ESPORTE INTERNACIONAL

Confederação Africana de Futebol mantém apoio à reeleição de Joseph Blatter.

O comité executivo da CAF reiterou o seu apoio ao atual presidente da FIFA.

Em 27/05/2015 Referência JCC

A Confederação Africana de Futebol (CAF) manteve hoje o apoio ao suíço Joseph Blatter nas eleições da FIFA, apesar das detenções de sete dirigentes por alegada corrupção ligada ao organismo.

“Hoje de manhã, o comité executivo da CAF reiterou o seu apoio a Blatter, dando liberdade de voto aos seus membros”, disse um responsável do organismo africano, citado pela France Presse.

Apesar dos escândalos, a mesma fonte disse que “há muitas razões para dizer que a FIFA fez muito bem a África”, defendendo que é uma “instituição respeitável”.

Entre os acusados estão dois vice-presidentes da FIFA, o uruguaio Eugenio Figueredo e Jeffrey Webb, das Ilhas Caimão, assim como o paraguaio Nicolás Leoz, ex-presidente da Confederação da América do Sul (Conmebol).

Os outros dirigentes indiciados são o brasileiro José María Marín, o costarriquenho Eduardo Li, o nicaraguense Júlio Rocha, Jack Warner, de Trinidad e Tobago, o venezuelano Rafael Esquivel e Costas Takkas, das Ilhas Caimão.

O organismo norte-americano revelou ainda que as buscas feitas na Associação de Futebol da América do Norte, Central e Caraíbas (CONCACAF) estão também relacionadas com este caso.

Esta acusação surge depois de o Ministério da Justiça e a polícia suíça confirmarem a detenção, feita hoje, por acusações de corrupção, de sete dirigentes da FIFA, em Zurique, quando se encontravam num hotel na cidade.

As autoridades helvéticas indicaram que se prevê a sua extradição para os Estados Unidos, onde as autoridades de Nova Iorque os investigam por terem, alegadamente, aceitado subornos desde o início dos anos 1990, tendo sido igualmente aberto um processo sobre a atribuição dos Mundiais de 2018 e 2022.

Por Sapo desporto