EDUCAÇÃO

Crianças de Viana produzem um jornal para estimular texto

As crianças da Educação de Viana produzem jornal para estimular o texto e a criatividade.

Em 15/07/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/PMViana

Os alunos realizaram entrevista com a população e, em matéria especial, uma conversa com a diretora da escola, Andrea Corrêa Lube.

Educação transformadora! Os alunos do quarto ano da EMEF Araçatiba produziram um jornal local durante as aulas de ALE - Aprofundamento de Leitura e Escrita. O material idealizado em sala de aula veio como estímulo aos pequenos à criação de texto e exploração da criatividade. 

O Jornal de Araçatiba traz conteúdo da localidade, apresenta espaços culturais, de lazer, esportivos e serviços para os leitores. Os alunos realizaram entrevista com a população e, em matéria especial, uma conversa com a diretora da escola, Andrea Corrêa Lube.

A iniciativa, da professora Shirley de Souza Gomes Martins com apoio da pedagoga Pamela Almeida Romanha, foi abraçada pela escola e impulsionada pela turma que produziu conteúdo que mistura afeto, ensinamentos e muita criatividade que saltam aos olhos de quem a lê.

A diretora revela que a ideia trouxe uma dinâmica de escrita e aprendizagem diferente e eficaz aos novos escritores:

"Essas formas de se expressar e aprender trazem muito valor e marca a criança, ajudando a fixar ainda mais os conteúdos e incentivar à leitura".

A professora Shirley conta que o jornal seguiu algumas etapas que ajudaram a lecionar a disciplina:

"Primeiro expliquei o que é um jornal, os títulos das matérias, fizemos trabalhos de colagens e leitura até chegar ao momento das entrevistas com as pessoas e a escrita. Foi inspirador".

A turma visitou a Prefeitura de Viana na tarde desta quinta-feira (14) e apresentou o trabalho à equipe da secretaria de Comunicação. Recebidos com muita empolgação por todos os membros da Secom, os porta-vozes do jornal revelaram o que mais gostam de escrever.

Thyarla Lima e Maria Isabelly Ribeiro contaram que usar a imaginação para escrever foi a melhor parte das aulas. Já o Leandro Ribeiro Araújo deixou escapar que fica empolgado quando escreve sobre futebol.

E nesse ritmo de empolgação, a secretária de Comunicação, Marcia Brito, parabenizou a equipe e deu dicas para criação de projetos na área:

"Ficou incrível o trabalho de vocês! Acho muito importante que já pequenos vocês tenham contato com o jornalismo para saber como funciona nosso trabalho e é gratificante saber que está ajudando na educação das nossas crianças. Além de crescerem com um novo saber, ainda aprendem a necessidade de buscar informações verdadeiras e através da comunicação fazer do mundo um lugar melhor", explicou.

A redação mirim ainda fez um passeio pela Prefeitura, entregando exemplares, e também na secretaria de Educação, antes de retornarem aos estudos, na EMEF Araçatiba, para mais um dia de jornal, ou melhor dizendo, aula. (Secom/PMViana)

Leia também:

Vitória: Estudantes do tempo integral e EJA recebem tablets
Vila Velha: Dia de Rock na escola para alunos e professores
EJA Cariacica abre matrículas para 2º semestre nesta quinta
Cachoeiro entrega notebooks para os professores da rede
Educação: Vitória repassa mais de R$ 2,5 mi aos conselhos
Ipemed chega ao ES com serviço médico gratuito a população
Sisu: começa hoje período de matrícula em universidades
Alunos recebem certificados de conclusão do curso de moda
Profissionais da Educação recebem progressão em Vitória
Prefeitura da Serra vai ofertar refeição para alunos nas férias

TAGS:
CRIANÇAS | VIANA | TEXTO | JORNAL | CRIATIVIDADE