CULTURA

Começa amanhã (18), 1º Festival Cultural de Verão de Vitória

O palco vai estar localizado próximo ao Clube dos Oficiais, nas areias da praia de Camburi.

Em 17/03/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Instagram

Todas as apresentações do "1º Festival Cultural de Verão de Vitória" recebem apoio da lei de auxílio cultural Aldir Blanc e da Prefeitura Municipal de Vitória, por meio do FunCultura.

A estação mais quente do ano se despede no próximo domingo (20) e para encerrar as programações culturais de verão e incentivar e valorizar artistas do cenário capixaba a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) realiza o "1º Festival Cultural de Verão de Vitória".

A festa começa nesta sexta-feira (18), à partir das 18 horas. O palco, montado especialmente para o festival, estará localizado próximo ao Clube dos Oficiais e ao Monumento "Gratidão", nas areias da praia de Camburi.

"O público pode esperar por muita coisa boa. Neste evento reuniremos atrações musicais e circenses no palco da Cultura. Nosso maior objetivo sempre é enaltecer a arte local, a arte capixaba e a nossa identidade cultural. Passamos por um difícil período de isolamento, distanciamento, enfrentamento de medos e riscos diante da pandemia, porém, Vitória sempre esteve à frente desde o início do processo de imunização da população. É hora de retomarmos os nossos eventos de médio e grande porte. Vitória vai respirar e transpirar muita cultura e lazer neste final de semana elaborado com tanto carinho para a população" anunciou o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno.

Todas as apresentações do "1º Festival Cultural de Verão de Vitória" recebem apoio da lei de auxílio cultural Aldir Blanc e da Prefeitura Municipal de Vitória, por meio do FunCultura.


Bárbara Greco leva em seu repertório para Camburi baião, xaxado, xote, maracatu e samba. Foto: Divulgação/PMV

As primeiras atrações a se apresentarem são o Circo Barcelona, que promete trazer a magia dos picadeiros para o palco da Cultura; Bárbara Greco, que trará todo o charme e alegria do melhor do forró pé de serra capixaba para o Festival e Gustavo Macacko, que está em processo de lançamento do seu quarto álbum solo, "Antenas Ancestrais", se apresenta às 21h30. O show celebra seu segundo single "Blues Axé Nagô" que traz a participação do grupo "Sapeba Capoeira" e será disponibilizado no youtube no mesmo dia da apresentação.

O 1º Festival Cultural de Verão de Vitória ocorre das 18 às 23h30, na sexta (18) e sábado (19). No domingo (20) a festa começa mais cedo, às 16 horas, com término previsto para às 23 horas.

Sábado (19)

Ferna

No sábado (19) o clima de pôr-do-sol e pé na areia à beira mar será embalado pelo melhor do "Tropical R&B", do músico Ferna. É ele quem abre o segundo dia de Festival, às 18 horas.

O "Tropical R&B", de acordo com o artista, é um novo conceito pianístico que mistura a música popular com a Motown Music.

O músico, que já gravou e participou de diversos fonogramas ao lado de produtores reconhecidos nacionalmente, também participou de grandes festivais como Grito Rock (MG), Paraty Bourbon Festival (RJ) e Festivais de Jazz e Blues pelo Espírito Santo.

Em Camburi, Ferna apresenta seu EP "Eu Plural" ao vivo. A obra reflete sobre a pluralidade dos indivíduos e como se torna afetada em tempos de isolamento social. Além das músicas do EP, o artista vai apresentar composições de bandas que integrou e artistas com quem compôs em parceria, com arranjos autênticos do estilo Tropical R&B.

Além de Ferna, no piano, a banda conta com Henrique Mattiuzzi no contrabaixo, Guilherme Cavassa na Guitarra e Mateus Tavares na bateria.

André Prando

Segundo a se apresentar no sábado (19), às 20 horas, André Prando canta composições autorais que buscam estimular o pensamento crítico e causar fácil identificação ao ouvinte.

Seu trabalho mais recente, o EP "Calmas Canções do Apocalipse", lançado em 2020, foi pensado e produzido durante o período de isolamento social causado pela pandemia. São duas composições, uma em parceria com Luiz Gabriel Lopes e outra em parceria com a banda Biltre, além de uma releitura de Belchior: "Clamor no deserto".

Herança Negra

Com 23 anos de carreira a banda Herança Negra finaliza o segundo dia de apresentações do "1º Festival Cultural de Verão de Vitória" com uma mistura de ritmos. Rock, Rap, Funk, Soul aliados ao Reggae embalam os seus grandes sucessos que são carregados de apelo social.

