MOTOR

Comercial da RAM compara impotência sexual a elétricos

O comercial foi ao ar no início do quarto período do jogo entre Kansas 38 x 35 Eagles.

Em 14/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Ram

Comercial da picape Ram 1500 REV na final do futebol americano quer desmistificar “eletrificação precoce”.

A Ram encontrou seu caminho para fortalecer a marca com produtos competitivos e muito posicionamento em torno de seu tema de longa data, “Built To Serve” (“feito para servir”).  Apenas ocasionalmente usou o humor como principal forma de chamar a atenção, como em seu comercial “Vikings”, exibido durante o Super Bowl de 2018, em Minneapolis.

Mas, depois que a Ram veiculou seu anúncio “Premature Electrification” (“Eletrificação Prematura”) durante o Super Bowl do último domingo (12), a marca de picapes da Stellantis aumentou as expectativas sobre a próxima coisa engraçada que poderia fazer.

Ao mesmo tempo, a ironia de comparar as frustrações de proprietários de picapes elétricas com uma certa condição médica masculina ressalta um problema real que a nova Ram 1500 REV pretende resolver: range anxiety, ou ansiedade de alcance, caracterizada pelo medo do condutor de um carro elétrico de não alcançar seu destino com a energia disponível na bateria.

A incapacidade das picapes elétricas de resolver as questões de range anxiety pode ser a pior manifestação do problema que continua a perseguir o transporte automotivo totalmente elétrico. Pioneiras no segmento, Ford F-150 Lightning e Chevrolet Silverado EV não conseguiram acalmar as preocupações dos compradores de picapes tradicionais.

“Early adopters (como são chamados os primeiros usuários de uma tecnologia disruptiva) que migraram para picapes elétricas estão vivendo com ansiedade de alcance”, disse Olivier Francois, diretor de marketing global da Stellantis e principal autor da longa série de comerciais do Super Bowl. “Mas o tempo é tudo, por isso estamos ampliando a autonomia da nossa picape elétrica e abordando essa preocupação”, ponderou François.

François salientou que a Ram 1500 REV apresentada em “Premature Electrification” é o primeiro vislumbre mundial do modelo que será lançado em 2024, e que o anúncio marca também o início das encomendas online pelo utilitário. “Normalmente revelamos veículos em algum salão do automóvel, mas desta vez decidimos por um palco ainda maior. É literalmente o carro de produção”, disse.

Sem revelar detalhes sobre design ou especificações técnicas, François teve o cuidado de apontar que a maneira como a Ram 1500 REV aborda o problema de ansiedade de alcance em picapes não é simplesmente uma questão de tecnologia de bateria. “É uma maneira muito astuta de abordar a eletrificação, e é por isso que projetamos o comercial da maneira que fizemos”, disse ele. “Teríamos adorado ter uma prova no final”, acrescentou sobre as tecnologias envolvidas, mas o anúncio do Super Bowl não era o lugar para fazer isso, concluiu.

Sobre a parte criativa, François também afirmou que “apenas observamos como esses anúncios da indústria farmacêutica são feitos e tentamos replicá-los um pouco”.

O comercial de 60 segundos foi ao ar no início do quarto período do jogo (vencido pelo Kansas City Chiefs por 38 a 35 sobre o Philadelphia Eagles), apresentado pelo ator indicado ao Emmy Jason Jones, enquanto ele aborda possíveis ansiedades da “eletrificação prematura”, incluindo energia e carga útil, além do alcance.

"Tenho amplos interesses e experiência como jornalista, cobrindo o setor automotivo, a indústria de bens de consumo, empreendedorismo e outros, bem como política, cultura, mídia e religião. Já cobri o negócio de automóveis para o The Wall Street Journal, que indicou a mim e a alguns colegas para o Prêmio Pulitzer por nossa cobertura da General Motors. Também cobri automóveis para Edmunds.com, AutoTrader.com, Automotive News e Advertising Age. Sou um dos principais colaboradores da Chief Executive Magazine, Brandchannel.com, Townhall Magazine, revista New Nutrition Business e Journal, entre outros veículos. Espero que ter vivido em Flyover Country durante a maior parte da minha vida tenha me dado uma perspectiva fundamentada. (Traduzido por Rodrigo Mora)"

(Por Dale Buss, da Forbes)

Leia também:

Volkswagen lança plano de cinco anos para acelerar eletrificação
Lexus NX 350h 2023 tem novidades a partir de R$ 364.790
Ferrari tem lucro recorde de quase 1 bilhão de euros em 2022
Nova York vai passar a exigir carros elétricos na Uber em 2030
Audi mostra carro elétrico que vira picape ao toque de um botão
BMW bate 3º recorde consecutivo em vendas de moto no Brasil
Híbrido, Novo Chevrolet Corvette E-Ray tem 664 cavalos
Linha 2023 do Polo GTS tem faróis Matrix e couro até no painel
Rolls-Royce cresce em 2022 e bate novo recorde de vendas
Audi garante que abandonará carro a combustão a partir de 2033
 

TAGS:
RAM 1500 | DODGE | ELÉTRICO | FUTEBOL AMERICANO | ELETRIFICAÇÃO