SAÚDE

Covid: Vitória é referência em vacinação e atrai público externo

Nesta quinta-feira, Vitória recebeu mais 7.020 doses, e abriu para o público com 35 anos.

Em 24/06/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Jansen Lube/PMV

Na manhã de hoje (24), quando o município de Vitória ampliou a faixa etária para pessoas com 35 anos, muita gente de fora acessou o site da Prefeitura para assegurar uma dose da vacina.

Quando o assunto é vacinação contra a covid-19, Vitória tem dado exemplo de eficiência. Na região Sudeste, é a Capital que está imunizando a menor faixa etária sem comorbidades.

Até esta quinta-feira (24), 53% da população já foi vacinada. Foram aplicadas 264.366 doses ao todo, sendo 193.101 da primeira dose e 71.265 da segunda.

“A vacina é o único caminho para preservarmos vidas e para retomada da economia. Parabenizo os profissionais e toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, incansáveis no planejamento e na dedicação ao trabalho de imunizar nossos munícipes. Vitória seguirá empenhada em vacinar toda população no menor tempo possível”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Na manhã de hoje (24), quando o município ampliou a faixa etária para pessoas com 35 anos, muita gente de fora acessou o site para assegurar uma dose da vacina. É o caso da Patrícia Dias Hulle, de 38 anos.


Vitória recebeu hoje (24), mais 7.020 doses da vacina e, as 5.900 vagas ofertadas para pessoas com 35 anos ou mais esgotaram em 5 minutos. O site da Prefeitura registrou recorde de acessos simultâneos: 40 mil. Foto: Jansen Lube/PMV

A arquiteta sempre retorna a Vitória, que é sua cidade natal, para visitar a família. Só que, nesta sexta (25), ela vem a capital capixaba por outro motivo: a vacina contra o coronavírus! Há 13 anos, vive em São Paulo, por conta da profissão. Viaja por todo o país a trabalho mas, em função da pandemia, fica sempre muito apreensiva. Antes mesmo da imunização, Patrícia afirma: já se sente mais confiante.

“Eu sempre me cuido! Faço uso constante da máscara, mantenho o distanciamento social, passo álcool nas mãos. E vou continuar mantendo esses cuidados! Mas, só de pensar que amanhã eu receberei a primeira dose contra a Covid-19, a paz que isso traz, neste momento, não tem preço”.

Patrícia conta que toda a família se mobilizou em um mega mutirão para ajudá-la.

“Meu irmão trabalha no Porto de Vitória e já foi imunizado. Toda a minha família e meus colegas de trabalho acessaram o sistema, mas foi ele que conseguiu garantir minha vaga. O fato do site ser bem ágil e para o agendamento não haver exigência de cadastro, facilita muito! É excelente,” comentou.

Há um ano e meio, a capixaba, Rafaela Borgo, de 35 anos, se mudou com o marido, Yuri, para Recife. Assim que soube da abertura do agendamento para a faixa etária, entrou no site da Prefeitura de Vitória para garantir as doses da vacina para o casal.

“Fiquei nos dez minutos que antecederam a abertura atualizando a página segundo a segundo! Quando deu 18h, em ponto, apareceu a opção de 35 anos ou mais! Nem me dei conta do local que estava agendado, peguei um aleatório, marquei o horário que havia disponível e consegui as nossas vagas”, comemorou a advogada.

Ainda nesta quinta-feira (24), o casal embarca com destino a Vitória.

“Ainda nem fui vacinada mas, já sinto um alívio imenso! Um mix de felicidade e ansiedade! O sistema do agendamento é fantástico, autodidático e eficaz! Foi bem rápido! Não tive problemas, não me deparei com nenhuma instabilidade. Amanhã tomo a minha primeira dose e, meu marido, no sábado”.

Agendamento

Em menos de 5 minutos, foram agendadas todas as 5.900 vagas ofertadas hoje (24/06), instantes após a abertura do agendamento às 18h para a imunização de pessoas com 35 anos ou mais contra o Covid-19.

