DR-ANIMAL

Continuam abertas as inscrições para castrações de animais

Linhares está com as inscrições abertas para castrações oferecidas para cachorros e gatos.

Em 23/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Ascom/PML

O cadastro é individual e deve conter informações básicas sobre o tutor e sobre o animal a ser submetido aos procedimentos contemplados pela iniciativa.

A Prefeitura de Linhares está com inscrições abertas para castrações oferecidas pelo programa permanente para o controle populacional de cães e gatos. Ao todo, serão oferecidas 600 castrações gratuitas.

O programa foi lançado em maio de 2021 pelo município para estimular o controle de natalidade – reduzindo o número de animais errantes e em situação de abandono na cidade – e compreende a esterilização cirúrgica, com direito à exames laboratoriais pré-operatórios para auxiliar a avaliação clínica e medicamentos utilizados após o procedimento.  O programa é coordenado pelo Departamento de Bem-estar Animal, que é vinculado à secretaria municipal de Meio Ambiente. 

O programa já beneficiou mais de mil animais por meio da castração gratuita. As inscrições de pré-cadastro para esterilização gratuita de cães e gatos para o próximo lote já estão disponíveis e devem ser realizadas no endereço eletrônico: https://linhares.es.gov.br/departamento-de-bem-estar-animal/, no qual os cidadãos também devem acompanhar a solicitação.

O cadastro é individual e deve conter informações básicas sobre o tutor e sobre o animal a ser submetido aos procedimentos contemplados pela iniciativa.

Para que os animais sejam atendidos, é necessário que alguns requisitos sejam cumpridos:

  • Os tutor/responsável deve residir em Linhares/ES;
  • Os animais devem ter idade mínima de 5 (cinco) meses e máxima de 7 (sete) anos;
  • Possuir carteira de vacinação e estar com a vacina antirrábica e a vermifugação em dia (nos últimos 12 meses);
  • Isentos de pulgas e carrapatos;
  • Estejam em condição física aparentemente satisfatória;
  • Estar ciente de que sendo aprovado, a responsabilidade no transporte do animal – do local de moradia até a clínica – é do tutor/responsável, seja para a realização de exames, procedimento cirúrgico e retirada de pontos.

As solicitações das castrações são atendidas seguindo uma ordem de prioridade:

  • Famílias incluídas em Programas Sociais, a exemplo do Programa Bolsa Família (PBF), do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do INCLUIR – Programa Capixaba de Redução da Pobreza, dentre outros;
  • Tutores que tenham acima de 2 (dois) ou mais animais da mesma espécie e sexo diferente, a fim de evitar a procriação entre eles;
  • Animais que estiverem sob o amparo de ONG’s/Associações/Grupos de Proteção e/ou indicados por estas e que, comprovadamente, não disponham de recursos para atender às necessidades dos animais necessitando amparo desta Municipalidade;
  • Serão também escolhidos os animais (cães/gatos) errantes encontrados na via pública do município de Linhares/ES. (Por Enzo Macedo Teixeira-Ascom/PML)

Leia também:

Mães orcas se sacrificam pelos filhos a vida toda, dizem cientistas
Vitória intensifica vistorias contra maus-tratos de animais
Recorde de cão mais velho de todos os tempos é quebrado
8 espécies de animais que podem desaparecer para sempre
Doença do olho seco é comum em cães, mas pouco conhecida
Prefeitura de Linhares oferece mais 600 castrações gratuitas
Vitória amplia oferta de vagas do serviço de castração animal
Viana abre um cadastro para castração gratuita de animais
Mais de 600 botos-cinza são flagrados nadando juntos no RJ
Programa de bem-estar animal de Viana completa 6 meses

TAGS:
CÃES | GATOS | CASTRAÇÃO | LINHARES | INSCRIÇÕES