SAÚDE

Complexo de Saúde do Norte passa a contar com 340 leitos

O Complexo de Saúde do Norte, em São Mateus, teve um aumento de 25,93% nos leitos.

Em 09/07/2024 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/DER-ES

O Complexo de Saúde do Norte, que está sendo erguido às margens da BR-101, em São Mateus, vai contar com um novo Hospital Roberto Arnizault Silvares (HRAS).


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Edificações e de Rodovias (DER-ES), anuncia um aumento de 25,93% passando para 340 leitos no Complexo de Saúde do Norte. O projeto proposto anunciava 270 leitos, o que já era um número expressivo para as regiões Norte e Extremo Norte do Espírito Santo, em se tratando de saúde.

>> Saiba o que é síndrome de Patau, condição genética rara e grave

Dentro do projeto de expansão, foi necessária a diminuição da área total em 7.504,25 metros quadrados (16,65%). Porém, da área total reduzida, aproximadamente 88% (6.587,45m²) ocorreram em ambientes de circulações, recepções e salas de esperas, ambientes esses cujo custo de construção é muito inferior às demais áreas do complexo hospitalar.

O diretor-geral do DER-ES, José Eustáquio de Freitas, destacou que a redução da área construída não causou impactos negativos ao funcionamento do Complexo Hospitalar.

“A redução da área construída não representou impactos negativos ao funcionamento do Complexo Hospitalar e ao atendimento à população. Pelo contrário, importou em melhorias no uso dessas áreas, com redução no prazo de conclusão das obras e aumento no número de leitos.”

Segundo ele, a solução apresentada no projeto básico e no orçamento aprovados demonstram coerência, pois apesar da redução da área dimensionada inicialmente houve um aumento significativo na oferta de leitos, que comprovadamente tem custo mais elevado do que áreas de circulação.

Para Charleny Lima, mencionar que a adoção do modelo de Contratação Integrada visa exatamente a inovação tecnológica e técnica, o que foi obtido, segundo ela, com a presente contratação permitindo melhorias no anteprojeto original previsto.

O Complexo de Saúde do Norte, que está sendo erguido às margens da BR-101, em São Mateus, vai contar com um novo Hospital Roberto Arnizault Silvares (HRAS), a sede da Superintendência Regional de Saúde, o Centro Regional de Especialidades, a Farmácia Cidadã e o Hemocentro Regional (Hemoes). (Com informações do DER-ES)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Saiba o que é síndrome de Patau, condição genética rara e grave
Saiba quais são os principais sintomas de doenças oculares
Com fama de vilão, o chocolate pode ser um aliado da saúde
"Doença do Olho Seco" afeta mais de 18 milhões de brasileiros
Prefeitura de Vitória lança edital para construção da sua 1ª UPA
Prefeito Euclério Sampaio inaugura a nova Avenida América
Aracruz celebra o maior pacote de investimentos da história
Novo Mercado da Capixaba ressignifica o centro de Vitória

TAGS:
COMPLEXO | SAÚDE | SÃO MATEUS | PROGRAMA | LEITOS