SAÚDE

Consumo de álcool diminui chances de desenvolver demência

O estudo analisou os dados e categorizou as pessoas por seus níveis de consumo relatados.

Em 08/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Pexels

Os pesquisadores também analisaram se as pessoas mantiveram ou mudaram a quantidade que bebiam entre 2009 e 2011.

Manter o consumo de álcool em um ou dois drinques por dia diminuiu as chances de desenvolver demência, de acordo com um estudo de quase 4 milhões de sul-coreanos. No entanto, beber mais de dois drinques por dia aumenta esse risco, de acordo com o estudo publicado na segunda-feira na revista JAMA Network Open.

“Descobrimos que manter o consumo de álcool leve a moderado, bem como reduzir o consumo de álcool de um nível pesado para moderado, estava associado a uma diminuição do risco de demência”, disse o primeiro autor, Dr. Keun Hye Jeon, professor assistente do CHA Gumi Medical Center, CHA University em Gumi, Coréia do Sul.

Mas não corra para a loja de bebidas, dizem os especialistas. “Este estudo foi bem feito e é extremamente robusto com 4 milhões de indivíduos, mas devemos ser cautelosos para não interpretar demais os resultados”, disse o pesquisador de Alzheimer, Dr. Richard Isaacson, neurologista preventivo do Instituto de Doenças Neurodegenerativas da Flórida. Ele não estava envolvido no novo estudo.

O uso de álcool pode ser um fator de risco para câncer de mama e outros, e consumir muito pode contribuir para problemas digestivos, doenças cardíacas e hepáticas, hipertensão, derrame e um sistema imunológico fraco ao longo do tempo, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

Existem bandeiras vermelhas para a doença de Alzheimer também. Por exemplo, se uma pessoa tem uma ou duas cópias da variante do gene APOE4, que aumenta o risco de desenvolver a doença mental, beber não é uma boa escolha, disse Isaacson.

“O álcool demonstrou ser prejudicial para os resultados cerebrais em pessoas com esse gene de risco – e cerca de 25% da população dos EUA carrega uma cópia do APOE4”, disse ele.

Dimensionar o consumo de álcool

O novo estudo examinou os registros médicos de pessoas cobertas pelo Serviço Nacional de Seguro de Saúde da Coreia (NHIS), que oferece um exame de saúde gratuito duas vezes por ano para segurados sul-coreanos com 40 anos ou mais. Além de fazer vários testes, os examinadores perguntaram sobre os hábitos de beber, fumar e praticar exercícios de cada pessoa.

O estudo analisou os dados coletados em 2009 e 2011 e categorizou as pessoas por seus níveis de consumo relatados. Se uma pessoa disse que bebeu menos de 15 gramas (aproximadamente 0,5 onças) de álcool por dia, ela foi considerada bebedora “leve”.

Nos Estados Unidos, uma bebida padrão contém 14 gramas de álcool, que é aproximadamente o mesmo que 12 onças de cerveja normal, 5 onças de vinho ou 1,5 onças de destilados.

Se os participantes do estudo dissessem aos médicos que bebiam de 15 a 29,9 gramas por dia – o equivalente a duas bebidas padrão nos EUA – os pesquisadores os categorizavam como bebedores “moderados”. E se as pessoas dissessem que bebiam mais de 30 gramas, ou três ou mais drinques por dia, os pesquisadores os consideravam bebedores “pesados”.

Os pesquisadores também analisaram se as pessoas mantiveram ou mudaram a quantidade que bebiam entre 2009 e 2011, disse Jeon.

“Ao medir o consumo de álcool em dois momentos, pudemos estudar a relação entre reduzir, cessar, manter e aumentar o consumo de álcool e a incidência de demência”, disse ele.

A equipe então comparou esses dados com registros médicos em 2018 – sete ou oito anos depois – para ver se alguém estudado havia sido diagnosticado com demência.

Depois de ajustar para idade, sexo, tabagismo, nível de exercício e outros fatores demográficos, os pesquisadores descobriram que as pessoas que disseram beber em um nível leve ao longo do tempo – cerca de uma bebida por dia – tinham 21% menos probabilidade de desenvolver demência do que as pessoas que nunca beberam.

