GASTRONOMIA

Conheça as vantagens e benefícios do pão de fermentação natural

Pães de Massa Madre se tornaram sucesso nas padarias capixabas.

Em 17/10/2018 Referência JCC / Mônica Caser

Divulgação

Um dos mercados que mais crescem na panificação brasileira é o de pães produzidos a partir de leveduras naturais, que agregam qualidade, aroma e sabor único. A demanda está represada e é uma boa pedida para empreendedores da área ou para aquele que sonham entrar na panificação.

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/vip/negocioeoportunidade

Em destaque nesse conceito está a Massa Madre, um tipo de massa desenvolvido a partir da mistura de cereais e água, em uma técnica de fermentação natural antiga, utilizadas por mestres padeiros do Brasil para o crescimento e textura dos pães sem glúten.

Atentos ao mercado, a Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do ES (Aipães) e o Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo (Sindipães) estão capacitando e incentivando padarias capixabas a oferecerem o novo produto, que já ganhou os paladares dos capixabas.

Vantagens da fermentação natural

Na Europa a Massa Madre é predominante nas padarias locais. A massa passa por um processo de fermentação inativa que produz lactobacilos, ácidos graxos e ácido lático, que além de contribuir para que o pão fique mais macio, crocante e saboroso, se torne mais saudável e auxilie na digestão e absorção de minerais e outros nutrientes. Além disso, o pão de massa madre não causa aquela sensação de “estufamento” após a refeição.

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/vip/negocioeoportunidade

Para realizar o preparo do pão é preciso misturar os ingredientes e deixar descansar por um longo período em um ambiente com temperatura controlada, para que as bactérias fermentativas se desenvolvam e o ácido lático se forme.

Outra vantagem a ser destacada na massa madre, é o prazo de validade. O empresário e panificador, Manoel Almeida Junior explica porque os pães de massa madre podem durar mais. “O que faz com que durem mais é o PH da massa madre, porque é modificado no processo de levedura e faz com que fique mais complicado de gerar mofo e bolores. Com o PH modificado, ele ganha uma sobrevida maior”, conta.