POLÍTICA INTERNACIONAL

Congresso americano confirma Joe Biden como presidente

A vitória do democrata nas eleições presidenciais de 2020, com 306 votos dos delegados.

Em 07/01/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

AFP/Arquivos

O Senado dos Estados Unidos confirmou na madrugada desta quinta-feira (7) a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais de 2020, com 306 votos dos delegados contra 232 de Donald Trump. Biden tomará posse em 20 de janeiro.

Os congressistas voltaram a se reunir depois de uma pausa de várias horas devido à invasão do Capitólio por parte de apoiadores do presidente Trump que protestavam contra a derrota do republicano nas urnas.

Na reabertura da sessão, o vice-presidente Mike Pence lamentou “um dia obscuro” e condenou a violência dos manifestantes.

“Mesmo depois da violência e vandalismo sem precedentes neste Capitólio, os representantes eleitos do povo dos Estados Unidos se reúnem novamente neste mesmo dia para defender a Constituição”, destacou Pence.

Uma multidão de partidários de Trump invadiu o Capitólio durante várias horas nesta quarta-feira, o que obrigou os congressistas a serem confinados e pressionou a capital americana a declarar um toque de recolher na cidade.

O líder dos republicanos no Senado, Mitch McConnell, afirmou na retomada da sessão que a Câmara “não se deixaria intimidar”. (IstoÉ)