AGROPECUÁRIA

Curso de bovinocultura de leite cresceu 1.000%, diz Embrapa

O Nutttec conferiu 17 mil certificados a produtores, técnicos que concluíram os cursos.

Em 13/01/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/ClimaInfo

O principal motivo deste crescimento, como explica William Bernardo, supervisor do Nutttec, foi a iniciativa de oferecer cursos gratuitos, logo quando a Organização Mundial de Saúde declarou a pandemia pelo novo coronavírus:

O Núcleo de Transferência, Treinamento e Capacitação em Pecuária de Leite (Nutttec) da Embrapa Gado de Leite conferiu cerca de 17 mil certificados a produtores, técnicos e estudantes que concluíram seus cursos de EAD (Ensino à distância) em 2020. Esse número é 1.000% maior, comparado à 2019, quando foram emitidos 1.700 certificados. O principal motivo deste crescimento, como explica William Bernardo, supervisor do Nutttec, foi a iniciativa de oferecer cursos gratuitos, logo quando a Organização Mundial de Saúde declarou a pandemia pelo novo coronavírus:

“Registramos 20.717 matrículas, sendo 11.051 certificados emitidos nesses cursos gratuitos motivados pela pandemia”.

Outra grande fonte de atração de interessados nos cursos EAD da Embrapa foi o Programa Jovens do Leite, instituído no ano passado, que atraiu 3.041 pessoas com 6.047 inscrições, com a emissão de 4.795 certificados. Já os demais cursos da Embrapa Gado de Leite (incluindo os cursos pagos) contabilizaram 1.749 inscrições, com 1.086 certificados emitidos.

Jovens do Leite

A Embrapa Gado de Leite oferece seis cursos presenciais, que estão temporariamente suspensos devido à pandemia. Quanto ao EAD, em 2020 foram oferecidos sete cursos. Em 2021, o EAD começa com a oferta de oito cursos (veja no quadro abaixo a relação com todos os cursos) além de outros que estão em elaboração e serão disponibilizados em breve no site da Embrapa Gado de Leite.

“Com relação a 2020, pode-se considerar que o Programa Jovens do Leite foi a grande novidade”, diz Bruno Carvalho, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Leite. Segundo ele, “o objetivo do Programa foi capacitar jovens do meio rural a se tornarem empreendedores de sucesso no agronegócio do leite, aumentando o desempenho técnico e econômico do empreendimento”. Ainda segundo Carvalho, “o Programa contribui também para a sucessão rural, fazendo com que os jovens permaneçam na atividade”.

Além dos sete cursos no formato EAD, totalizando 260 horas, os jovens (35 anos é o limite de idade para participar) puderam acompanhar sete “lives tira-dúvidas”, de duas horas cada, com especialistas. Para enriquecer o conteúdo técnico apresentado, o programa proporciona aos matriculados a oportunidade de participar de webinars com analistas e pesquisadores da Embrapa (atividade que será realizada em fevereiro deste ano).

Novos cursos

Bernardo conclui que  neste ano serão disponibilizados novos cursos no formato EAD.

“Iremos agregar inovações à plataforma para atender às demandas dos participantes”.

Além disso, a Embrapa utilizará novas ferramentas de comunicação voltadas para o ensino à distância.

Cursos em pecuária de Leite – Além de oferecer cursos personalizados, atendendo às demandas do setor, A Embrapa Gado de Leite disponibiliza oito cursos em EAD e outros seis, presenciais. Veja a seguir:

Cursos à distância

Cursos presenciais

(Suspensos temporariamente)

Silagem de capim para gado de leite

Atualização em pecuária de leite

Amostragem, coleta e transporte do leite

Formação de ordenadores

Melhoramento genético e controle zootécnico de rebanhos leiteiros

Produção de leite a pasto

Controle estratégico do carrapato dos bovinos de leite

Diagnóstico de brucelose e tuberculose (votado a veterinários)

Silagem de milho e sorgo para gado de leite

Inseminação artificial de bovinos

Produção de leite de qualidade

Aspiração folicular guiada por ultrassom em bovinos

Forrageiras para produção de leite

-

Implantação, manejo e recuperação de pastagens

Outros, sob demanda

Para mais informações sobre os cursos da Embrapa Gado de Leite, acesse o site: www.embrapa.br/gado-de-leite/cursos   (Por Rubens Neiva - AsImp/Embrapa)