ECONOMIA NACIONAL

Desconto para pagar IPVA 2023 à vista poderá chegar a 20%

Essa dedução não ocorre em todos os estados do país, já que as regras muda em cada estado.

Em 10/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Xb100/Freepik

Pagamento do IPVA em cota única pode garantir um bom desconto.

O pagamento à vista do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) garante ao motorista um abatimento no valor do tributo, podendo chegar a 20% de desconto.

Infelizmente essa dedução não ocorre em todos os estados do país, já que as regras do IPVA mudam em cada unidade da federação.

Os motoristas dos estados da Bahia e do Amapá são os que podem usufruir do desconto de 20% do tributo em caso do pagamento à vista, a maior dedução oferecida no país em 2023.

Na sequência aparecem Amazonas, Piauí, Rio Grande do Sul e Rondônia, onde o abatimento pode ser de 15%, dependendo de quando ocorre o pagamento da cota única. O Pará também oferece desconto de 15%, mas somente para veículos que não tenham sido multados nos últimos dois anos. Para os veículos que não tem multas no último ano, a dedução é de 10%, enquanto que nos demais casos, o desconto é de 5%.

Entre os estados que oferecem descontos com uma porcentagem estão Acre, Ceará, Distrito Federal Paraíba, Sergipe e Tocantins (desconto de 10%); Pernanbuco (7%); Alagoas e Rio Grande do Norte (5%); e Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo (3%). Em Goiás, o abatimento para o pagamento integral do IPVA fica entre 5% e 10%, mas só é válido para quem faz parte do programa Nota Fiscal Goiana.

Se a maioria dos motoristas do país ficaram com inveja dos baianos e amapaenses e seu desconto de 20% no imposto de veículos, imagine como ficam os condutores de Santa Catarina e Roraima, únicos estados que não oferecem dedução no IPVA para o pagamento em cota única. (Por redação, Isto é dinheiro)

Leia também:

Audi garante que abandonará carro a combustão a partir de 2033
Anfavea comenta após segundo pior mês de vendas em 2021
Chips: Renault deve produzir 300 mil veículos a menos em 2021
Reuso: Reciclar e consertar, os desafios do setor automotivo
Citroën terá 1 carro novo por ano na América do Sul até 2024
Com a crise da pandemia, Nissan e Toyota param atividades
Renault acumulou prejuízo histórico de € 8 bilhões em 2020
Renault diz que vai focar em carros de maior valor para o Brasil
Vendas de veículos somam 2,06 milhões e caem 26,2% em 2020
Peugeot e Fiat criam grupo para enfrentar o mercado

TAGS:
IPVA | DESCONTOS | REGRAS | VEICULOS | FEDERAÇÃO