SAÚDE

Covid: Estado do ES recebe mais 191,3 mil doses de vacinas

As doses da Coronavac serão destinadas exclusivamente para aplicação de segundas doses.

Em 18/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Sesa

O Espírito Santo recebe 191.340 doses de vacinas para dar continuidade à Campanha de Vacinação contra a covid-19. As remessas fazem parte da 23ª e 24ª pauta de distribuição, sendo o maior quantitativo até o momento, e tem previsão de chegada para o final da noite desta segunda-feira (17).

Segundo o Ministério da Saúde, a expectativa é de que sejam encaminhadas 99.600 doses da Coronavac (Sinovac/Butantan), 77.700 doses da Covishield (Oxford/Fiocruz) e 14.040 doses da Pfizer/BioNTech.

O Estado fará o envio de doses da Covishield para dar continuidade à vacinação da primeira dose de pessoas com comorbidades e de trabalhadores da educação, além do envio de segundas doses para público idoso de 65 a 69 anos.

As doses da Coronavac serão destinadas exclusivamente para aplicação de segundas doses. Já os imunizantes da Pfizer serão enviados para primeira dose de gestantes, puérperas e também pessoas com comorbidades.

Os imunizantes serão encaminhados à Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria da Saúde (Sesa) para cadastramento. A distribuição aos municípios da Região Metropolitana e para as regionais de saúde Norte, Sul e Central acontecerá ao longo desta terça-feira (18).

Doses da Coronavac

Ainda segundo o Ministério da Saúde, o envio do quantitativo de quase 100 mil doses da Coronavac ao Espírito Santo se faz pela solicitação realizada pelo Estado por meio da Comissão Intergestores Bipartite. Os estados que apontaram essa necessidade serão atendidos de acordo com disponibilidade de doses.

Na última sexta-feira (14), o Estado junto aos municípios pactuou a necessidade de 152.787 doses da vacina Coronavac para completar os esquemas de vacinação abertos, por meio da Resolução CIB N° 067/2021, publicada no Diário Oficial do Estado, desta segunda-feira (17).

Diante deste levantamento, o Ministério se propôs a atender com o envio de doses a mais. Entretanto, não será um quantitativo suficiente para suprir toda a necessidade do Estado.

A orientação à população que se encontra com esquema para a segunda dose superior a 28 dias, é que aguarde o anuncio da chegada de novas doses e o agendamento que cada cidade irá realizar. (Com informações da Sesa)

Leia também

Covid: Saúde distribuirá mais 6,4 milhões de doses de vacinas
Doença cardíaca é principal causa de morte de mulheres, diz revista
Saúde mental pode ser a causa de dores no corpo, diz Samorai
Dicas de como evitar problemas mais comuns na coluna
Obesidade é fator de risco para perda dos dentes, diz dentista
Cuidados paliativos e terapia de suporte para pacientes covid
> Anvisa autoriza uso emergencial de coquetel contra a covid

TAGS:
DORES | CORPO | PERSONAL | TRAINER | SAÚDE | ESPORTES | CIDADE | PANDEMIA | COVID-19