ESPORTE NACIONAL

Com 4 gols, Neymar se iguala a nomes como Zico e Romário.

Aos 22 anos, atacante comanda goleada sobre o Japão.

Em 14/10/2014 Referência JCC

Grande nome da vitória do Brasil por 4 a 0 sobre o Japão, Neymar se tornou o oitavo jogador da centenária história da Seleção a marcar pelo menos quatro gols pela equipe em uma partida oficial.

Aos 22 anos, Neymar é o mais jovem a alcançar a marca. E também o único a ter marcado todos os gols da partida.

O camisa 10 se igualou aos craques Ademir de Menezes, Zizinho, Julinho Botelho, Careca, Romário e Zico. E superou Pelé neste quesito. O Rei do Futebol chegou a marcar três gols em sete oportunidades.

O recordista de gols em um duelo da Seleção é Evaristo de Macedo, que balançou as redes cinco vezes na goleada de 9 a 0 sobre a Colômbia, no Campeonato Sul-Americano de 1957.

Dos sete jogadores que fizeram quatro gols em um jogo da Seleção, Ademir foi o único a conseguir o feito em um jogo de Copa do Mundo. Artilheiro do Mundial de 1950, o centroavante obteve a marca na goleada por 7 a 1 sobre a Suécia.

Zico registrou o número duas vezes: contra a Bolívia (8 a 0, em 14/7/77) e o Eire (6 a 0, em 23/9/81). O maior ídolo da história do Flamengo chegou a fazer cinco gols em uma partida pela Seleção, mas em um jogo considerado não-oficial, o amistoso contra a seleção do interior do Rio de Janeiro, em 12 de março de 1978 (vitória do Brasil por 7 a 0).

Romário fez quatro gols na vitória por 6 a 0 sobre a Venezuela, em 8 de outubro de 2000, pelas Eliminatórias da Copa. Careca também alcançou o número contra os venezuelanos, em 20 de agosto de 1989, pelas Eliminatória da Copa de 90.

O primeiro a fazer quatro gols em uma partida oficial foi Zizinho, na goleada de 6 a 1 sobre o Chile pelo Sul-Americano de 1946. Sete anos depois, Julinho Botelho também balançou a rede quatro vezes nos 8 a 1 sobre a Bolívia, no Sul-Americano de 1953.

Após a vitória sobre o Japão, Neymar se igualou a Rivellino como o sétimo maior goleador da seleção brasileira, com 40 gols. Pelé o líder, com 95 (incuindo partidas não-oficiais, contra clubes, por exemplo).

Fonte: Globo.com