POLÍTICA NACIONAL

Cosud reúne governadores do Sul e Sudeste no Rio de Janeiro

O governador do Espírito Santo Renato Casagrande, é um dos participantes do evento no RJ.

Em 02/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Hélio Filho/Secom/ES

A 7ª Edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que está sendo sediada na cidade do Rio de Janeiro (RJ), começou hoje (02) e seguirá até o próximo sábado (04).

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participa, entre hoje (02) e o sábado (04), da 7ª Edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que está sendo sediada na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O evento foi paralisado em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e agora retorna sua programação. Gestores dos sete estados que compôem as duas regiões vão debater temas econômicos, sociais e ambientais.

Durante a abertura do encontro, Renato Casagrande destacou a importância da retomada dos eventos do consórcio.

“Esse é um evento importante que retorna em um momento rico da política brasileira, no qual se fazem necessários o debate e a tomada de decisões. Temos a questão da recomposição das receitas dos estados, que sofreram perdas no último ano. Esse é um debate que mobiliza todos os governadores. Além disso, outros temas que também não podem sair da mesa”, disse.

A programação do primeiro dia de evento contou com uma conferência sobre saneamento na parte da manhã. Casagrande destacou que o Espírito Santo caminha para a universalização do tratamento do esgoto da Região Metropolitana de Vitória antes mesmo do prazo definido pelo novo marco legal do saneamento básico. Em seguida, os chefes dos Executivos estaduais concederam uma entrevista coletiva à imprensa. À tarde, os governadores fazem uma visita ao Centro de Operações Integradas da Águas do Rio, na Zona Portuária.

Na sexta-feira (3), segundo dia do Cosud, o tema central da conferência será a Reforma Tributária, com as presenças do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do ex-presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (AP). No mesmo dia, os governadores terão agendas com o presidente da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com representantes da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), das Federações das Indústrias dos Estados participantes e visita ao Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer.

Último dia

No sábado (4), último dia do evento, haverá uma conferência sobre o tema “Pacto Federativo” com as participações do ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Anastasia, e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (AL). Os governadores farão apresentação da Carta do Rio de Janeiro, seguida de coletiva de imprensa.

No evento, além das agendas exclusivas dos governadores, os secretários de Estado e diretores-presidentes de autarquias participam de vários grupos de trabalho onde debatem temas específicos de cada área e trocam experiências exitosas.

Os grupos de trabalho desta 7ª Edição do Cosud são: Previdência Social, Fazenda, Meio Ambiente, Agricultura, Governança e Controle Interno, Mulheres e Cidadania, Cultura, Governo Digital e Desburocratização, Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Habitação, Saúde, Defesa Civil, Educação, Inovação e Tecnologia, Segurança Pública, Esporte, Logística e Transporte e Turismo. (Com informações do Governo/ES)

Leia também:

Trabalho por aplicativo será regulamentado este semestre
Justiça cria grupo para elaborar política nacional para migrantes
Governo destina R$ 7 milhões para o litoral norte de São Paulo
Comitiva vai ao Rio Grande do Sul para ver efeitos da seca
Presidente Lula defende e regulação de plataformas digitais
Lula faz promessa de construção das moradias em São Sebastião
Estados Unidos e China trocam advertências sobre balão espião
Laranja da Terra recebe obras de infraestrutura e melhorias
Governador visita obras no Centro de Eventos do Morangão
Governo do ES anuncia mais recursos para Assistência Social
Governo autoriza melhorias e inaugura obras em Montanha

TAGS:
COSUD | RIO DE JANEIRO | DEBATES | REGIÃO SUL | REGIÃO SUDESTE