GASTRONOMIA

Confira as dicas para fazer aquele bolo fofinho para o café da tarde

É importante seguir todos os passos de uma receita, sim.

Em 03/09/2018 Referência JCC, Raquel Arellano

Foto: © Gordelícias/Raquel Arellano

Quem nunca correu pra cozinha pra fazer aquele bolinho simples e fácil mas que no fim das contas deu errado? Você seguiu todos os passos da receita mas o bolo não cresceu, ficou seco, embatumado, solado. O que pode ter dado errado? Calma! Antes de achar que você não leva jeito pra coisa, a gente afirma: pra tudo nessa vida há solução, principalmente quando falamos de cozinha.  É importante seguir todos os passos de uma receita, sim.

Mas há também alguns segredinhos e dicas infalíveis para fazer um bolo fofinho e delicioso. Reunimos 10 dicas para fazer um bolo fofinho. Vem cá dar uma olhadinha!

10 dicas para fazer um bolo fofinho

Separe os ingredientes antes de começar a receita. Parece besteira, mas esse é um passo muito importante no preparo de qualquer receita. Já pensou, no meio do processo, se dar conta de que não há ovos suficientes para aquele prato? Ou perceber que um determinado ingrediente venceu? Nós não queremos desistir no meio do caminho, certo?

Com as facilidades de pagar com segurança e receber os produtos em casa, comércio eletrônico cresce 12%: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home  

Ingredientes na mesma temperatura

Com exceção de receitas que pedem ingredientes gelados, é muito importante que todos os itens estejam na mesma temperatura. Facilita muito na hora de misturar a massa e contribui pra que o bolo asse de forma igual. Ah, você não precisa deixar itens de geladeira por horas do lado de fora, principalmente se mora numa cidade muito quente. Uns 30 minutos é tempo suficiente.

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/vip/negocioeoportunidade 

Meça corretamente os ingredientes

Na confeitaria, é fundamental que a gente respeite as medidas de cada ingrediente. Use xícaras e colheres medidoras pra te ajudar nesse processo. Em alguns casos, pode ser necessário usar uma balança de cozinha (que hoje em dia é super acessível). No caso de ingredientes secos, você pode usar uma faca para ?raspar? o excesso na xícara.

Peneire os itens secos

Parece bobagem, mas não é. Ao peneirar ingredientes secos como farinha, açúcar e até mesmo o fermento, você acrescenta ar à sua massa, deixando o bolo mais fofo. Sem falar que ao peneirar você também remove possíveis grãozinhos mais duros da farinha.

© Gordelícias/Raquel Arellano Pedaço de bolo de banana fofinho

Use amido de milho nas receitas

A cada 2 xícaras de farinha de trigo, troque ½ xícara de farinha por amido de milho (maisena). Por ser um ingrediente mais leve, transfere ao bolo essa característica também.

Bata claras em neve

Algumas receitas sugerem que você bata as claras em neve e, de fato, seguir essa recomendação faz toda a diferença no processo final. Elas estarão no ponto quando ao virar a vasilha de cabeça pra baixo, as claras permanecerem firmes sem cair. Uma dica: incorpore as claras sempre no final da receita, mexendo delicadamente do centro pra cima, com uma espátula, sem bater.

Confira a validade do seu fermento

Você sabia que, mesmo na validade, o fermento pode envelhecer e ficar impróprio para uso? Por isso, faça sempre o teste antes de começar a receita: pegue 1/2 colher de chá e despeje em um copo d?água. Se não borbulhar, infelizmente, o fermento partiu dessa pra uma melhor.

Não bata a farinha nem o fermento

Muita gente pensa que pra ter um bolo fofinho é preciso bater bastante a massa, principalmente na hora de acrescentar a farinha. Não faça isso! O ideal é, além de peneirá-la, incorporar o ingrediente aos poucos, misturando delicadamente com uma espátula. Seja um bolo de liquidificador, feito na batedeira ou mão, não bata a farinha e muito menos o fermento.

Forno e temperatura

Para assar um bolo simples, você não vai levar mais do que 15 a 20 minutos no preparo da massa. Esse é o tempo necessário para pré aquecer o forno. Esse passo é muito importante pra que seu bolo asse de forma correta e sem risco de solar.

Respeite o tempo de forno

Tem gente que adora abrir o forno pra ver se o bolo tá assando certinho. Respeite o tempo de preparo de cada receita e abra somente quando o tempo sugerido tiver passado. Assim, você evita que ar frio entre no forno e dê choque térmico na sua massa, caso ela ainda não esteja pronta.

Essas são algumas dicas que podem te ajudar a fazer o bolo perfeito, por mais simples que seja. Mas se a gente puder dar mais um conselho? Faça muitas receitas! Pratique, experimente, teste. É assim que a gente vai entendendo como funciona o nosso forno, o nosso jeito de bater a massa, tudo isso. No TudoGostoso e também no Gordelícias existem inúmeras receitas pra te ajudar nessa missão!

Tudo Gostoso