EDUCAÇÃO

Começa o Festival de Linguagens Integradas de Vitória

A 8ª edição do Festival de Linguagens Integradas iniciou nesta terça, no Teatro Sesc Glória

Em 14/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira/PMV

Com movimentos de ginástica e acrobacias, os estudantes da Emef Edna de Mattos Siqueira Gaudio, que fica em Bento Ferreira, encantaram a plateia com a apresentação "Ser diferente é normal".

Uma festa da educação, com muita cultura, arte, diversão, troca de experiências, emoção e aplausos. A 8ª edição do Festival de Linguagens Integradas teve início nesta terça-feira (13), no Teatro Sesc Glória, no Centro da cidade, e reuniu mais de 800 crianças e estudantes da rede municipal de ensino, que realizaram apresentações de circo, dança, ginástica, maculelê, música e teatro.

 A Secretária de Educação, Juliana Rohsner, fez questão de acompanhar de perto as apresentações e saudou a plateia, agradecendo a todos pelo esforço e dedicação que investiram nas últimas semanas para possibilitar a realização do festival.

"É uma grande alegria estar aqui no Festival de Linguagens Integradas, um evento tradicional da nossa cidade. Sabemos que um evento dessas proporções exige muito trabalho e dedicação de muita gente, e por isso agradeço e parabenizo todos os profissionais das escolas e à equipe da Secretaria de Educação. Desejo que todos aproveitem muito o festival e que possamos continuar fazendo uma educação que faça sentido, que afete, que transforme e que mexa com as emoções", disse. 

Os responsáveis por iniciar as apresentações do dia foram os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Mattos, do bairro Jardim da Penha, que apresentaram a peça teatral "brincando com os saltimbancos", com direito à figurino e coreografia. Laura Martinusso, do 4º ano, falou sobre a emoção vivida no palco.  

"Eu estava muito ansiosa, mas no final deu tudo certo. Foi uma oportunidade muito incrível, a primeira vez que subi no palco, ser num teatro tão belo como esse, apresentando para pessoas que nunca vi antes. Estou muito feliz e grata que saiu tudo como planejamos e ensaiamos", disse. 

Produções culturais

Com movimentos de ginástica e acrobacias, os estudantes da Emef Edna de Mattos Siqueira Gaudio, que fica em Bento Ferreira, encantaram a plateia com a apresentação "Ser diferente é normal".

"Foi muito bom, no começo ficamos muito nervosas, mas depois que subimos saiu tudo como ensaiamos. Que momento especial! Vamos nos lembrar para sempre deste dia", relataram as estudantes Katheyne Amaral, do 7º ano, e Alice Silva, do 6º. 

Quem também fez bonito foram os estudantes da Emef Castelo Branco, que fica na Ilha do Princípe. Foram duas apresentações, sendo uma dança com o tema "Primavera Musical" e um musical com o tema "Canto Africano". Sofia Ramires e Kemilly Batista, estudantes do 4º ano, contaram sobre a experiência que vivenciaram no festival.

"Eu nunca tinha tido ido a um teatro. Vir aqui pela primeira vez, e ainda subir no palco e me apresentar foi incrível! Ensaiamos muito, mas valeu a pena todo o esforço e nervosismo", disseram.


VII Festival de Linguagens Integradas - Práticas Culturais. Foto: Leonardo Silveira/PMV

O tradicional coral da Emef Juscelino Kubitschek de Oliveira, que fica em Maria Ortiz, entrou em ação e recebeu chuva de aplausos do público, após apresentarem o musical "A arte musical na escola".

"Nos primeiros momentos veio o nervosismo e o medo de algo sair errado, mas deu tudo certo! Fomos todos super bem e acho que fizemos uma bela apresentação. Esse teatro é belíssimo e cantar aqui foi uma honra", contou a estudante do 5º ano, Amália Rocha. (Secom/PMV)

Leia também:

> ​Estudantes vão receber mais uma parcela do Bolsa Aluno
MEC prorroga prazo para comprovação de dados do ProUni 2022
Viana: Alunos fazem a festa e brilharam no Teatro Municipal
Inep divulga resultado do Enade 2021 nesta segunda (12)
Vitória vai promover colóquio bilíngue de Letras e Libras
Viana abre vagas para curso técnico de Monitor de Turismo
Município de Viana realiza o 4º Festival do teatro escolar
Cachoeiro abre vagas para o curso de programação web
Linhares: Alunos levam amor à Pátria para as ruas da cidade
Sectides divulga os selecionados para cursos do Pronatec
Qualificar ES realiza formatura de 3.184 alunos na Grande Vitória

TAGS:
VITÓRIA | FESTIVAL DE LINGUAGENS | ESTUDANTES | PRODUÇÕES | ARTE