POLÍTICA INTERNACIONAL

Comitiva internacional visita ES para conhecer potencial do café

A comitiva é composta por dirigentes e executivos de indústrias de café dos EUA e Europa.

Em 30/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/SEAG

Hannelore Beerlandt, conselheira sobre café da Comissão Europeia DG INTPA F3; Lucas Venturim, da Fazenda Venturim; Enio Bergoli, secretário de Estado da Agricultura, Vanúsia Nogueira; presidente da Organização Internacional do Café (OIC) e Bill Murray; presidente da National Coffee Association USA (Associação da Indústria do Café dos Estados Unidos).​.

Dirigentes de entidades internacionais e executivos de grandes indústrias de café dos Estados Unidos e da Europa estão no Espírito Santo e farão uma imersão em regiões produtoras de café no Estado com o objetivo de conhecer de perto as práticas ambientais, sociais e de governança da cafeicultura capixaba. A visita está sendo organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

A comitiva internacional ficará no Espírito Santo até a próxima quarta-feira (31), visitando propriedades que produzem café conilon, no Noroeste do Estado, e arábica nas regiões Sul, Serrana e Caparaó. Também estão na rota do grupo a Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel) – maior cooperativa de café Conilon do Brasil – e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que desenvolve estudos importantes para o desenvolvimento cafeeiro.

"O Governo do Estado implantou recentemente o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura do Espírito Santo, fato que despertou o interesse dos diversos segmentos da cadeira produtiva mundial do café. E essa visita é consequência deste bom exemplo que os capixabas estão dando para o mundo”, comentou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Nos três dias de visita, a missão passará por São Gabriel da Palha, São Domingos do Norte, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Brejetuba e Dores do Rio Preto. "O objetivo é demonstrar o que tem sido feito no Espírito Santo, especialmente nos aspectos ambientais, sociais e de governança. O Espírito Santo é um gigante na produção cafeeira ao produzir as duas espécies de cafés mais comercializadas pelo Brasil, o arábica e o conilon, com qualidade, quantidade e sustentabilidade”, pontuou Bergoli.

Coffee Association

Entre os membros da comitiva está Bill Murray, presidente da National Coffee Association USA (Associação da Indústria do Café dos Estados Unidos); Vanúsia Nogueira, presidente da Organização Internacional do Café (OIC); Hannelore Beerlandt, conselheira sobre café da Comissão Europeia DG INTPA F3 – Sistemas Alimentares Sustentáveis e Resilientes; Joseph Degreenia, da USDA; Márcio Cândido Ferreira, presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil e Superintendente na Tristão Cia de Comércio Exterior; Marcos Mattos, CEO do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil; e Emília Balsemão Pires, do Balcoffee Trading.

O grupo chegou ao Espírito Santo após participar, em São Paulo, do Coffee Dinner & Summit, evento internacional do setor cafeeiro, realizado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Na última segunda-feira (29), primeiro dia da visita, a comitiva visitou a Fazenda Venturim, em São Domingos do Norte, reconhecida como uma das pioneiras na produção de café conilon especial. Eles também estiveram na Cooabriel, que inaugurou recentemente uma sala de provas de café especial para fortalecer a produção de conilon de qualidade. (Com informações da Seag)

Leia também:

Ao lado de Maduro, Lula defende a união ddos países latinos
Erdogan é reeleito presidente da Turquia em 2º turno inédito
Lula se reunirá com governantes da América do Sul na terça (30)
Biden e republicanos têm acordo para evitar default da dívida
Lula recusa convite de Putin para ir à Rússia "no momento"
Lei da Flórida ameaça futuro do trabalhador em situação ilegal
Tensão entre China e Taiwan deve ser tratativas com Brasil no G7
No G7, Brasil assina proposta conjunta para combater a fome
Japão espera por reforma tributária para investir no Brasil
China e sanções à Rússia são pautas da Cúpula do G7, no Japão

TAGS:
SEAG | COMITIVA | CAFÉ | INTERNACIONAL | PAÍSES | VISITA | POTENCIAL