SAÚDE

Dengue: Vigilância Ambiental elimina mais de 600 criadouros

Equipe de Vigilância Ambiental de Vila Velha está visitando imóveis no combate à dengue.

Em 21/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

Cerca 660 criadouros puderam ser eliminados e outros 620 depósitos, como caixas d’água e piscinas, foram tratados.

A equipe de Vigilância Ambiental de Vila Velha está visitando, aos sábados, imóveis por todo o município no combate à dengue. O objetivo é reduzir pendências que podem ocorrer nas visitas dos agentes durante a semana e que, por algum motivo, os responsáveis pelo domicilio não estejam no local. 

Este último sábado (18) marcou o segundo final de semana em que a equipe fez as inspeções. No total das duas ações, foram visitados 2.800 imóveis, que são aqueles que estavam pendentes e não puderam ser vistoriados durante a semana. Na ocasião, cerca 660 criadouros puderam ser eliminados e outros 620 depósitos, como caixas d’água e piscinas, foram tratados. O município segue trabalhando para que não haja números elevados de casos de dengue.

Para evitar a proliferação, é importante não deixar acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros, pois são ambientes propícios para o transmissor.

Combate aos mosquitos 

Em busca de combater a infestação de mosquitos, a equipe de Vigilância Ambiental do município vem fazendo diversos trabalhos. Para poder inibir a evolução da larva ao estágio adulto, é feito o controle larval em canais, valas, bueiros, fossas, caixa de esgoto e caixa de passagem.

Já o controle do mosquito adulto é feito através dos carros fumacê, de acordo com os critérios epidemiológicos e climáticos, além das visitas em pontos estratégicos como cemitérios, borracharias, transportadoras, ferros velhos, dentre outros locais que tem alta rotatividade de depósitos propícios à proliferação de foco do mosquito. 

Para o controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, são realizadas, através do programa de Educação e Mobilização Social, ações educativas e vistorias em escolas, locais públicos e obras em atividade. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Setembro é o Mês Mundial da Doença de Alzheimer
Rodoviária de Vitória fará testes de RT-PCR a partir de terça (21)
Serra abre agenda nesta segunda para maiores de 12 anos
> Viana amplia vacinação contra Covid-19 em parceria com a PRF
Pfizer-BioNTech: vacina protege as crianças de 5 a 11 anos
Vila Velha abre agendamento para 2ª dose nesta segunda (20)
ES recebe 1º lote da Coronavac comprado pelo Estado
Prefeitura de Serra abre agenda para vacinar com D1 e D2
Morte de jovem em SP não foi causada por vacina da Pfizer
Cidades mineiras passam a fazer parte de ensaios da ButanVac
Fiocruz avalia efetividade da CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer

TAGS:
VILA VELHA | DENGUE | VIGILÂNCIA AMBIENTAL | COMBATE | MOSQUITO