ECONOMIA INTERNACIONAL

Decreto reforça parcerias comerciais entre Brasil e EUA

Protocolo, quando colocado em prática, atenderá reivindicações do setor privado dos países

Em 09/06/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Valter Campanato/Agência Brasil

A Secretaria-Geral acrescenta que, o acordo vai facilitar comércio e investimento, bem como garantir procedimentos aduaneiros eficientes e transparentes, visando a redução de custos e assegurar previsibilidade para importadores e exportadores.

O presidente Jair Bolsonaro editou hoje (9) um decreto pelo qual entram em vigor regras comerciais e de transparência de um acordo entre Brasil e Estados Unidos assinado em 19 de outubro de 2020.

“Trata-se de pacote comercial ambicioso e moderno, que visa à promoção dos fluxos bilaterais de comércio e investimento”, informou o Ministério da Economia.

Na avaliação da pasta, ao modernizar as regras de intercâmbio comercial, o protocolo, quando colocado em prática, atenderá reivindicações do setor privado dos dois países.

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República explica que a iniciativa tem, entre seus objetivos:

“Reforçar a parceria econômica; facilitar o comércio, investimento e boas práticas regulatórias; garantir procedimentos aduaneiros eficientes; e assegurar previsibilidade para importadores e exportadores”.

O protocolo ao qual o decreto se refere apresenta cinco artigos. Em seu primeiro anexo, outros 21 artigos tratam da facilitação do comércio e da administração aduaneira. O Anexo 2 contém 19 artigos que tratam da regulamentação de “boas práticas”; e o terceiro anexo apresenta sete artigos que abordam práticas de anticorrupção.

“O anexo sobre facilitação de comércio é o texto mais avançado negociado nessa área pelo Brasil, indo além, em diversos aspectos, do Acordo sobre Facilitação de Comércio (AFC) da Organização Mundial do Comércio (OMC). O anexo a respeito de boas práticas regulatórias representa o primeiro acordo com cláusulas vinculantes já adotado pelo Brasil. O anexo anticorrupção reitera, bilateralmente, obrigações legislativas a que os dois países se comprometeram no âmbito multilateral”, detalha o Ministério da Economia.

A Secretaria-Geral acrescenta que, além de regular e detalhar procedimentos administrativos, o acordo vai facilitar comércio e investimento, bem como garantir procedimentos aduaneiros eficientes e transparentes, visando a redução de custos e assegurar previsibilidade para importadores e exportadores.

Também terá, como efeito, estímulos à cooperação na área de facilitação de comércio e de aplicação da legislação aduaneira, minimizando formalidades e promovendo medidas contra a corrupção.

Por fim, dará “transparência ao público e aos agentes econômicos de todas as dimensões e em todos os setores”, complementa a secretaria. (Por Por Pedro Peduzzi/Agência Brasil)

Leia também:

Com impulso de Fast Retailing, ações do Japão fecham em alta
Dólar sobe para R$ 4,80 e fecha no maior valor em 1 semana
Bolsas da Ásia fecham em alta, após sólidos ganhos em WS
Bolsas da Ásia fecham mistas, com desaceleração da China
Bolsas da Ásia fecham em baixa, com restrições na chinesa
Bolsas da Ásia fecham em baixa, após tombo em Nova York
Fed: Ações de Hong Kong caem sob peso de tecnologia
Setor moveleiro: as exportações crescem 27,5% em janeiro
Bolsas da Ásia e Pacífico fecham em baixa, após perdas em NY
Bolsas da Ásia fecham em alta após China anunciar pacote

TAGS:
DECRETO | JAIR BOLSONARO | BRASIL | EUA | REIVINDICAÇÕES