ESPORTE INTERNACIONAL

Del Valle derrota Flamengo nos pênaltis e é campeão da Recopa

Rubro-Negro perdeu nos pênaltis para o Independiente Del Valle, por 5 a 4, e tchau Recopa.

Em 01/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Armando Paiva / LANCE! / Foto: LANCE!

Diante de mais de 71 mil torcedores, o Flamengo sofreu para abrir o placar, marca no último minuto e leva a decisão para os pênaltis. Arrascaeta, de herói a vilão, perde a cobrança.

O cenário estava desenhado para uma grande noite do Flamengo, mas o time de Vítor Pereira frustrou os mais 71 mil torcedores que foram ao Maracanã nesta terça-feira. Depois de arrancar uma vitória por 1 a 0 nos acréscimos do tempo regulamentar, o Rubro-Negro perdeu nos pênaltis para o Independiente Del Valle, por 5 a 4, e o clube equatoriano conquistou a Recopa Sul-Americana.

O Flamengo teve o domínio das ações ofensivas, mas esbarrou na defesa adversária. O gol só saiu aos 50 minutos da etapa final, com Arrascaeta. Nas penalidades, contudo, o uruguaio foi de herói a vilão, parando em Moisés Ramíres na cobrança que abriu a disputa. Com 100% de aproveitamento nas cobranças, o Independiente Del Valle ignorou as vaias do Maracanã e saiu para festejar o título.

Precisando da vitória, Vítor Pereira preparou uma novidade para a partida. Com Thiago Maia recuado para a linha defensiva, ao lado de David Luiz e Fabrício Bruno, os laterais Varela e Ayrton Lucas se posicionaram como pontas. A intensidade do time do Flamengo também foi um diferencial, e logo ficou claro que a pressão em cima do Independiente Del Valle seria grande.

Nada de gol

Contando com Everton Ribeiro para clarear o jogo e comandar o ataque, o Flamengo desperdiçou chance atrás de chance no primeiro tempo. Ao todo, foram 10 finalizações, com Fabrício Bruno e Ayrton Lucas acertando a trave em cabeçadas aos 29 e aos 31 minutos, respectivamente.

Já Pedro, em cabeçada, e Varela, ao finalizar de dentro da área, obrigaram o goleiro Moisés Ramírez a trabalhar, aos 14 e aos 47. Ainda nos acréscimos, Arrascaeta também teve chance de marcar, mas foi mais uma chance por um Flamengo que atacou com cinco ou seis jogadores na área adversária.

rcida do Flamengo. Com a bola rolando, o time de Martín Anselmí até teve oportunidades de contra-atacar, mas abusou dos passes errados. A única defesa de Santos foi aos 28, em cobrança de falta de Alcívar.

Sem mudanças de lado a lado, os 20 minutos iniciais da etapa final foram diferentes. O Flamengo seguiu com a posse de bola, mas não encontrou espaços. Abusando dos cruzamentos - foram 11 neste período -, o time de Vítor Pereira facilitou o trabalho dos altos zagueiros do Independiente Del Valle. A única finalização acabou sendo de Pedro, mas a cabeçada foi à esquerda do gol adversário.

Diante das dificuldades do Flamengo em superar a marcação adversária, Vítor Pereira apostou na velocidade de Everton Cebolinha e na qualidade de Gerson. O cenário do jogo, contudo, seguiu o mesmo. Martín Anselmí, que já tinha lançado Rodríguez no jogo, renovou o fôlego com Landazúri e Hoyos. A equipe equatoriana seguiu ineficiente, sem aproveitar os espaços dados pelos mandantes.

A partir dos 35, o Del Valle praticamente abdicou de tentar atacar, marcando com os 10 homens de linha atrás da bola. O Flamengo, já na base do "tudo ou nada" e com Matheus Gonçalves e Matheuzinho em campo, foi incapaz de criar oportunidades. A única saída parecia ser a bola aérea.