O primeiro álbum do grupo, "De Um Povo Guerreiro", que completa 20 anos em 2022, será celebrado junto ao público presente ao Festival. Tem tudo para ser uma noite marcante!

Domingo - 20/03

Dan Abranches

O responsável por iniciar o movimento "bye bye verão" é Dan Abranches que abre o último dia de Festival mais cedo, a partir das 16 horas.

Com uma potente inquietação sonora, Dan atribui sua efervescência musical a composição em processos experimentais que ampliam os territórios psíquicos e afetivos do seu próprio som.

Participante da edição de 2019 do nacionalmente conhecido programa "The Voice Brasil", o cantor funde diversos gêneros musicais como soul music, jazz, eletrônico e mais recentemente a MPB trazida no EP "Flor de Laranjeira", seu trabalho de maior sucesso até então que soma mais de 400 mil "plays" nas plataformas digitais.

Grande Circo Místico Ratimbum

De volta ao palco da Cultura a mágica da arte circense é representada pelo "Grande Circo Místico Ratimbum". Um espetáculo de variedades com duração de 50 minutos que reúne artistas que integram a companhia formada por diferentes grupos circenses atuantes na cidade de Vitória e Cariacica.

Com estrutura próxima do circo clássico o espetáculo ao mesmo tempo evidencia as características contemporâneas trazidas por seus integrantes, sob a batuta do palhaço "Tostão".

Malabares, números de contorcionismo, monociclo, equilibrista no cilindro japonês e os palhaços Mandioquinha e Jujuba intrigam e alegram toda a família. Garantia de diversão!

Emerson Xumbrega

No final da tarde do domingão, Emerson Xumbrega assume a programação com o show "Samba de Bamba".

Acompanhado de sua banda, o artista promete fazer com que o público presente no local se sinta parte de uma grande roda de samba.

O repertório do show inclui a releitura de grandes sucessos nacionais de Gonzaguinha e Arlindo Cruz a Diogo Nogueira, passando por músicas que fizeram grande sucesso na voz de grupos de pagode como Revelação, Fundo de Quintal e Pique Novo.

Tunico da Vila

O ritmo que encerra o "1º Festival Cultural de Verão de Vitória" é o samba! Às 20h30, Tunico da Vila sobe ao palco com o show "Samba de Caboclo".

Na apresentação, Tunico interpreta sambas de composição de seu pai, o sambista Martinho da Vila, como "Meu "Laiaraiá", "Ciranda de Roda" e "Casa de Bamba" e também sambas que os dois compuseram juntos como "Na Beira do Mar".

Uma das músicas que certamente também estará presente no repertório do sambista é "Samba Afro Caboclo Jazz", recentemente lançada com participações de Criolo e o bloco afro Ilê Aiyê e disponível em todos os aplicativos de música.

Tunico que possui 27 anos de carreira e reside no Espírito Santo desde 2016, começou a carreira como músico profissional aos 20 anos de idade, como percussionista, gravou com Emílio Santiago, Leila Pinheiro e a americana Kelly Rolland, no projeto do cineasta Spike Lee.

Anunciadas as atrações, anote a programação completa para não perder nada:

SEXTA - 18/03

18h - Circo Barcelona
19h30 - Bárbara Greco
21h30 - Gustavo Macacko

SÁBADO - 19/03

18h - Ferna
20h - André Prando
22h - Herança

Domingo - 20/03

16h - Dan Abranches
17h - Ratimbum
18h30 - Emerson Xumbrega
20h30 - Tunico da Vila. (Secom/PMV)

Leia também:

Camburi recebe o 1º Festival Cultural de Verão de Vitória
Vitória: Núcleo Odomodê promove oficinas para os jovens
Vitória: Inclusão produtiva oferta curso de Ovos de Páscoa
Programa Qualificar ES oferece 51 mil vagas em Vila Velha
Viana: 225 vagas em cursos gratuitos para aprender profissão
Curso de eletricista vai capacitar as pessoas Trans na Serra
40 vagas gratuitas em curso de violão para crianças na Serra
Fafi anuncia 225 vagas para oficinas e Curso Básico em dança
Prefeitura de Viana vai abrir 235 vagas em 11 cursos gratuitos
500 vagas para aprender a ser microempreendedor na Serra

TAGS:
VITÓRIA | FESTIVAL | CAMBURI | MÚSICA | CULTURA