POLÍTICA INTERNACIONAL

Com saída dos EUA, China e Rússia dialogam com Talibã

As duas potências indicaram nesta segunda-feira (16) que vão dialogar com grupo islâmico.

Em 16/08/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Mikhail Svetlov/Getty Images

De acordo com o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying, a China quer ter um “papel construtivo na paz e na reconstrução do Afeganistão”

Enquanto potências ocidentais prometem não reconhecer o governo do Talibã no Afeganistão, China e Rússia indicaram nesta segunda-feira (16) que vão dialogar com o grupo fundamentalista islâmico, ocupando o vácuo deixado pela retirada dos Estados Unidos.   

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying, afirmou que Pequim está disposta a desenvolver “relações amigáveis” com o Talibã e “respeita o direito do povo afegão de determinar o próprio futuro de modo independente”.   

De acordo com Hua, a China quer ter um “papel construtivo na paz e na reconstrução do Afeganistão”. “Esperamos que os talibãs e todos os partidos e grupos étnicos possam criar uma estrutura para o Afeganistão, colocando as bases para a paz”, acrescentou o governo chinês, acusado de perseguir a minoria muçulmana uigure em Xinjiang, que faz fronteira com o território afegão.   

“Os talibãs nunca permitirão que nenhuma força use seu território para colocar a China em perigo”, declarou Hua.   

Rússia – Já o enviado russo para o Afeganistão, Zamir Kabulov, disse que o embaixador de Moscou em Cabul, Dmitry Zhirnov, já está em contato com representantes do Talibã, com quem vai se encontrar pessoalmente nesta terça-feira (17).   

“Supreendentemente, a situação está em perfeita calma, as forças dos talibãs entraram tranquilamente em Cabul”, declarou Kabulov, acrescentando que o grupo é sustentado financeiramente por fundações islâmicas do Golfo Pérsico.   

Além disso, o embaixador Zhirnov disse que o Talibã prometeu construir um Afeganistão “civilizado, livre do terrorismo e do tráfico de drogas”. “Com base nesses princípios, vamos decidir nossa linha [se reconhecer ou não o regime], mas precisamos esperar, os talibãs entraram na cidade [Cabul] apenas ontem”, acrescentou.   

O grupo fundamentalista islâmico já governou o Afeganistão de 1996 a 2001, quando foi derrubado pela invasão americana deflagrada pelos atentados de 11 de setembro.   

No entanto, apesar de 20 anos de ocupação, os EUA não conseguiram derrotar o Talibã, que reassumiu o controle do país apenas algumas semanas depois da retirada militar americana e da Otan.   

O grupo prega a aplicação radical da Sharia, a lei islâmica, especialmente contra as mulheres, que sob o regime do Talibã não podiam estudar e sequer sair de casa sem a companhia de um parente homem.  

No último fim de semana, um porta-voz do grupo prometeu “respeitar os direitos das mulheres” e permitir seu acesso à educação, mas essa versão “moderada” do Talibã ainda é vista com ceticismo no mundo. (ANSA).    

Leia também:

Biden receberá líderes mundiais em cúpula sobre democracia
G20 quer que acordo de taxa global seja finalizado até outubro
G7 das Finanças começa com imposto mundial no radar
Recorde: PMI industrial do Reino Unido sobe a 65,6 em maio
PMI industrial da China sobe a 52 em maio, maior nível de 2021
PIB global deverá crescer a 5,8% em 2021, estima a OCDE
Investimento em infraestrutura para vencer o desemprego
> Aneel: Conta de luz terá bandeira vermelha 2 no mês de junho
Brasil registra 14,8 milhões de desempregados, diz IBGE
Confiança da indústria no Brasil mostra recuperação em maio
Maior produtor de café, Brasil possui 12 indicações geográficas
Estoques da indústria voltam a ficar próximos do planejado
Brasileiros já pagaram R$ 1 trilhão em impostos este ano
Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em março
Demora na liberação de crédito aumenta a inadimplência
Trabalhadores nascidos em outubro podem sacar auxílio
Safra 2021/2022 de café deverá chegar à 46 milhões de sacas
Em 12 meses, inflação brasileira já tem alta de 6,76%, diz IBGE
Estado tem que ser indutor do crescimento econômico

TAGS:
TALIBÃ | AFEGANISTÃO | ARMAS | BIDEN | CLIMA | MEIO AMBIENTE | BRUMADINHO | TRAGÉDIA | EMPREGOS