CIDADE

Comunicado: Saiba como funcionará o comercio de Serra

Casas Lotéricas e Correspondentes Bancários passam a ser considerados seviços essenciais.

Em 09/04/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMS

A classificação de serviços como essenciais ou não foi atualizada pelo governo Estado

A classificação de serviços como essenciais ou não foi atualizada pelo governo Estado, conforme publicação do Decreto 4862-R de 07 de abril de 2021. A partir desta nova norma, Casas Lotéricas e Correspondentes Bancários passam a ser considerados essenciais. Esses estabelecimentos estão aptos a funcionar de segunda a sábado, até as 20 horas.

É importante lembrar que o mapa de risco que avalia os municípios voltou a funcionar estando a Serra atualmente classificada como “risco extremo”.

Estão classificadas como atividades essenciais: clínicas médicas, de fisioterapia ou odontológicas, farmácias, casas lotéricas, supermercados, padarias, clínicas veterinárias, igrejas, oficinas e borracharias. Todos podem funcionar de segunda à sexta, até as 20h. Lojas de material de construção deixaram de ser serviços essenciais.

Atividades não essenciais podem funcionar presencialmente nas quartas-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras, em horários especiais. Comércio de rua das 10:00h às 18:00h; shopping center das 12:00h as 20:00h e prestadores de serviços das 9:00h às 20:00h. Nos demais dias da semana o funcionamento deve ser com entrega em domicílio, porém com vedação da retirada no estabelecimento – drive thru, take way ou equivalente.

Veja o funcionamento de outras atividades:

Feira Livre: espaço entre as barracas, em no mínimo 1,5 metro de distância; comercialização de produtos alimentícios para o consumo imediato no local somente em regime de retiradas em balcão; retirada total de bancos ou mesas; todos com uso de máscaras de proteção facial.

Praias: proibido, em qualquer horário do dia, o estacionamento de veículos, o uso de cadeiras de praias, de barracas de praia e de guarda-sóis, a comercialização de produtos, a prestação de serviços (ambulante fixo e itinerante).

Atividades de ensino: atividades presenciais estão suspensas, sendo permitida apenas aulas remotas.

Bancos: agências bancárias podem funcionar apenas para saque de benefícios emergenciais. Caixas eletrônicos funcionam normalmente. Possível atendimento excepcional presencial na impossibilidade do atendimento por meio de canais digitais e remotos

Academias e atividades ao ar livre: academias estão proibidas de abrir. Já as atividades individuais, como corridas, caminhadas em locais abertos, estão permitidas. Treinos coletivos em praias, parques e afins estão também vetados.

TAGS
CIDADANIA   |   EDUCAÇÃO    |  SAÚDE    |   EMPREGOS   |  ESPORTES   |   CIDADE   |   ECONOMIA