MEIO AMBIENTE

Crianças aprendem sobre cuidado com o meio ambiente

Crianças aprendem sobre a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente em Vitória.

Em 14/12/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

Dentre as atividades do projeto, as crianças foram sensibilizadas a refletir sobre como interferimos no meio ambiente para que elas pudessem sensibilizar as pessoas sobre essa temática.

Conscientizar a sociedade para a sustentabilidade, plantando a semente na escola. Assim foi desenvolvido o projeto "Nosso mundo animal, por um planeta sensacional", com os grupos 6 A e 6 B do turno matutino no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Marlene Orlande Simonetti, em bairro República.

A pedagoga Flávia Meireles destacou que as crianças são o melhor exemplo, porque elas se engajam e cobram ações concretas. Dentre as atividades do projeto, as crianças foram sensibilizadas a refletir sobre como interferimos no meio ambiente para que elas pudessem sensibilizar as pessoas sobre essa temática.

"Nosso trabalho teve como objetivo conscientizar sobre a ação humana no meio ambiente e suas consequências, propondo ações significativas para garantir a sobrevivência do nosso planeta", destacou a pedagoga.

Lições das crianças

As lições aprendidas foram compartilhadas em uma apresentação no Cmei, com a presença das famílias. E os pequenos têm muita coisa a nos ensinar!

"Quero um planeta com muito amor, paz, sem lixo e que todas as crianças possam ser felizes", pediu Lavínia Barcelos Santana, do grupo 6 B.

Da mesma turma, Miguel de Freitas Lopes Corteletti falou sobre as queimadas.

"Aprendi com o projeto que os humanos estão colocando fogo nas florestas, destruindo e fiquei triste . Onde os animais vão morar? Precisamos pensar no filhote do filhote."

Para a pequena Isabel de Oliveira Nobre de Souza, só é possível cuidar do nosso planeta com amor.

"Amar o planeta, cuidar e fazer as coisas boas. Não poluir , não destruir as florestas , não matar os animais, quero paz no planeta", disse.

"Que nosso planeta Terra tenha muita vida, colorido e perfumado porque tem muita flor. Quero cuidar muito bem do meu planeta", afirmou Aya Sossay.

Já na turma do grupo 6 A, a galerinha também ficou atenta ao aprendizado e está com as lições na ponta da língua para multiplicar em casa, no bairro e nos espaços que frequentam.

"Eu aprendi que a gente tem que cuidar do meio ambiente e fazer o que é melhor pra ele", disse Beatriz Bassul.

"Eu aprendi que tem que jogar as coisas no lixo orgânico e no reciclável", contou João Miguel Oliveira.

Para Brayan Pereira, "tem que ter mais amor e alegria" para cuidar da Terra. 

"Eu aprendi que o planeta Terra é muito importante", destacou Vicente Oliveira.

"Não pode matar os animais", afirmou Pedro Lucca Frazão.

"Eu aprendi que não pode colocar fogo nas árvores", destacou Rayan de Jesus Comério.

Troca de experiências

Ao longo das atividades, as famílias das crianças também foram envolvidas no projeto. As professoras Lucinea da Penha Nunes e Regiane Aparecida da Silva, com os estagiários ngela Miranda Ferreira e Jonathan Oliva, além das assistentes de Educação Infantil Fabiana Welsing Cartelo e Carmen Nascimento, promoveram pesquisas sobre o tema.

O painel que serviu de cenário para a apresentação foi feito com orientação da professora de Artes Lisa Tancredi e apoio das pedagogas.

As turmas foram estimuladas a observar nas situações cotidianas o que podem contribuir para reduzir a degradação ambiental. Também visitaram o parque Pedra da Cebola, trabalharam músicas, textos, poesias e diferentes gêneros com enfoque na sustentabilidade.

E ainda confeccionaram animais que estão em risco de extinção com material reciclável, bem como um planetinha com as famílias que foi usado na apresentação de conclusão do projeto, além de placas orientando os ambientes da escola para o consumo consciente da água.

"Todas as atividades foram pensadas e planejadas abordando o tema, que é de muita relevância, considerando a atual situação em que o planeta se encontra. Conscientizar crianças, famílias e sociedade é o meio mais eficaz para provocar mudanças. Um mundo melhor se faz com ações significativas desde a mais tenra idade. As crianças têm potencial para transformar a sociedade e construir um futuro melhor", ressaltou a pedagoga Flávia Meireles. (Secom/PMV)

Leia também:

Programa possibilita moradores cuidarem de áreas verdes
ES tem lista de espécies ameaçadas de extinção atualizada
“País precisa de plano para descarbonizar economia”, diz CNI
Fundação e ONG irão plantar 1 milhão de árvores na Amazônia
Conservação vai reflorestar até 3 mil hectares no norte do ES
COP27: Casagrande apresenta plano para neutralizar gases
Casagrande participa de reuniões durante COP 27 no Egito
Mudança de rumo do Brasil sob Lula agita a COP27
Indústria Brasileira apresenta propostas para a COP27
Equipe de resgate já recolheu 89 animais silvestres neste ano

TAGS:
VITÓRIA | CRIANÇAS | CUIDADO | SUSTENTABILIDADE | ATIVIDADES