TEMAS GERAIS

Conheça hábitos saudáveis ​​que vão melhorar sua autoestima

Conviver com pessoas que te encorajam e aceitam é uma forma de melhorar a autoestima.

Em 17/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Getty Images

A baixa autoestima pode levar a uma série de problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. Isso pode dificultar a busca de nossos objetivos.

Muitas pessoas procuram a terapia quando sentem que seu valor pessoal está comprometido. Eles dizem coisas como:

“Sinto constantemente que sou o culpado”.
“Sinto que estou sendo julgado por todos ao meu redor.”
“Ignoro todos os meus sucessos e conquistas. Não acredito que os mereça.
Se você se identifica com as afirmações acima, pode estar lutando contra uma baixa autoestima.

A baixa autoestima pode levar a uma série de problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. Isso pode dificultar a busca de nossos objetivos e afetar negativamente nossos relacionamentos.

Aqui, veja cinco hábitos que você pode desenvolver para evitar se sentir preso à baixa autoestima.

1. Cultive a autocompaixão

De acordo com a Dra. Kristin Neff, uma pioneira no campo da autocompaixão, pessoas com alta autocompaixão tendem a ter alta autoestima.

“Em essência, a autocompaixão é uma fonte saudável de autoestima”, diz Neff.

A autocompaixão é o ato de tratar a si mesmo com bondade. Quando falhamos, cometemos erros, nos sentimos inadequados ou enfrentamos dificuldades na vida, devemos nos esforçar para nos encorajar em vez de sermos autocríticos.

De acordo com uma pesquisa publicada na revista “Personality and Individual Differences”, a autocompaixão envolve aceitar dúvidas, autoavaliações negativas e adversidades como parte da experiência humana. As pessoas que se tratam com compaixão estão mais bem equipadas para lidar com as provações e tribulações da vida.

Aqui estão duas maneiras de praticar a autocompaixão para elevar sua autoestima:

Experimente o exercício “como você trataria um amigo”. Como você responderia a seu amigo que se sente mal consigo mesmo em uma situação desafiadora? Reflita sobre como você acha que as coisas poderiam mudar se você respondesse a si mesmo da mesma maneira. É verdade que muitas vezes somos nossos críticos mais severos. Tratar a si mesmo como trataria um amigo próximo é uma maneira de aumentar seu nível de autocompaixão.

Use o toque de suporte. Quando perceber que está estressado, respire fundo algumas vezes e coloque delicadamente as duas mãos sobre o coração, como se estivesse se abraçando. Sinta-se à vontade para se tocar suavemente enquanto continua a se abraçar e abraçar o sentimento até ficar à vontade.

2. Conviva com pessoas que te encorajam e aceitam

Pesquisas mostram que a aceitação e a aprovação dos outros aumentam nossa autoestima. Por exemplo, um estudo descobriu que a afirmação de feedback entre os adolescentes levou a uma maior autoaceitação e auto-respeito.

Concentre-se em construir relacionamentos que lhe deem o espaço, o apoio e o incentivo de que você precisa para se tornar a melhor versão de si mesmo. Não tenha medo de reavaliar seus relacionamentos para separar as pessoas que o criticam, culpam e envergonham. Esteja sempre atento a quem você permite que entre em sua vida.

3. Comemore pequenas vitórias 

Muitas vezes perseguimos conquistas sem parar um momento para avaliar o quão longe já chegamos. Temos grandes sonhos e desejos e tendemos a operar em extremos. Isso pode nos deixar sobrecarregados e prejudicar nossa autoestima, porque sentimos que não estamos no controle de nossa situação.

De acordo com a pesquisa, celebrar pequenas vitórias melhora o ânimo e a resiliência e nos dá uma sensação de positividade.

Por mais desafiador que seja, precisamos nos lembrar da importância de dividir grandes metas em pequenas tarefas gerenciáveis ​​e nos recompensar por alcançar pequenos marcos. Isso ajudará a acompanhar nosso progresso e nos motivará a continuar perseguindo nossos objetivos gerais.

4. Substitua seu crítico interno por afirmações positivas

Se dê o crédito por quem você é e pelo que faz. De acordo com um artigo publicado na “Proceedings of the National Academy of Sciences”, as afirmações positivas nos permitem ver as informações ameaçadoras como mais relevantes e valiosas.

Portanto, quando você perceber que sua autoestima está diminuindo, tente substituir a conversa interna negativa por mantras de apoio, como:

“Mirar no progresso é melhor do que buscar o perfeccionismo”
“Eu sou resiliente. Eu posso superar essa situação desafiadora.”
“Tudo bem errar. Meus erros não me definem. Vou continuar aprendendo e crescendo.”

5. Distancie-se das mídias sociais

Um estudo publicado no “European Scientific Journal” descobriu que passar uma hora no Facebook todos os dias estava associado a quedas significativas na autoestima. Distancie-se das redes sociais. Você descobrirá que isso ajuda a quebrar o ciclo de se comparar com os outros e lhe dá mais tempo para se concentrar nas coisas que realmente o fazem feliz. (Por Mark Travers)

Leia também:

Anatel inicia testes para envio de mensagens com alerta de desastres
Entenda a nova lei que equipara a injúria racial ao racismo
Supremo confirma decisão sobre proteção de vias e prédios públicos
Sancionada lei que torna o CPF único registro de identificação
Nível do Rio Doce atinge 4,90m e famílias vão para abrigo
OEA manifesta apoio ao governo e repudia ataques golpistas
Procon de Cachoeiro orienta sobre trocas de presentes
Guarapari inicia hoje, o Projeto Verão Sem Trabalho Infantil
Defesa Civil reconhece situação de emergência em 7 cidades
Morreu nesta quinta (29) Pelé, o Rei do Futebol, aos 82 anos
Decreto regulamenta documento eletrônico de transporte de cargas

TAGS:
HÁBITOS | AUTOESTIMA | MIDEAS SOCIAIS | SUBSTUIÇÃO | AUTOCOMPAIXÃO