EDUCAÇÃO

Contar histórias ainda é uma ferramenta pedagógica eficaz

Coordenadora pedagógica garante que o método é eficaz e dá dicas para encantar crianças.

Em 10/05/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Leonardo da Vinci

Para a coordenadora pedagógica, Telma Berno Mattos, o papel desempenhado pelas professoras de contar histórias não perdeu a relevância e continua encantando as crianças.

Era uma vez um mundo cheio de contadores de histórias... Esse mundo ainda é real. Apesar de todo avanço tecnológico dos últimos tempos, que agregou à educação uma série de ferramentas digitais, o tradicional contador de histórias continua tendo espaço garantido nas escolas como estratégia pedagógica para trabalhar diversas habilidades na primeira infância.

É o que garante a coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Telma Berno Mattos. Para ela, o papel desempenhado pelas professoras de contar histórias não perdeu a relevância e continua encantando as crianças.

“O momento de contação de histórias é muito rico em aprendizagens, pois instiga a imaginação, estimula a criatividade e a oralidade, incentiva o gosto pela leitura e a escrita, trabalha sentimentos, aumenta o repertório cultural, transmite conhecimento de forma lúdica e contribui para a formação da personalidade a partir da associação dos fatos dos contos às próprias vivências”, cita Telma.

A coordenadora conta que na escola a atividade é levada tão a sério que existem espaços dedicados a ela, como a Casa do Conto. Trata-se de uma casinha colorida, enfeitada com doces, como a Casa de João e Maria, que fica na entrada do acesso da escola à Reserva do Itapenambi, cercada de árvores, que conta com cadeira de balanço, fantoches, minibiblioteca e um tapete onde as crianças sentam para ouvir as histórias.

“Para os alunos é sempre um momento mágico, de grande expectativa. Esse comportamento é muito positivo para a recepção do conteúdo que queremos trabalhar com aquela história”, explica a coordenadora.

Para ela são tantos os benefícios que a contação de histórias traz que a prática não deve ficar restrita à escola, mas ser levada para dentro de casa.

“O ato de escolher um livro juntos, sentar perto, entrar no universo da história e transmiti-la com emoção para o seu filho ou sua filha aproxima, fortalece os laços afetivos e cria momentos inesquecíveis em família para que a criança sempre associe o livro a um momento de prazer”, sugere Telma.

Dicas

Escolha a história de acordo com a faixa etária para que a criança entenda e tenha interesse no assunto;
Escolha um espaço confortável e sem distrações;
Narre com empolgação, entonação, envolvimento, gestos, expressões e vozes diferentes para cada personagem;
 Para as crianças bem pequenas, antes de contar, leia o livro para familiarizar-se com a história. Assim, poderá resumi-la e contar com suas próprias palavras, mostrando as figuras;
Olhe nos olhos de quem ouve a história;
Use recursos adicionais como desenhos, fantoches, músicas, objetos que emitam sons. De preferência, deixe-os escondidos em uma caixa ou bolsa até o momento certo de mostrá-los;
Faça perguntas e estimule a participação da criança durante a história ou ao final;
Lide com imprevistos e, caso uma história não agrade muito, não desista, escolha outra e continue praticando. (Por Denise Klein - AsImp)

Leia também:

Prazo para inscrição para o Enem 2022 começa nesta terça (10)
Prefeitura de ​Vila Velha contrata 393 profissionais para Educação
Prefeitura de Vitória convoca profissionais para a Educação
Inscrições para o Enem 2022 começam na terça-feira (10)
Inep publica resultado para a isenção de taxa de inscrição
> Escolas vão receber projeto Steam Girls: Meninas do futuro
Vila Velha: ​Alunos produzem jornal da escola para família
Professora campeã de futebol de areia incentiva crianças
Escola promove ação sobre respeito e combate ao bullying
MEC disponibiliza parâmetros de atualização do Novo Enem

TAGS:
EDUCAÇÃO | INFANTIL | MÉTODO | HISTÓRIAS | CRIANÇAS | PEDAGÓGICAS