CULTURA

Congo de Araçatiba: Amor passado de geração em geração

A centenária Banda de Congo Mãe Petronilha, de Araçatiba, se mantém inabalável em Viana

Em 22/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Victor Andrade/PMViana

O congo também é devoção: as músicas relembram as histórias e as vitórias dos músicos e dos povos negros com o auxílio das divindades.

O som dos tambores, casacas e cantos tradicionais do congo passaram por diversas gerações da família Machado e seus amigos. A centenária Banda de Congo Mãe Petronilha, de Araçatiba, se mantém inabalável com o passar dos anos como uma herança preservada por seus guardiões.

“É muito emocionante falar do congo. Há mais de 25 anos decidimos reacender a chama do ritmo dentro da nossa comunidade. Atualmente, após muita luta, vencemos e tenho orgulho de onde chegamos”, comentou Ademir Gonçalves.

A banda mais antiga do município, a Mãe Petronilha, foi fundada há quase 100 anos e hoje leva o nome da avó do seu Ailson, guardião do grupo. O ancião fez o resgate do grupo e mantém viva a tradição da comunidade.

“Sempre tive a consciência de que nunca ia conseguir fazer nada sozinho. Quando minha avó morreu, a alma do congo adormeceu em nossa região. Com a ajuda de nossos queridos amigos, resgatamos essa cultura que sempre nos fez feliz. Em homenagem a ela, demos o nome de minha avó ao nosso grupo, Petronilha”, completou Ailson Machado, de 75 anos.

Criada pelos povos africanos vindo para o Brasil, o congo é um movimento cultural tradicional no município de Viana. Conta-se que na época dos grandes fazendeiros, os escravizados aproveitavam os barris vazios, colocavam um pedaço de couro e tocavam durante a noite e em datas comemorativas para as mulheres.

O congo também é devoção: as músicas relembram as histórias e as vitórias dos músicos e dos povos negros com o auxílio das divindades. Ademir sempre exalta São Benedito em sua cantoria, inclusive, a sua imagem está estampada na camisa da banda. Seu Ailson está sempre conectado à Nossa Senhora d’Ajuda, padroeira da comunidade.

Outro instrumento de percussão muito característico, a casaca foi inserida durante as congadas. A peça é cilíndrica e tem uma cabeça humana esculpida na ponta, que representa o fazendeiro. A tradição conta que os povos a utilizavam como se tivessem enforcando o opressor.

As canções entoadas refletem o cotidiano dos compositores. Talvez seja esse o motivo para a sintonia com a multidão que segue a banda pelas ruas da comunidade: a identificação. 

Seu Aílson canta com orgulho um jongo criado quando visitou o Rio de Janeiro. O artista conta que se inspirou no teleférico do Pão-de-açúcar, no agito do oceano e na animação das pessoas para criar sua música. Foi feito na hora e, segundo ele, fez a festa bailar a noite inteira.

“No balão das meninas, queria eu me apanhar pelo tombo da areia, no balanço do mar”, cantou uma palhinha para a nossa equipe.

Os mestres da banda entendem a importância do ritmo para a construção de identidade das gerações atuais e para que as histórias e o orgulho da cultura dos antepassados e de Araçatiba sejam perpetuadas e valorizadas.

“Para nosso congo permanecer enraizado em nossa comunidade e em nossos corações, precisamos da ajuda de todos. Eu e Ademir não vamos conseguir manter sozinhos, por isso incentivamos os jovens a continuar deixando o fogo da nossa cultura queimando, sem nunca se apagar”, finalizou seu Ailson. (Secom/PMViana)

Leia também:

Mocidade Alegre é campeã do Carnaval de São Paulo de 2023
Mulheres negras estrelaram mais filmes de sucesso em 2022
Oficina de rap abre inscrições para jovens de Cachoeiro
Festival apresenta companhias de dança a preços populares
Dia da Visibilidade Transexual será comemorado em São Paulo
Discurso cantado marca recriação do Ministério da Cultura
Breaking do Verão abre calendário mundial da dança no Rio
Festa de São Benedito e São Sebastião acontece na Serra
Cariacica abre inscrições para oficina de inicialização musical
Domingos Martins divulga a programação da 32ª Sommerfest

TAGS:
VIANA | CONGO | GERAÇÃO | BANDA | ARAÇATIBA