Os minutos se passaram, vieram os acréscimos e já parecia que o Flamengo iria frustrar os 71 mil torcedores que foram ao Maracanã. Parte dos rubro-negros, inclusive, já haviam entoado o canto de "time sem vergonha", quando Arrascaeta apareceu. O uruguaio, que teve atuação discreta na partida, apareceu livre dentro da área, aos 50, para completar o passe perfeito de Everton Cebolinha.

A jogada, bem trabalhada por Gabigol da direita para esquerda, foi a última do tempo regulamentar.

Prorrogação

Aliviada a tensão do Maracanã, os 30 minutos da prorrogação passaram voando. Não por conta das atuações dos times. O Flamengo teve a bola, mas não se arriscou. O Del Valle, após 90 minutos mais acréscimos e o baque pelo gol sofrido, pareceu não ter mais "pernas" para atacar. A verdade é que os goleiros foram exigidos. As chances de brilhar de Santos e Ramírez ficaram para os pênaltis.

Arrascaeta perde

A responsabilidade de abrir as cobranças foi de Arrascaeta. O chute firme, do lado esquerdo, parou na defesaça de Moisés Ramírez. Depois disso, ninguém mais perdeu. Pelo Flamengo, cobraram David Luiz, Everton Cebolinha, Gerson e Gabigol. Pelo Del Valle, Favarelli, Hoyos, Previtalli, Schunke e Landázuri tiveram 100% de aproveitamento e garantiram o título inédito para o clube equatoriano.

Ficha técnica

FLAMENGO 1X0 INDEPENDIENTE DEL VALLE
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 28 de fevereiro de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Andres Matonte (URU)
Assistentes: Nicolas Tarán (URU) e Martin Soppi (URU)
Árbitro de vídeo: Andres Cunha (URU)
Público/Renda: 65.739 pagantes / 71.411 presentes / R$ 5.693.362,50
Gols: Arrascaeta (1-0, 50'/2ºT)
Cartão amarelo: Everton Ribeiro, Thiago Maia, Vidal, Varela, David Luiz, Mateusão, Gerson e Gabigol (FLA); Carabajal, Pellerano, Alcívar, Faravelli e Moisés Ramírez (IDV)
Cartão vermelho: Não houve.

FLAMENGO 
Santos; Varela (Matheuzinho, 37'/2ºT), Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas (Mateusão, 7'/2ºP); Thiago Maia (Everton Cebolinha, 27'/2ºT), Vidal (Gerson, 27'/2ºT), Arracaeta e Everton Ribeiro (Matheus Gonçalves, 37'/2ºT); Gabi e Pedro (Marinho, 7'/2ºP). Técnico: Vítor Pereira

INDEPENDIENTE DEL VALLE 
Moisés Ramírez; Schunke, Carabajal e García Basso; Matías Fernández, (Mercado, 48'/2ºT) Pellerano (Previtalli, 9'/1ºP), Favarelli e Caicedo (Cortéz, 9'/1ºP); Alcívar (Rodríguez, 18'/2ºT), Sornoza (Hoyos, 26'/2ºT) e Lautaro Díaz (Landazúri, 26'/2ºT). Técnico: Martín Anselmí. (LANCE!)

Leia também:

Flamengo busca reviravolta contra Del Valle pelo título da Recopa
Brasileiro Felipe Drugovich pode estrear na F-1 no domingo
Bia Ferreira e Keno Marley são campeões do torneio de boxe
Fluminense anuncia contratação do lateral-esquerdo Marcelo
Seleção feminina joga bem, mas perde de 2 a 1 para os EUA
Flamengo sai atrás do Del Valle na Recopa Sul-Americana
Real Madrid vence Liverpool na ida das oitavas da Champions
Time Giannis vence Time LeBron e é campeão do All-Star Game
Carnaval 2023: Arena Esportiva contará com aulas gratuitas
Inscrições abertas para a Temporada de Areia em Cachoeiro
Paulo Games vai disputar o ‘Itapemirim Fight’ de jiu-jitsu

TAGS:
CAMPEÃO | DEL VALLE | FLAMENGO | PÊNALTIS | RECOPA SUL-AMERICANA | MARACANÃ