EDUCAÇÃO

Crianças de Cmei lançam livro As aventuras da Ilha de Vitória

História foi escrita pelas próprias crianças em parceria com a escritora Eliana Zandonade. 

Em 19/12/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Luis Oliveira/PMV

Na cerimônia de lançamento do livro, os pequenos realizaram uma apresentação musical cheia de significado e afeto, com direito a camisas personalizadas e coreografia.

Um momento histórico que ficará marcado para sempre na memória das 22 crianças do grupo 6 do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rubem Braga, que fica em Monte Belo. A turma realizou na manhã de sexta-feira (16) o lançamento do livro coletivo "As aventuras da Ilha de Vitória", uma história escrita pelas próprias crianças em uma parceria com a escritora Eliana Zandonade. 

Na cerimônia de lançamento do livro, os pequenos realizaram uma apresentação musical cheia de significado e afeto, com direito a camisas personalizadas e coreografia. O evento contou com a presença dos familiares e responsáveis pelas crianças, tornando o momento ainda mais especial para todos. 

O livro traz uma história divertida e envolvente construída a partir do imaginário genuíno das crianças, em que a Ilha de Vitória se desprende de suas pontes em busca de aventuras. Além disso, todas as ilustrações contidas nos exemplares também são de autoria dos pequenos.  

Para chegar a esse resultado foram realizados diversos encontros, diálogos e até uma entrevista coletiva com a escritora Eliana Zandonade, além de pesquisas, saídas pedagógicas e exibição de vídeos. A ideia era estimular a imaginação e criatividade das crianças, de forma que pudessem criar possíveis aventuras para a Ilha de Vitória, personagem central do livro.

"Em nosso nosso projeto de Literatura Infantil "Ler, contar e encantar", estávamos conhecendo o autor Rubem Braga, que dá nome ao nosso Cmei. Desse autor, as crianças ouviram histórias e crônicas, fizeram reescrita, produziram textos verbo-visuais. Um dia convidamos a Escritora Eliana, que chegou contando histórias para as crianças e estimulando a produção de texto oral. Ela viu potencial na turma e trouxe uma ideia de que a Ilha de Vitória se desprendia de suas pontes em busca de aventuras. A partir daí, cada criança teve a oportunidade de contar para quais lugares a ilha poderia passear. A partir das histórias contadas pelas crianças e gravadas em áudio pela professora, ela transcreveu o texto e costurou a história com muito cuidado e afeto", explicou a professora do grupo 6, Ana Lucia Matos. 

A escritora fez questão de ir até a unidade de ensino prestigiar o lançamento do livro.  

"É uma emoção muito grande estar com vocês aqui hoje. Quando tivemos a ideia e seguimos em frente com essa proposta, sabíamos que seria um desafio, e ver o resultado aqui hoje e poder compartilhar com vocês, faz valer cada segundo. Uma ideia que surgiu a partir de uma memória minha de infância, e a partir dela fomos desenvolvendo uma história a partir da pura imaginação deles", disse Eliane Zandonade. 

Quem também esteve presente para ver de perto a conquista das crianças foi a secretária de Educação, Juliana Rohsner.  

"Lançar um livro é algo muito importante, é algo que muda o mundo, e hoje vocês estão lançando um livro feito por muitas mãos e que será lido por muitas mãos. Estou muito feliz por estar aqui hoje e por poder acompanhar esse momento com vocês. Acreditamos que a escola é um espaço de felicidade, autonomia, protagonismo, de construção de aprendizagem e também de convivência. E o Cmei Rubem Braga nos enche de orgulho e é uma referência na nossa cidade. Aos pais, deixo o recado que vocês podem ter certeza, seus filhos serão acolhidos com carinho e segurança em nossas Emefs, dando continuidade a esse trabalho de excelência que vocês encontram em nossos Cmei", disse a Secretária. 

Orgulho  

Ao fim do evento, as crianças tiveram um momento para dar autógrafos, como verdadeiros escritores, além de cada um deles levar um exemplar do livro para casa. O momento foi compartilhado e celebrado pelos pequenos, seus familiares e pela equipe escolar. 

"Foi maravilhoso e muito gratificante. Vejo nos olhos dela como ela está feliz neste momento. Esse Cmei é incrível, possui uma equipe dedicada e sempre acompanhando de perto e nos atendendo com qualidade", afirma a Elaine Silva, mãe da Valentina. 

"O mais interessante de todo esse processo foi ver ele chegando em casa em vários dias contando das coisas que vinham fazendo, feliz e orgulhoso. Ele está aqui desde os seis meses, e sempre fomos bem acolhidos e bem recebidos. Fico muito feliz de ver ele concluir essa fase aqui no Cmei Rubem Braga", disse Thais Oliveira, mãe do Estevão. (Secom/PMV)

Leia também:

Evento da UNESCO debate sobre Educação Básica no Brasil
Polo UAB de Vila Velha abre inscrição para graduação
Vitória nomeia mais profissionais para atuar na rede de ensino
Cariacica: Educação divulga lista de contemplados para escolas
Novas oportunidades de qualificação na plataforma Vix Cursos
Sedu realiza reunião de acolhimento em Escola de Aracruz
Escola de Aracruz inicia distribuição de cestas básicas
UniversidadES lança cursos livres on-line em parceria com Ifes
Escola para cientistas tem inscrições abertas para curso superior
Vila Velha passa a ter o melhor salário para professores
Cariacica: Alunos são aprovados em cursos profissionalizantes

TAGS:
VITÓRIA | CMEI | HISTÓRIA | LIVRO | CRIANÇAS