As pessoas que disseram que continuaram a beber em nível moderado, ou cerca de dois drinques por dia, tiveram 17% menos chances de desenvolver demência, segundo o estudo.

“É preciso ser cauteloso ao interpretar estudos usando registros médicos. Eles podem estar repletos de desafios em como as doenças são codificadas e estudadas”, disse Isaacson. “Sempre que você pede às pessoas que recordem seus comportamentos, como beber, isso deixa espaço para erros de memória.”

Perigos de aumentar o consumo ao longo do tempo
O padrão positivo não continuou à medida que o consumo aumentava. As pessoas que bebiam muito – três ou mais drinques por dia – tinham 8% mais chances de serem diagnosticadas com demência, segundo o estudo.

Se os bebedores pesados ​​reduziram o consumo de álcool ao longo do tempo para um nível moderado, o risco de serem diagnosticados com Alzheimer caiu 12% e o risco de demência por todas as causas caiu 8%.

No entanto, as pessoas não são muito boas em julgar quanto álcool estão bebendo, disse Isaacson.

“As pessoas realmente não monitoram suas doses de vinho, por exemplo”, disse Isaacson. “Eles podem pensar que estão bebendo uma taça de vinho de tamanho padrão, mas na verdade é uma taça e meia de cada vez. Beba duas dessas doses e eles terão três taças de vinho. Isso não é mais um consumo leve ou moderado”.

Além disso, muitas pessoas que pensam que bebem moderadamente bebem apenas nos fins de semana. O consumo excessivo de álcool está aumentando em todo o mundo, mesmo entre adultos , mostram estudos .

“Se alguém bebe cinco drinques no sábado e no domingo, são 10 drinques por semana, o que se qualificaria como uma ingestão moderada de álcool”, disse Isaacson. “Para mim, isso não é o mesmo que tomar uma taça de vinho cinco dias por semana com uma refeição, o que retarda o consumo.”

O novo estudo também descobriu que começar a beber em um nível leve foi associado a uma diminuição do risco de demência e Alzheimer, “que, até onde sabemos, nunca foi relatado em estudos anteriores”, escreveram os autores.

No entanto, “nenhuma das diretrizes de saúde existentes recomenda começar a beber álcool”, disse Jeon, acrescentando que, como o estudo foi observacional, nenhuma causa e efeito pode ser determinado.

“Nossas descobertas sobre o início do consumo moderado de álcool não podem ser traduzidas diretamente em recomendações clínicas, garantindo assim estudos adicionais para confirmar essas associações”, disse Jeon.

Um estudo publicado em março de 2022 descobriu que apenas um litro de cerveja ou uma taça de vinho por dia pode diminuir o volume geral do cérebro, com o dano aumentando à medida que aumenta o número de bebidas diárias.

Em média, as pessoas entre 40 e 69 anos que bebiam um litro de cerveja ou um copo de 6 onças de vinho por dia durante um mês tinham cérebros que pareciam dois anos mais velhos do que aqueles que bebiam apenas metade de uma cerveja, de acordo com o estudo anterior.

“Eu nunca sugeri pessoalmente a alguém que começasse a beber quantidades moderadas de álcool se fosse abstinente”, disse Isaacson. “Mas realmente não existe uma abordagem única para aconselhar um paciente sobre o consumo de álcool.” (Por Diego Sousa, da Isto é Dinheiro)

Leia também:

Setor de diagnóstico por imagem do HEVV com recepção digital
"Vacina é direito da criança", diz Nísia sobre o Bolsa Família
Filas de cirurgias precisam ser monitoradas pelo SUS
Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (06)
Brasil alcança 546 mil médicos mas sofre com desigualdade
7 dicas para proteger os joelhos durante as corridas de rua
Linhares orienta sobre vacinação contra a catapora
Governo lança programa para diminuir as filas no SUS
Dia do Combate ao Câncer busca conscientização sobre a doença
Ministério da Saúde recebe 1,8 milhão de doses da CoronaVac
PMVV: Sábado (4) com ação de vacinação sem agendamento
Centro de Fisioterapia é inaugurado em Presidente Kennedy

TAGS:
ALCOOL | DEMÊNCIA | ESTUDO | CATEGORIAS | BENEFICIOS