SAÚDE

Consultas e exames de oftalmologia são ofertados no Cema

As consultas e exames de oftalmologia agora podem ser realizados no Cema, em Aracruz

Em 16/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/PMA

Para ter acesso aos serviços o cidadão deve ser morador de Aracruz e caso não tenha nenhum encaminhamento, o paciente pode passar por atendimento em uma UBS ou em uma UPA, para assim ser avaliado por um clínico geral e encaminhado para um oftalmologista.

Consultas e exames de oftalmologia agora podem ser realizados no Centro de Especialidades Médicas (Cema). Isso é resultado da parceria da Secretaria de Saúde de Aracruz (Semsa) e o Governo do Estado, oferecendo ao cidadão aracruzense o atendimento no município, evitando que ele tenha que se deslocar para outras cidades.

As ações já tiveram início e nesta quarta-feira (15), pacientes compareceram ao local para iniciar ou dar continuidade aos tratamentos, como fez Sônia Samora, que veio acompanhando seu pai Santino Francisco do Santos em um exame. O paciente perdeu a visão das duas vistas e iniciou os procedimentos em baixo Guandu.  

“Ter os serviços de oftalmologia aqui no Cema facilitou demais a nossa vida. Como meu pai é de idade, sempre que era necessário sair do município para realizar os exames, ele  precisava de um acompanhante, fora que o horário era muito cedo e sempre aconteciam atrasos. Agora tudo está mais fácil”, destacou Sônia Samora.

Já Leonora Alves Campos, que levou sua filha para realizar um exame de vista, falou dos serviços oferecidos.

“Fui muito bem tratada por todos os profissionais do Cema. Achei nota 10 o município oferecer esse tipo de serviço na sede, uma vez que facilita nossas vidas”, pontuou. 

No local são ofertados exames de oftalmologia em geral e até especialidades com retina; consultas; encaminhamento para cirurgia de catarata, pterígio, dentre outras. A expectativa é que sejam atendidas mais de 500 pessoas por mês.

“Aracruz é um município com uma demanda muito expressiva de oftalmologia e, a oferta desses serviços muda de forma positiva a vida de muita gente. A parceria com o Governo do Estado possibilita que a Semsa preste esse atendimento aos usuários do SUS e, principalmente, que esses pacientes não se desloquem para outro município”, destaca a secretária de Saúde de Aracruz, Rosiane Scarpatt.

Para ter acesso aos serviços o cidadão deve ser morador de Aracruz e caso não tenha nenhum encaminhamento, o paciente pode passar por atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para assim ser avaliado por um clínico geral e encaminhado para um oftalmologista. Após esse processo, será detectado se o cidadão necessita de cirurgia e assim, é inserido na fila de cirurgias do Espírito Santo. (Por Thais Tonini Patuzzo-Secom/PMA)

Leia também:

É possível curtir o Carnaval e cuidar da saúde ao mesmo tempo
> Pressão arterial pode ser reduzida com musculação, diz estudo
Serra abre agendamento para vacina nesta quinta-feira (16)
Vitória: Confira os locais de vacinação durante os dias de folia
Atletas com doença cardíaca genética podem praticar esportes
> ​Público da vacina Meningite ACWY é ampliado em Vila Velha
Indígenas têm menos acesso à vacinação contra covid-19
Uruguai tem 1º caso de gripe aviária; Brasil monitora
Fiocruz e UFRJ lançam sistema para identificar novos surtos
Nova Venécia terá ação de prevenção à disseminação do HIV
Secretaria de Saúde disponibiliza Clinica de Especialidades
Linhares lança campanha com foco na vacinação pré-carnaval

TAGS:
CONSULTAS | EXAMES | OFTALMOLOGIA | CEMA | ARACRUZ