POLÍTICA CAPIXABA

Decreto reestrutura forças de segurança e promove militares

O decreto foi assinado nesta segunda-feira (27), pelo governador do ES, Renato Casagrande.

Em 27/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Hélio Filho-Secom/ES

As medidas visam a levar aos capixabas serviços de segurança mais eficientes, conforme as diretrizes do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, nesta segunda-feira (27), o decreto que concretiza a reestruturação organizacional da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES). Com isso, novas unidades serão criadas, além da retomada do antes extinto Batalhão de Missões Especiais (BME) da PMES. A solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória, também marcou a progressão de carreira a 83 militares das duas Corporações.

As medidas visam a levar aos capixabas serviços de segurança mais eficientes, conforme as diretrizes do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Para isso, o Governo do Estado autorizou, além da retomada do BME, a abertura de quatro novas Companhias Independentes da Polícia Militar, em Nova Rosa da Penha (Cariacica) e São Torquato (Vila Velha), na Grande Vitória; e em Jaguaré e Pinheiros, no interior do Estado.

Ainda na estrutura da Corporação, o Comando de Polícia Ostensiva Metropolitano (CPOM) passa a ser dividido em duas unidades, uma responsável pelo comando do policiamento em Vitória e Serra, outra abrangendo os municípios de Cariacica, Vila Velha, Viana e Guarapari. Já a Companhia Independente de Missões com Cães será elevada ao patamar de Batalhão de Ações com Cães (BAC).

Corpo de Bombeiros

No Corpo de Bombeiros, novas unidades também foram criadas, como o Centro de Inteligência de Defesa Civil (Cidec), o Centro Especializado de Resposta à Desastres (CERD), a 4ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, localizada no município de Vila Velha, e a 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, no município de Serra.

O novo decreto ainda altera a nomenclatura dos Comandos de Policiamento Ostensivo (CPOs), importantes unidades da PMES. Antes divididos em Metropolitano, Norte, Sul, Noroeste e Serrano, eles passam a ser Comandos de Polícia Ostensiva Regional, sendo o 1º responsável pelos territórios de Vitória e Serra, o 2º pela região norte do Estado, 3º pelo Sul, 4º pelo Noroeste, 5º pelo Sul e 6º pelos municípios de Vila Velha, Cariacica, Viana e Guarapari.

“Temos resolvido questões históricas dentro das forças de segurança, como o gargalo que existia, especialmente na PMES com o afunilamento de vagas para o militar avançar na carreira. Em 2014, deixamos a área da segurança pública organizada e a encontramos em 2019 novamente desorganizada e destruída. Recuperamos boa parte das vagas, estamos fazendo investimentos, pois confio nas forças de segurança do Estado e tenho confiança que nossas ações vão produzir resultados no enfrentamento à criminalidade”, pontuou o governador Casagrande.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, falou sobre a importância da progressão na carreira dos militares.

“Hoje é um dia especial e emocionante para esses militares que estão aqui, recebendo suas promoções ao lado das famílias. Com a reestruturação, além de termos um melhor serviço prestado à população de diversas áreas do Estado, tivemos a oportunidade de fazer Justiça com a abertura de mais vagas dentro dos quadros de oficiais”, disse.

Concursos

Ainda dentro das ações de reestruturação das forças de segurança, dentro das diretrizes do programa Estado Presente em Defesa da Vida, estão os concursos públicos já autorizados pelo Governo do Estado. Já estão em andamento na parte administrativa e de contratação de banca os certames da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

Na Polícia Militar, serão 671 vagas, sendo 560 praças combatentes; 20 oficiais médicos; 20 oficiais dentistas; 5 oficiais farmacêuticos/bioquímicos; 2 oficiais médicos veterinários; 10 oficiais enfermeiros; 30 praças especialistas da saúde; 2 oficiais músicos e 22 praças músicos. No Corpo de Bombeiros, serão contratados 80 soldados e na Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) são mais 40 vagas para delegado de polícia.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, lembrou o quanto havia de desmotivação nas equipes das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros, no início da atual gestão, em função da ausência de diálogo e da falta de investimentos na Segurança Pública entre 2015 e 2018. 

Dificuldades

Coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, Duboc ressaltou que, mesmo em meio a muitas dificuldades, o Governo do Estado conseguiu entregar no ano de 2019 o melhor resultado na Segurança Pública dos últimos 26 anos no Espírito Santo. Até o momento, este ano já registra o segundo melhor resultado da série histórica de homicídios. 

“Criamos recentemente a Muralha Eletrônica e a disponibilizamos para o uso das forças de segurança do Estado para que, juntos, possamos coibir os crimes. O governador vem realizando grandes investimentos na área da Segurança Pública, mas também em outras áreas em todos os municípios. Recentemente entregou armamento à nossa Guarda Municipal, agora está criando mais uma Cia. Independente na Grande São Torquato, dando um novo alento à comunidade”, declarou o prefeito Arnaldinho Borgo.

Também estiveram presentes os secretários de Estado, Gilson Daniel (Governo), Nara Borgo (Direitos Humanos) e Coronel Aguiar (Casa Militar); o senador da República, Marcos do Val; os deputados estaduais Coronel Alexandre Quintino, Luiz Durão e Freitas; e o delegado geral da Polícia Civil, José Darcy Santos Arruda. (As informações são do Governo/ES)

Leia também:

Governo inaugura obras e anuncia recursos para São Mateus
Renato Casagrande inaugura complexo esportivo em Jaguaré
Juíza manda Soraya Manato excluir postagem de conteúdo falso
Governador anuncia projeto para rampa de escape na ES-164
ES debate regionalização dos serviços de resíduos sólidos
Aracruz implanta programa para fortalecimento do seu SCI
Ato marca entrega de doses da CoronaVac obtidas pelo Governo
Semana Nacional de Trânsito começa no ES com foco em motos
Plenário da ALES aprova restrição para curso preparatório
Governo do Estado anuncia reforma da escola Maria Penedo
Casagrande entregou obras em Governador Lindenberg

TAGS:
CORPO DE BOMBEIROS | SEGURANÇA | PM-ES | CASAGRANDE | SERVIÇOS | CAPIXABAS