CIDADANIA

De morador em situação de rua à repositor em supermercado

Saul Macartiney, de 31 anos, conseguiu retornar ao mercado de trabalho como repositor.

Em 21/08/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Edson Reis-Secom/PMS

Na última sexta-feira (19) foi lembrado o Dia Nacional e Municipal da Luta das Pessoas em Situação de Rua, e Saul Macartiney, de 31 anos, relembra o período difícil em que viveu nessa situação. Agora, Saul trabalha como repositor em um supermercado em Vila Nova de Colares,​ Serra (ES).

De acordo com o Decreto nº 7.053, de 23 de dezembro de 2009, que institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua, trata-se de grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares fragilizados ou rompidos e a inexistência de moradia convencional regular.

Essa população se caracteriza, ainda, pela utilização de logradouros públicos (praças, jardins, canteiros, marquises, viadutos) e áreas degradadas (prédios abandonados, ruínas, carcaças de veículos) como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como unidades de serviços de acolhimento para pernoite temporário ou moradia provisória.

Na cidade da Serra (ES), existe um sistema de abordagem e cadastramento dessas pessoas, feito pela Prefeitura Municipal, por meio do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), da Secretaria de Assistência Social (Semas) da Serra. Um exemplo disso é o jovem Saul Macartiney, de 31 anos, que já esteve em situação de rua, mas hoje, vive uma realidade diferente.

Após receber atendimento e apoio dos serviços de assistência social, Saul conseguiu emprego e, aos poucos, está reorganizando seu projeto de vida.

“Eu caí, mas recebi ajuda e estou conseguindo me levantar”, declara Saul 

Ele é uma das 463 pessoas em situação de rua cadastradas de janeiro a junho deste ano pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), da Secretaria de Assistência Social (Semas) da Serra. Na última sexta-feira (19) foi lembrado o Dia Nacional e Municipal da Luta das Pessoas em Situação de Rua, e Saul relembra o período difícil em que viveu nessa situação.

O jovem conta que trabalhava como porteiro em um prédio residencial em outro município da Grande Vitória e morava em uma casa cedida por uma igreja. No entanto, a instituição religiosa pediu o imóvel e, sem ter onde ficar, Saul acabou também não conseguindo se manter no emprego. Distante da minha família, decidiu vir para a Serra.

“Eu já sabia do serviço ofertados no Centro Pop porque passei por um momento difícil também há cerca de quatro anos. Desta vez, fiquei duas semanas dormindo nas ruas, em Laranjeiras. Passei frio, ficava com medo do que poderia acontecer de noite, mas recebi ajuda no Centro Pop. A equipe me deu apoio e até me ajudou a fazer o currículo para arrumar trabalho. Fiquei três meses dormindo no abrigo noturno da prefeitura”, relembrou.

Em maio, o jovem saiu com currículo nas mãos. Ele conta que foi a pé do Centro Pop, em Jardim Limoeiro, até o Sine, em Portal de Jacaraípe. No meio do caminho, passou na frente de um supermercado em Vila Nova de Colares e decidiu deixar ali mesmo um currículo.

“Eu entrei e um gerente me perguntou: ‘você quer trabalhar mesmo, meu filho?’. Na mesma hora respondi ‘sim’ e fiquei confiante. Duas semanas depois, o setor de recursos humanos da empresa me chamou e estou há três meses trabalhando como repositor no supermercado. Estou muito feliz, mas tenho muito ainda a avançar”, disse.

O repositor revela que tem alguns sonhos, como concluir o ensino médio e entrar na faculdade para se tornar psicólogo. Outro sonho, ainda mais importante, é conquistar a confiança das pessoas e retomar de fato a vida.

“Graças a Deus nunca me envolvi com drogas, mas dei passos errados na vida e sei que isso me levou a situações difíceis. Agora estou tendo uma nova chance e vou conseguir vencer. O apoio que recebi da prefeitura foi muito importante para isso. Ainda não tenho nada na minha casa, mas aos poucos vou conseguindo. O mais importante mesmo é ganhar a confiança das pessoas e mostrar que tenho capacidade de vencer”, declarou. 

A história de Saul Macartiney é uma das muitas registradas pela Prefeitura da Serra através dos trabalhos realizados pela equipe da Secretaria de Assistência Social (Semas) com pessoas em situação de rua.

“São casos como o do Saul que mostram que os serviços que prestamos são fundamentais para garantia de direitos, dignidade, cidadania e inclusão social. São atendimentos em diversas áreas, como assistência social, saúde, educação e trabalho, sempre buscando o desenvolvimento integral da pessoa com foco na reinserção no mercado de trabalho, no núcleo familiar e na sociedade”, concluiu Cláudia Silva.

Abordagem Social

A Prefeitura da Serra oferta atendimento psicossocial de forma continuada para as pessoas em situação de rua, buscando a resolução das necessidades imediatas delas.

É o Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), da Secretaria Municipal de Assistência Social, que identifica essas pessoas e faz todo o atendimento e acompanhamento, entendendo a real situação vivida.

As pessoas são encaminhadas para o Centro Pop, que é o centro de referência especializado para pessoas em situação de rua, onde são ofertados vários serviços, como cuidados com higiene pessoal, acompanhamento psicológico e encaminhamento para mercado de trabalho.

A Prefeitura da Serra possui três abrigos para pessoas nessa situação e o Centro Pop, a partir da aceitação do indivíduo atendido, faz o encaminhamento para um desses locais.

Leia também:

Ação em Cariacica terá emissão da carteira de identidade
Cariacica: vários serviços gratuitos à população no sábado
Bairro de Fátima vai receber Aracruz + Cidadania sábado (20)
Vitória abre portas para dignidade e esperança dos munícipes
> ​Abertura de novas vias e pavimentação no bairro Divino ES
Serra leva advogados de graça no terminal de Laranjeiras
Prefeitura de Cachoeiro vai iniciar obras em bairros da cidade
> ​Vila Velha: Drenagem e patrolamento para melhoria de vias
Prefeitura de Ibiraçu entrega oito unidades habitacionais
Viana: Prefeitura inaugura unidades móveis de capacitação
Linhares entrega nova praça para os moradores de Planalto

TAGS:
SERRA | SERVIÇO | SOCIAL | SITUAÇÃO | SUPERMERCADO | EMPREGO