CIDADANIA

Cultivo de horta ajuda jovens infratores na ressocialização em Viana.

O trabalho da horta tem ajudado na ressocialização e integração dos menores infratores.

Em 08/09/2016 Referência JCC

Com o objetivo de trabalhar a ressocialização de jovens que cumprem o Programa de Medidas Socioeducativas em Viana, um grupo de adolescentes que integra o programa está participando do plantio e cultivo de uma horta suspensa no pátio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que fica em Marcílio de Noronha. O trabalho da horta tem como tema central a 'Sustentabilidade' e tem ajudado na ressocialização e integração dos menores infratores.

No local, eles cultivam produtos como cebolinha, rúcula, alface, cenoura, coentro, salsa, alface, morango, alecrim, pimenta, couve, tomate e pepino. Para o plantio eles utilizam o reaproveitamento de materiais como garrafas pet, pneus e carrinho de mão que são descartados. A técnica da horta suspensa permite o cultivo de hortaliças e frutas com menor custo de produção, pois geralmente são feitas com materiais 100% sustentáveis.

As técnicas agrícolas do cultivo

De acordo com a psicóloga Maira Silva, que tem acompanhado de perto o trabalho com os adolescentes, essa é uma maneira dos jovens aprenderem as técnicas agrícolas do cultivo, além de ser um grande ganho para os jovens que cumprem as medidas socioeducativas.

“O significado maior desse projeto é a reintegração desses jovens na sociedade com outros propósitos de vida. O contato deles com essa possibilidade de agricultura, sustentabilidade, horticultura, faz com que consigam identificar a importância dessa atividade e ter outras perspectivas de vida”, explica.

A psicóloga disse que o projeto desenvolvido com os adolescentes já foi inscrito no Prêmio Inoves 2016. “Estamos concorrendo ao Prêmio e passamos para a fase seguinte. Agora é aguardar a visita dos organizadores para a avaliação do projeto”, destaca.

CREAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Viana presta serviços especializados e continuados a indivíduos com seus direitos violados, direcionando o foco das ações para as famílias, contribuindo para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, objetivando a superação da violação de direitos. 

A unidade oferece serviços continuados a cidadãos e famílias em situação de violação de direitos ou de risco pessoal e social por ocorrência de negligência e abandono, ameaças e maus tratos, violações físicas, psicológicas e financeiras, discriminações sociais e infringência aos direitos humanos e sociais, trabalho infantil e adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade.

Por Secom/Viana