EDUCAÇÃO

Crianças de Vitória aprendem sobre ecossistema marinho

Atividades práticas de educação ambiental ampliam conhecimento e estimulam a autonomia

Em 24/04/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

As crianças também conversaram com os pescadores e puderam observar os detalhes dos peixes capturados e manusear os pescados, como o robalo. Elas também aprenderam que não podem descartar o lixo "para os animais não comerem e ficarem doentes".

Atividades práticas de educação ambiental ampliam o conhecimento e estimulam a autonomia das crianças. Foi o que ocorreu com os pequenos dos grupos 2/3 e 3, do Centro Municipal de Educação Infantil de Tempo Integral (Cmei TI) Carlita Corrêa Pereira, localizado no bairro Piedade. Eles estiveram, na última semana, no píer de Iemanjá, na praia de Camburi, para observarem as tartarugas marinhas em seu habitat natural.

A iniciativa faz parte do projeto "Ecossistema Marinho", desenvolvido pela equipe do Centro de Educação Ambiental (CEA) Mata da Praia, ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). Durante todo o percurso, os educadores ambientais foram orientando os alunos e chamando a atenção para os animais que estavam próximos ao píer: garças, sabiás-da-praia, corujas buraqueiras, rolinhas e as tartarugas.

As crianças também conversaram com os pescadores e puderam observar os detalhes dos peixes capturados e manusear os pescados, como o robalo. Elas também aprenderam que não podem descartar o lixo "para os animais não comerem e ficarem doentes".

"Por meio dessas estratégias a criança se comunica, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos e se desenvolve", apontou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Projeto

O projeto Ecossistema Marinho teve início no último dia 12 de abril, com uma Roda de Conversa sobre os animais que vivem no fundo do mar e as questões dos resíduos sólidos descartados incorretamente, que acabam prejudicando a vida marinha. Na quarta-feira (19), ocorreu a visita ao píer de Iemanjá.

O projeto ainda realizará uma pescaria ecológica e trilha, no Parque Municipal Padre Alfonso Pastore, por ser uma mata de restinga, no dia 3 de maio; limpeza simbólica na praia de Camburi, no dia 1º de junho; e a dinâmica Caixa do Conhecimento, na qual os alunos demonstrarão o que aprenderam. Os professores continuarão com o projeto em sala de aula até outubro próximo. (Secom/PMV)

Leia também:

Escolas municipais de Vila Velha agora terão o ´SOS Escola´
Estudantes de Vitória participam de evento internacional
Linhares: Dia Nacional do Livro Infantil é celebrado nas escolas
Educadores dizem que ensino médio amplia desigualdades
Guarapari abre as inscrições para o Curso de Garçom
Matrículas de indígenas em universidades subiram 374% 
Projeto Alfabetiza Vila Velha realiza formação para professores
"Não vamos transformar escolas em prisão", diz Presidente Lula
70% das cidades não cumprem lei do ensino afro-brasileiro
Sedu libera mais de R$ 16,7 milhões aos Conselhos de Escola
Vitória disponibiliza novo curso de especialização técnica

TAGS:
PROJETO | CRIANÇAS | ECOSSISTEMA | VITÓRIA | MARINHO