ECONOMIA NACIONAL

Confiança do consumidor no Brasil vai a mínima em 5 meses

Cosumidores fazem compras em rua comercial de SP em meio a disseminação da Covid-19.

Em 24/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reuters

Esse resultado confirma a interrupção da tendência de recuperação da confiança iniciada em abril, na esteira da segunda onda de covid-19.

A confiança dos consumidores brasileiros recuou ao menor patamar em cinco meses em setembro diante de temores inflacionários, risco de crise energética e crescentes incertezas econômicas e políticas, de acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV, divulgado nesta sexta-feira (24), teve queda de 6,5 pontos neste mês, a 75,3 pontos, mínima desde abril de 2021 (72,1 pontos).

Esse resultado, disse em nota a coordenadora das sondagens, Viviane Seda Bittencourt, confirma a interrupção da tendência de recuperação da confiança iniciada em abril, na esteira da segunda onda de covid-19.

“A queda foi determinada pela combinação de fatores que já vinham afetando a confiança em meses anteriores, como a inflação e desemprego elevados, e de novos fatores, como o risco de crise energética e o aumento da incerteza econômica e política”, explicou Bittencourt.

Ela acrescentou que o pessimismo está bastante disseminado entre todas as faixas de renda, embora se destaque entre as famílias de menor poder aquisitivo.

No mês, o Índice de Situação Atual (ISA) caiu 1,0 ponto, a 68,8 pontos, mínima desde maio passado (68,7). Já o Índice de Expectativas (IE) teve queda mais expressiva, de 9,8 pontos, a 81,1, menor nível desde abril de 2021 (79,2).

Segundo a FGV, o componente das expectativas que mais influenciou a queda do índice geral de confiança foi o que mede as perspectivas em relação à situação da economia. O indicador despencou 14,3 pontos, a 97,5 pontos, mínima desde março deste ano (92,1).

“A fragilidade da confiança dos consumidores tem sido marcada pela grande distância em relação à confiança empresarial e pela alta sensibilidade a qualquer novo fator, tornando muito difícil a antecipação de alguma tendência para os meses seguintes”, completou Bittencourt. (Por Luana Maria Benedito - Reuters)

Leia também:

Arrecadação federal cresce 7,25% e bate recorde em agosto
Arrecadação federal cresce 7,25% e bate recorde em agosto
Governo pede R$61,6 milhões para investimento em estatais
Selic: Setor produtivo critica aumento dos juros básicos
Copom eleva Selic pela 5ª vez seguida, e taxa vai a 6,25%
Mercado financeiro eleva projeção da inflação para 8,35%
Ministério mantém previsão de crescimento da economia
Governo encaminha plano de redução de benefícios fiscais
BC publica relatório e normas sobre gestão de riscos climáticos
Ministro defende aumento “modesto e moderado” para BF
Maioria dos consumidores quer carros elétricos para compra
Petrobras tem forte governança para evitar qualquer desvio
Produção de motocicletas no Brasil cresce 30,2% em agosto

TAGS: 
PESQUISA | ICE | FGV | CONSUMIDOR | RECORDE | PANDEMIA