POLÍTICA CAPIXABA

Corpo de Bombeiros celebra 108 anos com viaturas e caminhão

Renato Casagrande destacou a importância da Corporação para a toda sociedade capixaba.

Em 23/12/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Hélio Filho/Secom/ES

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, destacou a importância da Corporação para a sociedade capixaba.

O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) realizou, na manhã dessa quarta-feira (23), a solenidade comemorativa ao aniversário de 108 anos da Corporação, no Quartel do Comando-Geral, em Vitória. Durante o evento, que contou com participação do governador do Estado, Renato Casagrande, ocorreu a entrega de um caminhão especializado para combate a incêndio e também de 18 viaturas picapes L-200 Triton.

O investimento é próximo a R$ 2,7 milhões, oriundos do Fundo de Reequipamento dos Bombeiros Militares (Funrebom) e de emenda parlamentar. Os veículos serão utilizados na atividade-fim do Corpo de Bombeiros em todo o Espírito Santo.

Ainda durante o evento foram apresentados os 27 alunos que se formaram no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), iniciado no mês de setembro. Também foi realizada a entrega da medalha de honra Nestor Gomes e do título de Amigo dos Bombeiros para autoridades e personalidades escolhidas.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, destacou a importância da Corporação para a sociedade capixaba.

“Este ano foi um exemplo que caracteriza o trabalho que vocês vêm desempenhando, seja nas fortes chuvas de janeiro e fevereiro, quando nós tivemos a presença dos bombeiros em 25 municípios da região sul capixaba, seja a partir de março na gestão da pandemia. Até hoje a gestão da pandemia é, sem dúvida, uma tarefa que está presente na vida de vocês e continuará presente no ano de 2021, infelizmente. Mas precisamos fazer esse registro pela importância do Corpo de Bombeiros neste trabalho, salvando vidas”, pontuou.

Casagrande citou ainda o trabalho do Governo do Estado na reestruturação das forças de segurança pública no Estado:

“É muito importante estarmos aqui comemorando os 108 anos do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo. Eu tive a oportunidade de participar de alguns momentos importantes dessa história, como a conquista da autonomia desta Instituição em 1997, quando na época era vice-governador. Em nosso primeiro governo, de 2011 a 2014, exerci a tarefa de resgatar e fortalecer o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil. Em 2019, assumimos novamente com uma estrutura desorganizada, desmantelada e fragilizada. Minha tarefa novamente é entregar até 2022 essas instituições organizadas, estruturadas e recuperadas para que possam enfrentar a criminalidade e tenham condições de salvar vidas no Espírito Santo. É com esse espírito que governamos e vamos seguir nessa direção”, disse o governador Renato Casagrande.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, citou outros investimentos na Corporação.

“Parabenizo o Corpo de Bombeiros Militar pelos 108 anos de uma história profícua e que deve ser reconhecida pela nossa sociedade. Temos que valorizar esses profissionais e o Governo tem buscado isso diariamente, com entregas como a de hoje, as promoções que estão sendo realizadas e os cursos de formação finalizados. Tivemos ainda o concurso público, que formou novos soldados e vai entregar ainda mais militares para o atendimento à população. Agradeço ao coronel Cerqueira pela dedicação e comprometimento com essa tropa”, afirmou.

O Corpo de Bombeiros está em preparação contínua para atender cada vez melhor a sociedade, segundo o comandante-geral da Corporação, coronel Alexandre Cerqueira.

"Já foram 120 mil ocorrências esse ano e é importante celebrar esse dia, agradecendo não só os bombeiros que estão na ativa, mas também todos os que passaram por aqui, estão na reserva ou já se foram. Sobre o CAS, agora temos sargentos formados para dar suporte na atividade operacional, dos quais os parabenizo pela conclusão do curso nesse ano complicado”, afirmou o comandante-geral. (Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do ES)