CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Cubanos têm agora 35 áreas de internet sem fio.

Velocidade de conexão sem fio é de 1 MB.

Em 02/07/2015 Referência JCC

Os cubanos dispõem desde quarta-feira (1º) de 35 áreas de navegação de internet sem fio em espaços públicos de várias cidades da ilha, além de uma redução da tarifa atual de conexão à rede, informou a imprensa local.

Em Havana, as áreas ficam em uma região da avenida La Rampa, que abrange desde o emblemático Malecón até o Cinema Yara, dois parques nos municípios de La Lisa e Centro Habana; o anfiteatro do bairro Marianao e o Passeio da Vila Pan-Americana, em Cojímar, uma cidade situada ao leste da capital.

Este novo serviço ao qual têm acesso os usuários com contratos às contas locais Nauta dispõe de uma velocidade de conexão através dessa internet sem fio de 1 MB por usuário.

Também a partir desta quarta o preço da hora de navegação pela internet terá um rebaixamento de até 2 CUC (peso conversível, equivalente ao dólar) para os usuários da Nauta, o que representaria uma redução aproximada de 50% em relação ao custo que tinha até agora.

Em Trinidad, um dos principais polos turísticos da ilha que está situado na província central de Sancti Spíritus, a modalidade de serviço de WiFi público funciona em um parque dessa cidade desde o último mês de abril, segundo informou a Etecsa, que controla o setor de telecomunicações na ilha.

Em Cuba, a conexão doméstica à internet está restrita a poucos profissionais e as pessoas acessam à rede em salas de navegação estatais.

A ilha é um dos países do mundo com menor taxa de conectividade à internet, 5%, porcentagem que se reduz a 1% no caso da banda larga.

A Etecsa anunciou em fevereiro deste ano sua intenção de duplicar as salas de navegação existentes e encerrar 2015 com um total de 300, além de habilitar áreas públicas de conexão WiFi.

Fonte: EFE