O site de agendamento da Prefeitura Municipal recebeu mais de 40 mil acessos simultâneos, sendo mais de 20 mil usuários que nunca haviam acessaram o site. Um recorde.

A administração do município identificou, até mesmo, moradores de outras localidades do Espírito Santo, como Vila Velha, Serra, Linhares, Guarapari, Marataízes; outros estados, como Minas Gerais, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná; e até países, como os Estados Unidos da América, Portugal, Canadá, Alemanha e França, tentando agendar a vacinação.

O subsecretário de Tecnologia da Informação, Olavo Venturim Caldas, informou que a equipe de tecnologia tem realizado melhorias constantes no sistema.

"Houve uma atuação em conjunto para redirecionar, temporariamente, os recursos tecnológicos necessários para o agendamento, a fim de atender o grande fluxo de acessos e agendamento das vacinas, ampliando a capacidade normal de processamento dos servidores de internet em 25 vezes”.

Estrutura


“A vacina é o único caminho para preservarmos vidas e para a retomada da economia, da educação, da saúde", disse a secretária de Saúde de Vitória, Thais Cohen. Foto: André Sobral/PMV

Vitória preparou uma estrutura completa de vacinação nos mais diversos formatos, como a imunização em 28 salas de vacinação das unidades de saúde, em hospitais, em domicílios (para pessoas acamadas), postos volantes e por meio do agendamento on-line, a fim de evitar filas e aglomerações, garantindo a segurança de todos.

“A vacina o único caminho para preservarmos vidas e para a retomada da economia, da educação, da saúde. Ter quase 55% da população vacinada com a primeira dose contra a COVID-19 é fruto de três pilares: a esperança na ciência; a gestão do prefeito Lorenzo Pazolini marcada pela celeridade, investindo em estratégias resolutivas e dinâmicas a fim de garantir "vacina recebida, vacina aplicada"; e o grande comprometimento das equipes com o SUS e com o município. Na oportunidade, parabenizo a esse time de profissionais que vem atuando direta e indiretamente no controle da pandemia”, comentou a secretária de Saúde de Vitória, Thais Cohen.

Leia também:

Prefeitura de Vitória realiza operação tapa-buracos na cidade
Orla mais segura: Calçadão de Camburi recebe manutenção
Sinalização horizontal oferece segurança no trânsito de Vitória
Defesa Civil de Vitória abre curso on-line para voluntários
Vitória participa da elaboração de ações de educação ambiental
Superendividamento: Procon de Vitória esclarece sobre a lei
Prefeitura de Serra relança projeto empreendedor Costurarte
Prefeitura de Serra realiza obras que beneficiam setor pesqueiro
Prefeitura e ONGs retiram pedras e liberam Trilha de Furnas
Serra inicia reformas no mercado de peixes de Nova Almeida
Serra: Pedidos de poda de árvores feitos pelo site da prefeitura
Procon de Serra dá dicas de compras do Dia dos Namorados
Prefeitura de Serra amplia sua frota com 16 novos carros
Prefeitura de Serra reabre Arena Jacaraípe nesta segunda (07)
Serra: Reuniões de planejamento da cidade iniciam hoje (07)
Serra: Cidade da Grande Vitória que mais reduziu homicídios
Cursos são parte da rotina dos técnicos da Defesa Civil de Serra
Prefeitura de Serra reabre agenda para cadastro no CadÚnico
Vidigal assina ordens de serviços para obras em Jacaraipe
Serra apresenta seu sistema de aprovação de projetos à CBIC
Mata Atlântica: Parque da Fonte Grande tem novos mirantes
Nova lei proíbe nomeação de condenados por crimes sexuais

TAGS:
VITÓRIA | VACINA | PROCON | PARQUE | SEVIÇOS | OBRAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADE