ECONOMIA NACIONAL

Conab e FAO assinam acordo sobre segurança alimentar.

A iniciativa conta com o apoio financeiro da FAO de R$ 1,56 milhão.

Em 20/08/2015 Referência JCC

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) assinaram, nesta quarta-feira (19), um memorando de entendimento para promover o abastecimento sustentável, o desenvolvimento da agricultura familiar, a segurança alimentar e nutricional, o desenvolvimento rural e as compras governamentais na América Latina e no Caribe.

Durante a solenidade de assinatura, também foi anunciada a criação de uma rede para o fortalecimento dos Sistemas Públicos de Comercialização e abastecimento de Alimentos na América Latina e no Caribe. Nesta rede, Brasil, Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, Guatemala, Venezuela e México contarão com estratégias para melhorar os sistemas públicos de abastecimento de alimentos e o comércio regional de alimentos. A iniciativa conta com o apoio financeiro da FAO de R$ 1,56 milhão.

"O memorando prevê que o Brasil aplique treinamento e capacitação em outros países, principalmente nos de língua portuguesa, a partir do know-how da Conab. Isso traz uma nova realidade na gestão desse importante programa, que agora começa a ganhar força em outras partes do mundo", ressaltou o presidente da Companhia, Rubens Rodrigues dos Santos.

O diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, destacou a experiência brasileira em fortalecer a agricultura familiar e ao mesmo tempo atender à população em situação de insegurança alimentar. Segundo ele, a sociedade mostra-se cada vez mais preocupada em caminhar na linha da alimentação saudável, com a volta do consumo dos produtos in natura ou pouco processados. Nesse sentido, um dos desafios a ser superado é a questão da perda de alimentos.

"A perda de alimentos acontece por diversos motivos, entre eles a demora do produto em chegar à mesa das pessoas. A experiência que a Conab desenvolveu, de ligar os produtores aos consumidores, deve ser compartilhada com todos os países, contribuindo com a diminuição dessas perdas", ponderou o diretor da FAO.

Protocolo

Dentre as ações previstas, o protocolo dispõe sobre o intercâmbio da expertise da companhia nas ações de políticas públicas voltadas ao abastecimento e segurança alimentar, o fortalecimento de capacidades com a realização de capacitação e treinamentos, desenvolvimento de ferramentas ou plataformas que favoreçam a troca de conhecimentos entre os países da região.

“O memorando também prevê apoio à participação de peritos da companhia em missões de trabalho nas áreas vinculadas ao objetivo determinado, possibilitando a partilha de conhecimentos sobre agricultura familiar e segurança alimentar e nutricional”, avalia o presidente da Conab, Rubens Rodrigues dos Santos.

Fonte: Conab.