CIDADE

Comitê contra a Covid vistoria 18 estabelecimentos nesta sexta

Equipes de fiscalização já realizaram vistorias em 1.331 locais, desde janeiro.

Em 10/04/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Sedec

Na noite desta sexta-feira, as vistorias ocorreram no Romão, na Ilha de Santa Maria, em Monte Belo, Grande Vitória, Estrelinha, Santa Tereza, Nova Palestina, Universitário, Caratoíra, Bomfim e bairro Da Penha.

O Comitê integrado de combate à Covid-19 continua seu trabalho contra aglomerações e de orientação sobre os protocolos de segurança na Capital. De 1° de janeiro até ontem (09/04), 1.331 locais foram vistoriados.

Na noite desta sexta-feira, as vistorias ocorreram no Romão, na Ilha de Santa Maria, em Monte Belo, Grande Vitória, Estrelinha, Santa Tereza, Nova Palestina, Universitário, Caratoíra, Bomfim e bairro Da Penha.

Em dois estabelecimentos, a fiscalização constatou irregularidade no cumprimento dos protocolos de segurança. Os proprietários foram orientados e regularizaram o funcionamento. Outros três foram orientados e paralisaram as atividades. Nos demais, não houve constatação de irregularidade.

Na Rua da Lama, foi registrado um pequeno e rápido movimento, mas sem presença de ambulantes ou aglomeração.

O Comitê é composto pelas secretarias municipais de Desenvolvimento da Cidade (Sedech) e de Meio Ambiente (Semmam), além da Vigilância Sanitária e da Guarda Municipal de Vitória, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, e atua com equipes multidisciplinares para encerrar festas clandestinas.

A Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) segue o Decreto Nº 4859-R, do Governo do Estado do Espírito Santo, que dispõe sobre medidas qualificadas para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus.

Medidas adotadas

Em cumprimento ao decreto estadual, a Prefeitura publicou o Decreto 19.175, que prorrogou medidas qualificadas extraordinárias para enfrentamento da Covid-19, entre elas a suspenção das feiras comunitárias e de artesanato, da rua de lazer, do projeto Praia Acessível, além do desligamento dos chuveiros da orla e a suspensão do Bike Vitória.

A PMV interditou, ainda, os estacionamentos públicos ao longo da Av. Dante Michelini (sentido Jardim da Penha - Jardim Camburi) e das praias da Curva da Jurema e da Ilha do Boi, e vem fiscalizando as áreas interditadas. Os veículos estacionados nestes locais são autuados por transpor bloqueio viário, sendo infração grave, com perda de cinco pontos na CNH e multa de R$ 195, 23.

Feiras e atividades ao ar livre

As equipes do Comitê percorrem as feiras livres para orientar os feirantes e a população, em geral, sobre os cuidados a serem adotados para evitar a propagação do novo coronavírus. Há, ainda, a distribuição de máscaras e a disponibilização de álcool em gel nesses espaços.

A PMV vem monitorando e realizando visitas às instalações e equipamentos de lazer distribuídos pela cidade, como quadras, campos de futebol e beach soccer, academias populares e núcleos de práticas esportivas. O objetivo é verificar se esses locais não estão sendo indevidamente utilizados, já que todos eles se encontram atualmente fechados. (Com informações de PMV)

TAGS
CIDADANIA   |   EDUCAÇÃO    |  SAÚDE    |   EMPREGOS   |  ESPORTES   |   CIDADE   |   ECONOMIA