ESPORTE NACIONAL

Corinthians corre risco de não jogar a Copa do Brasil 2024

Eliminação nos pênaltis no Campeonato Paulista dificultou a vida do clube em busca da vaga.

Em 13/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A Federação Paulista tem direito a seis vagas na Copa do Brasil do ano que vem.

Eliminado nas quartas de final do Campeonato Paulista, o Corinthians corre o risco de não disputar a Copa do Brasil 2024. Recentemente, a CBF alterou as regras de classificação para a competição nacional, excluiu o ranking nacional de clubes como critério de qualificação e fortaleceu as competições estaduais.

No atual cenário, para ter vaga garantida na Copa do Brasil do ano que vem sem depender de terceiros ao fim da temporada, o Corinthians precisa terminar o Brasileirão dentro da zona de classificação para o torneio sul-americano ou ser o campeão da Copa do Brasil ou da Libertadores deste ano.

Entenda a nova regra

Em dezembro do ano passado, a CBF informou a mudança nos critérios de classificação para a Copa do Brasil. A partir de 2024, o torneio terá 92 participantes, sendo que 80 vagas serão distribuídas entre as federações estaduais.

As outras 12 vagas restantes ficarão com os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série B do Brasileirão e com as equipes classificadas para a Copa Libertadores. Caso sobrem vagas, elas ficarão com as equipes melhor classificadas na Série A do Campeonato Brasileiro.

Vagas da FPF

A Federação Paulista tem direito a seis vagas na Copa do Brasil do ano que vem. Cinco delas serão distribuídas aos melhores times do Paulistão, e a outra ao campeão da Copa Paulista deste ano.

No momento, o Corinthians tem a sexta melhor campanha do Campeonato Paulista e, portanto, está fora da zona dos classificados.

Desta forma, sobram as seguintes possibilidades ao Timão:

  • jogar a Copa Paulista e vencê-la;
  • ser o campeão da Copa do Brasil 2023;
  • terminar o Brasileirão dentro da zona de classificação à Libertadores;
  • ser o campeão da Libertadores 2023.

Se nada der certo, ainda há esperança

Se o Corinthians não conseguir se classificar em um dos cenários apresentados, ainda é possível garantir vaga mesmo disputando a Copa Sul-Americana 2024. Afinal, caso a CBF não preencha as 12 vagas, elas serão distribuídas aos melhores times da Série A que não conseguiram vaga na Libertadores.

Neste momento da temporada, é impossível afirmar qual posição o Corinthians deveria ficar no Brasileirão para garantir uma dessas vagas remanescentes, mas é certo que a equipe precisa, no mínimo, ficar na zona de classificação à Copa Sul-Americana.

Torcida pelos rivais

O último dos cenários possíveis para o Corinthians é torcer para Palmeiras, Bragantino e São Paulo jogarem a Copa Libertadores de 2024. Nesse caso, as vagas deles na Copa do Brasil do ano que vem via Federação Paulista seriam "doadas" aos times remanescentes do Campeonato Paulista.

Assim, por mais que não tenha ficado entre os cinco melhores classificados do Paulistão, o Alvinegro herdaria uma vaga no estadual graças ao bom trabalho de seus rivais. (Por Redação do GE).

Leia também:

Capixaba disputa vaga para Seleção Brasileira de Wrestling
Caratecas capixabas garantem vaga para a final do Brasileiro
Tancredão recebe Estadual de Judô e circuito infantil
Projeto de defesa pessoal feminina tem abertura em Vitória
> ​Campeonato de Futevôlei agita as areias da Praia da Costa
Projetos Criança Cidadã estão com as inscrições abertas
Vem aí a Copa Verão de Futebol Infantil em Domingos Martins
Ginasta Capixaba é convocada para Seleção Brasileira
Carnaval 2023: Arena Esportiva contará com aulas gratuitas
Inscrições abertas para a Temporada de Areia em Cachoeiro

TAGS:
COPA DO BRASIL | ELIMINAÇÃO | PAULISTA | DIFICULDADE | NOVAS REGRAS