POLÍTICA NACIONAL

Conversas avançam, e Tebet será ministra do Planejamento

Simone Tebet (MDB-MS) aceitou nesta terça (27), ser ministra do Planejamento e Orçamento.

Em 27/12/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Alex Silva/Estadão

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) apoiou Lula no segundo turno e participou ativamente da campanha eleitoral.

Após uma nova reunião de negociações com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a senadora Simone Tebet (MDB-MS) decidiu aceitar nesta terça-feira (27), ser ministra do Planejamento e Orçamento.

O deputado Alexandre Padilha (PT-SP), futuro titular da Secretaria das Relações Institucionais na Presidência da República, confirmou que o convite foi aceito por Tebet, mas negou que Lula tenha discutido com a senadora mudar a estrutura atual do ministério.

"Temos uma sinalização positiva de que ela aceitou o ministério do Planejamento”, disse Padilha. “O presidente Lula fez o convite à senadora Simone Tebet pelo papel que ela teve no segundo turno e como prefeita, como senadora e capacidade como gestora."

O futuro ministro disse que não haverá mudança, por enquanto, na estrutura já debatida do governo com Lula e demais ministros. O Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), que a senadora teria sinalizado interesse em levar para o Planejamento como forma de robustecer a pasta, continua na Casa Civil.

Os acertos referentes à abrangência da pasta serão fechados por Lula nos próximos dias. Mas, de acordo com o jornal Folha de S.Paulo, os aliados da senadora apontam que ela teria conseguido manter sob seu comando o PPI. Também devem ficar sob responsabilidade de Tebet o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), bem como a área de relações internacionais com bancos de desenvolvimento.

A senadora, que ficou em terceiro lugar nas eleições presidenciais de 2022 e termina seu mandato no Congresso neste ano, também pediu que a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil ficassem sob o guarda chuva do Planejamento, mas a ideia foi de pronto descartada. Tradicionalmente os bancos públicos ficam sob a alçada do Ministério da Fazenda, que a partir de janeiro de 2023 será comandado por Fernando Haddad.

Negociações

A emedebista apoiou Lula no segundo turno e participou ativamente da campanha eleitoral. Seu apoio foi considerado fundamental para a vitória do petista, que alcançou 50,90% dos votos, contra 49,10% de Jair Bolsonaro (PL).

A parlamentar do Mato Grosso do Sul tinha como meta assumir a Educação -- que acabou ficando com o senador eleito Camilo Santana (PT-CE)-- ou o Ministério do Desenvolvimento Social --entregue para o senador eleito Wellington Dias (PT-PI). A senadora chegou até a dizer que não aceitaria comandar nenhuma outra pasta, mas passou a avaliar outras opções após se reunir com Lula na semana passada.

O petista teria oferecido o Meio Ambiente, que Tebet recusou em favor da deputada eleita e referência na área, Marina Silva.

O MDB tem deixado claro nas negociações que a indicação de Tebet não está contida na cota do partido e que se trata de uma escolha pessoal de Lula. A sigla briga por duas pastas: Ministério dos Transportes e Cidades. (Redação - Terra)

Leia também:

PEC da Transição é aprovada na Câmara dos Deputados
Presidente renova concessões da Rede Globo, Band e Record
Câmara dos Deputados começa análise de PEC da Transição    
Senado: piso da enfermagem segue para promulgação
Por 6 votos, STF julga orçamento secreto inconstitucional
Congresso derruba veto à lei que proíbe arquitetura hostil
TSE abre uma ação para apurar atos contra sistema eleitoral
Renato Casagrande se reúne com Geraldo Alckmin em Brasília
Lula anuncia os primeiros cinco ministros do futuro governo
Casagrande fala sobre economia verde em Congresso Brasil
> Agronegócio é comprometido com meio ambiente, diz Lula
Alckmin anuncia nomes de 16 grupos de trabalho da transição

TAGS:
SIMONE TEBET | TRANSIÇÃO | LULA | MINISTRA | PLANEJAMENTO