CIDADE

Covid-19: Comitê Integrado de Vitória vistoria 29 comércios

Em 3 estabelecimentos de Tabuazeiro, houve constatação de irregularidade nos protocolos.

Em 03/04/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Elizabeth Nader/PMV)

Em conformidade com as exigências do Decreto do Governo do Estado do Espírito Santo nº 4838-R, de 17 de março de 2021, o Comitê Integrado contra a Covid-19 atuou nesta sexta-feira (02) na Capital, e vistoriou 29 estabelecimentos: quatro em Bento Ferreira, um em Consolação, dois no Centro, um em Jucutuquara, um em bairro de Lourdes e 20 em Tabuazeiro. Desses, 18 estabelecimentos estavam fechados.

Em três estabelecimentos de Tabuazeiro, houve constatação de irregularidade nos protocolos de segurança, e os responsáveis foram orientados e regularizaram o funcionamento para continuar trabalhando, sendo dois deles notificados pela Vigilância Sanitária. Outros dois foram orientados e paralisaram a atividade, sendo um também em Tabuazeiro e notificado pela Vigilância sanitária, e, o segundo, um ambulante em Bento Ferreira.

Nos demais não houve constatação de irregularidade. Na Rua da Lama, em Jardim da Penha, todos os estabelecimentos estavam fechados e sem a presença de ambulantes.

Quinta-feira

O Comitê vistoriou 24 locais entre a noite de quinta-feira (01) e a madrugada de sexta-feira (02), em Vitória. Além de 19 estabelecimentos, a equipe esteve em cinco praças: Coronel Leôncio Vieira Rezende (Jardim Camburi), Praça dos Namorados (Praia do Canto), Wolghano Neto, Philogomiro Lannes e Condomínio dos Estados (Jardim da Penha).

Não havia comércio ambulante e movimentação de pessoas nas praças. A ação faz parte do trabalho contínuo do Comitê contra aglomerações. De 01 de janeiro de 2021 até sexta-feira (02), 1237 estabelecimentos foram vistoriados. O Comitê é composto pelas secretarias municipais de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) e de Meio Ambiente (Semmam), além da Vigilância Sanitária e da Guarda Municipal de Vitória, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, e atua com equipes multidisciplinares para encerrar festas clandestinas.

A Prefeitura interditou os estacionamentos públicos ao longo da Av. Dante Michelini (sentido Jardim da Penha - Jardim Camburi) e das praias da Curva da Jurema e da Ilha do Boi, e vem fiscalizando as áreas interditadas. Os veículos estacionados nestes locais são autuados por transpor bloqueio viário, sendo infração grave, com perda de cinco pontos na CNH e multa de R$ 195, 23.

Medidas qualificadas

Em cumprimento ao Decreto 4848-R, do Governo do Estado do Espírito Santo, a PMV publicou o Decreto Nº 19.171/2021, que dispõe sobre a adoção de medidas qualificadas extraordinárias para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da Covid-19 até o dia 04 de abril.
Entre outras medidas, estão o desligamento dos chuveiros da orla da Capital e a suspensão do Bike Vitória.

O prefeito Lorenzo Pazolini sancionou, ainda, a Lei 9.750, que antecipou, de maneira excepcional, em virtude da pandemia do Covid-19, os feriados de Nossa Senhora da Penha, Corpus Christi e Nossa Senhora da Vitória, dos dias 12 de abril, 03 de junho e 08 de setembro para as datas de 30 e 31 de março e 01 de abril, respectivamente. (Com informações da Secom/PMV)

TAGS
CIDADANIA   |   EDUCAÇÃO    |  SAÚDE    |   EMPREGOS   |  ESPORTES   |   CIDADE   |   ECONOMIA