CULTURA

Concerto musical desperta sonho e alegria de alunos de Vitória

Jazz Music: Concerto Didático Infantil Aventuras Musicais, com Pedro de Alcântara e banda.

Em 18/03/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Brunella França/PMV

Um repertório que apresentou choro, bossa nova, samba, forró, músicas regionais, partido alto congo entre outros, despertou a curiosidade, alegrou a manhã e moldou sonhos entre os estudantes presentes na plateia.

Um passeio musical pela riqueza cultural da música brasileira. Desde o século XIX, com Chiquinha Gonzaga, passeando por nomes como Pixinguinha, Tom Jobim, Almir Satler, e ritmos diversos da nossa música, até terminar do jeito mais capixaba possível: a música Canção da Paz, do compositor Maurício de Oliveira, em ritmo de congo.

E o público do "Concerto Didático Infantil Aventuras Musicais", com Pedro de Alcântara e banda, parte da programação da segunda edição do Marien Calixte Jazz Music Festival, foi formado por 306 estudantes da rede municipal de Vitória, das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Adão Benezath, de Antônio Honório; Éber Louzada Zippinotti, de Jardim da Penha; Marechal Mascarenhas de Moraes, de Maria Ortiz; Neusa Nunes Gonçalves, de Nova Palestina; Rita de Cássia Oliveira, de Resistência; Ronaldo Soares, de Resistência; Vercenílio da Silva Pascoal, de Joana D'Arc.

Um repertório que apresentou choro, bossa nova, samba, forró, músicas regionais, partido alto congo entre outros, despertou a curiosidade, alegrou a manhã e moldou sonhos entre os estudantes presentes na plateia.


Concerto Didático Infantil Aventuras Musicais. Foto: Brunella França/PMV

Heitor Garcia Borges, do 3º ano da Emef Ronaldo Soares, não tirou os olhos do piano que se encontrava no palco. "Parece que algumas músicas a já gente conhecia, mas não lembrava, ficou diferente. Eu gostei bastante, eu vi o homem tocando piano e eu lembrei que o meu sonho quando crescer é tocar piano. Eu espero tocar aqui um dia", disse ele, encantado.

Ouvidos afinados

A experiência de ouvir música no parque, com uma banda tocando ao vivo despertou o interesse de estudantes que ficaram curiosos para conhecer mais da música brasileira e do jazz.

"Achei bem legal, as músicas uma só eu já tinha escutado. As outras eu não conhecia, gostei de conhecer e de ouvir", contou Maria Eduarda Ferreira Félix, estudante do 6° ano na Emef Rita de Cássia Oliveira.

Ainda eufórico depois do concerto, Theo Guimarães Moura Moreira, estudante do 5° ano na Emef Éber Louzada Zipponotti, vai colocar o jazz na playlist depois de hoje.

"Nunca tivemos essa oportunidade de estar aqui ouvindo música de jazz, hoje tivemos. A música é muito legal e muito interessante esse contato com essa música, e vários instrumentos que eu nem conhecia. Vou começar a ouvir o jazz em casa".

Estudante do 6º ano na Emef Adão Benezath, Valentina Maria Matias Reis também quer conhece mais o jazz.

"Conhecia algumas músicas, mas não do jeito que eles tocaram aqui. Achei bem legal, os estilos diferentes. Já conhecia um pouco o jazz, agora vou ouvir de novo em casa. Foi muito bom!".

Atividade lúdica

A pequena Sophia Castelan Tenório, estudante do 3º ano da Emef Ronaldo Soares, aproveitou o concerto, dançou na cadeira e se divertiu com a música.

"Senti muita alegria no meu coração. Eu amei porque é muito agitado e eu gosto mais de música agitada", resumiu.

Acompanhando os estudantes do 1º ano da Emef Neusa Nunes Gonçalves, o professor Elizeu Moreira destacou a importância de proporcionar atividades culturais para as crianças e adolescentes da rede municipal de ensino.

"Um evento como esse proporciona o acesso à cultura que, muitas vezes, os estudantes de periferia não têm. Um festival de música, de jazz amplia o mundo deles, eles saem daqui conhecendo coisas novas, outras músicas. É muito gratificante estar aqui com eles, é um momento ímpar participar de um festival de jazz. E os nossos estudantes têm o direito a acessar esse tipo de atividade lúdica", afirmou.

O festival

O Marien Calixte Jazz Music Festival 2022, o único festival exclusivo de música instrumental do Espírito Santo, ocorre nesta sexta-feira (18) e sábado (19) no Parque Pedra da Cebola e tem o apoio da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

O Festival, que é gratuito, terá um público limitado de 400 pessoas por dia, entre convidados, pessoas com ingresso e equipe, por conta da pandemia e terá transmissão pelo canal do Festival no YouTube. Hoje à noite, as apresentações começam às 18h e no sábado (19) às 19h.

Os ingressos estão esgotados. A organização do evento fechou uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e receberá doações de ração para cães e gatos, que serão encaminhadas a organizações protetoras de animais.

O Marien Calixte Jazz Music Festival 2022 é realizado pela MM Projetos Culturais, com patrocínio do Instituto Cultural Vale via Lei de Incentivo à Cultura Federal e com o apoio da Secretaria de Cultura do Espírito Santo.

Para a realização do evento, o Parque Pedra da Cebola ficará fechado a partir das 15h na sexta-feira (18) e no sábado (19).

Leia também:

Começa amanhã (18), 1º Festival Cultural de Verão de Vitória
Camburi recebe o 1º Festival Cultural de Verão de Vitória
Vitória: Núcleo Odomodê promove oficinas para os jovens
Vitória: Inclusão produtiva oferta curso de Ovos de Páscoa
Programa Qualificar ES oferece 51 mil vagas em Vila Velha
Viana: 225 vagas em cursos gratuitos para aprender profissão
Curso de eletricista vai capacitar as pessoas Trans na Serra
40 vagas gratuitas em curso de violão para crianças na Serra
Fafi anuncia 225 vagas para oficinas e Curso Básico em dança
Prefeitura de Viana vai abrir 235 vagas em 11 cursos gratuitos

TAGS:
VITÓRIA | CONCERTO | MUSICAL | MÚSICA | CULTURA | ALUNOS