LAZER

Conheça as opções de passeios no aniversário de São Paulo.

Entre correria, barulho e trânsito, a cidade oferece muitas opções de lazer.

Em 23/01/2017 Referência JCC

A Cidade de São Paulo completará mais um ano de vida no dia 25 de janeiro. Entre correria, barulho e trânsito, a cidade oferece muitas opções de lazer, dos tradicionais – como um passeio pelo Mercado Municipal ou pela Avenida Paulista – aos que ainda não foram descobertos amplamente pelos turistas.

Para explorar os lugares diferentes que a “Terra da Garoa” oferece, o Guichê Virtual – startup líder na venda de passagens de ônibus online no Brasil – selecionou 10 opções de passeios alternativos em São Paulo, aquela que é a cidade para a qual a empresa mais vende passagens, tanto através do app quanto do site.

1) O Velhão

Este lugar fica no coração da Serra da Cantareira e proporciona uma viagem no tempo. Todo o complexo foi construído com material de demolição e, hoje, funciona por lá um restaurante, cinco bares e algumas lojinhas muito charmosas. Há ainda uma serralheria, que faz portas, gazebos, ornamentos, entre outros objetivos. Tudo feito como no século passado, sem soldas.

Endereço: Estrada Santa Inês, 3000 – Mairiporã – São Paulo.

2) Casarão do Vinil

Este casarão fica na região da Mooca e é um dos passeios alternativos em São Paulo indicados para quem ama LP’s. Além dos vinis, o Casarão do Vinil também tem uma exposição impressionante de compactos, discos de 78 rotações, livros e gibis que preservam histórias da música.

Endereço: Rua dos Trilhos, 1212 – Mooca, São Paulo.

3) Aldeias indígenas

Situadas no extremo sul da cidade há duas áreas de proteção ambiental, a Capivari-Monos e a Bororé-Colônia, que abrigam cachoeiras, mananciais, animais selvagens e aldeias indígenas, as quais recebem visitas guiadas. E acreditem: você pode ver uma cratera de 35 milhões de anos feita por um meteorito. Tudo isso a menos de 50 mil metros da Praça da Sé, no centro de São Paulo.

Endereço: Região de Parelheiros.

4) Casa da Xiclet

Um espaço localizado na Vila Madalena, certamente diferente de tudo que você já viu. A Casa da Xiclet é uma galeria de arte e também uma residência, o que a torna um lugar excêntrico e em constante construção. Em sua programação, há exposições de arte, espetáculos musicais, projeção de filmes, jogos, palestras e oficinas.

Endereço: R. Fradique Coutinho, 1855 – Vila Madalena, São Paulo.

5) Museu da Voz

Quem conhece a feirinha de antiguidades e quinquilharias da Praça Benedito Calixto que funciona aos sábados das 9h às 19h, se apaixona. E é lá que o Museu da Voz funciona, em uma barraca mesmo, onde você pode conferir vinis, fitas antigas e algumas outros relíquias da música popular brasileira. Um ótimo passeio alternativo em São Paulo.

Endereço: Praça Benedito Calixto – Jardim Paulista, São Paulo.

6) Passeio Noturno no Zoológico

Já pensou ir ao zoológico a noite? Este é, sem dúvidas, um dos melhores passeios alternativos em São Paulo para fazer com as crianças. O visitante poderá observar melhor diversas espécies de animais que têm hábitos noturnos, como os hipopótamos, onças, leões, tigres, lobos e, claro, corujas e morcegos do Zoológico de São Paulo. O passeio é muito disputado, por isso faça o agendamento o quanto antes pelo telefone 5073-0811, ramal 2119.

Endereço: Avenida Miguel Estéfano, 4241 – Vila Agua Funda, São Paulo.

7) CAOS

Essa mistura de bar, balada e loja de antiguidades não poderia faltar em nossa seleção. O lugar que fica na badalada Rua Augusta é tão incrível, que já foi até tema de uma série do canal History Channel. Para dizer que conhece São Paulo, tem que visitar esse espaço!

Endereço: R. Augusta, 584 – Jardim Paulista, São Paulo.

8) Pedra Grande | Parque da Cantareira

Silêncio em São Paulo é luxo. Para fugir das buzinas não é preciso sair da cidade. A apenas 10 km da Praça da Sé, na zona norte da cidade, fica o núcleo Pedra Grande do Parque da Cantareira. É um canto verde de mata atlântica no meio da metrópole! A dica é conhecer o mirante da Pedra Grande, da onde se tem uma vista panorâmica da capital paulista. Funciona aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.

Endereço: R. do Horto, 1799, Parque da Cantareira.

9) Matilha Cultural

Possivelmente o único espaço do país onde os animais são muito bem vindos e inspiram boa parte da programação, que é gratuita ou a preços populares. A Matilha Cultural está entre os melhores lugares alternativos em São Paulo, pois traz conteúdos de vanguarda, sempre acompanhados de debates produtivos, palestras e oficinas que consolidam a democratização do conhecimento.

Endereço: R. Rêgo Freitas, 542 – República, São Paulo.

10) Museu da Pessoa

Em São Paulo você tem a oportunidade de conhecer um museu totalmente dedicado a vida de pessoas comuns. O Museu da Pessoa tem um acervo de histórias de vida aberto à participação gratuita de toda pessoa que queira compartilhar seus relatos. Sua sede fica em Pinheiros e, caso tenha interesse em compartilhar sua história, pode gravar seu depoimento pessoal de vida em vídeo.

Endereço: R. Natingui, 1100 – Vila Madalena, São Paulo.

Sobre o Guichê Virtual
A plataforma do Guichê Virtual permite que as pessoas comprem passagens de ônibus de diversas empresas para todo o Brasil. A startup foi fundada pelos empreendedores Thiago Carvalho, Rodrigo Barbosa e Halyson Valadão, trio de engenheiros do Instituto Tecnológico Aeronáutico (ITA).A empresa entrou em operação no início de 2013 com capital próprio dos sócios, e em 2016 recebeu sua primeira rodada de investimentos, liderada pela gestora de capitais Kaszek Ventures - fundo liderado por Hernan Kazah e Nicolas Szekasy, Cofundador e ex-CFO do Mercado Livre, respectivamente.Neste ano, a Guichê Virtual pretende consolidar sua liderança de mercado e superar a marca de 2 milhões de passagens vendidas.

Por Rômulo Madureira