações sobre o progresso de safra, incluindo produtos como algodão e arroz, podem ser conferidas no site da Companhia, neste link.

Leia também:

Prefeitura de Viana firma um acordo com produtores rurais
Chuva favorece aparecimento de pragas e doenças no campo
Cotação do trigo segue elevada apesar da safra recorde
Governo do ES entrega máquinas do Programa Terra Firme
Seag e Sebrae realizam 1º Encontro Técnico do Agrolegal
Safra de grãos pode chegar a 291,1 milhões de toneladas
Uso de bioinsumos impede perdas na produção de frutas
Incaper divulga finalistas do 2º Prêmio Cafés Especiais do ES
Semana Internacional do Café tem início hoje (10) em BH
Estado lança tecnologias para café conilon em Marilândia

TAGS:
CONAB | PRODUÇÃO | SOJA | SAFRA | COLHEITA | MOTO GROSSO