SAÚDE

Dengue: Linhares alerta sobre a infestação do mosquito

A Vigilância alerta sobre a infestação do mosquito e pede a colaboração dos moradores.

Em 16/11/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/Felipe Reis

No mês de setembro, o índice era de menos de um por cento, ou 0,76% de infestação predial. Em outubro, houve um aumento de 73% ao subir para 1,32% dos imóveis trabalhados com a presença do mosquito aeds Aegypti.

A Vigilância em Saúde de Linhares volta a alertar sobre o crescimento da infestação do mosquito Aedes aegypti, o transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. O município apresenta um considerável aumento no índice da presença do mosquito.

No mês de setembro, o índice era de menos de um por cento, ou 0,76% de infestação predial. Em outubro, houve um aumento de 73% ao subir para 1,32% dos imóveis trabalhados com a presença do mosquito aeds Aegypti.

A Vigilância faz um outro alerta importante: o resultado do Levantamento do Índice Rápido (LIRA), apresentou um índice ainda mais alto, chegando a 3,4% dos imóveis com a presença do mosquito. O levantamento é feito em todo o município, em todos os bairros em uma única semana, aleatoriamente.

“A gente alerta a população quanto ao período do chuva e período de alta temperatura, quando o mosquito se reproduz com uma rapidez maior. Pedimos à população para redobrar os cuidados na limpeza dos imóveis, especialmente nos quintais para evitar que o descuido não venha a trazer a circulação viral e mais casos das doenças transmitidas pelo mosquito”, pontuou o assessor técnico da Vigilância Ambiental, Sérgio Lubiana.

Segundo ele, os casos de dengue tendem a aumentar quando é registrado um índice maior de infestação do mosquito, considerando-se que há o registro do vírus Dengue 1 circulando na cidade. Por isso, todo o cuidado é pouco, reforçou Lubiana.

Visitas

No mês de outubro, foram visitados 21 mil imóveis pelos agentes de controle de endemias nas visitas de rotina. Destes, 1,32% estavam com a presença do mosquito Aedes aegypti. Ou seja, 277 imóveis tinham o foco do mosquito. No levantamento de índice rápido, foram visitados 3.841 imóveis, com um índice de 3,4% de positividade para a dengue. Havia foco de mosquito em 130 imóveis.

Com o sinal de alerta ligado, os agentes de controle de endemias estão intensificando a eliminação de criadouros e alertando as pessoas sobre a necessidade de redobrar os cuidados para eliminar o mosquito Aedes aegypti. Cabe à população, colaborar.

Nas visitas em domicílio nos bairros e no interior, os técnicos eliminam criadouros de mosquitos, fazem coleta de larvas e passam orientações aos moradores. Os procedimentos são feitos também nos chamados pontos estratégicos, como borracharias, cemitérios, ferros-velhos, pontos de reciclagem e outros. Mas é preciso que a população também faça a sua parte. (Por Valda Pessotti Ravani-Ascom/PML)

Leia também:

Saúde da Serra amplia horário e dia de testagem para Covid
Cariacica abre vacinação de crianças menores de três anos
Casos de covid-19 no RJ aumentam 430% em uma semana
Covid-19: Fiocruz identifica nova variante da Ômicron
Técnicos pedem vacinas para impedir mutações de variantes
Nova Venécia promoverá campanha do Novembro Azul
Viana realizou 700 exames de mamografia no Outubro Rosa
Mais de 69 milhões não tomaram reforço contra covid-19
Espírito Santo recebe doses da Pfizer pediátrica contra Covid
Novembro Azul: Linhares vai realizar testes rápidos de PSA

TAGS: 
LINHARES | DENGUE | INFESTAÇÃO | MOSQUITO | DOENÇAS