ECONOMIA NACIONAL

Desemprego é maior entre mulheres e negros, diz IBGE

Taxa de desocupação no 1º trimestre deste ano foi maior entre as mulheres, pretos e pardos.

Em 18/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Rovena Rosa/Agência Brasil

Segundo a pesquisa, a taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 10,8%, enquanto entre os homens o índice foi de apenas 7,2%.

A taxa de desocupação no primeiro trimestre deste ano foi maior entre as mulheres, pretos e pardos. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) foram divulgados nesta quinta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Segundo a pesquisa, a taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 10,8%, enquanto entre os homens o índice foi de apenas 7,2%.

“A taxa das mulheres é 50% maior do que a dos homens. Mas a gente vê que houve um aumento da taxa tanto para mulheres quanto para homens”, afirma a pesquisadora do IBGE Alessandra Brito. 

No último trimestre de 2022, o índice de desocupação das mulheres era de 9,8% enquanto o dos homens era de 6,5%. 

No recorte por cor ou raça, o IBGE verificou que a taxa de desocupação, no primeiro trimestre deste ano, era de 11,3% entre os que se autodeclaravam pretos, 10,1% entre os pardos e 6,8% entre os brancos. 

“A maior taxa de desocupação entre mulheres e entre pessoas de cor preta e parda é um padrão estrutural do Brasil, que a pesquisa acaba refletindo. Essas populações também estão sobrerrepresentadas na informalidade, se comparadas aos homens e às pessoas de cor branca”, explica Alessandra. 

Também foi verificada uma taxa maior para aqueles que têm ensino médio incompleto (15,2%). A menor taxa foi encontrada nas pessoas com ensino superior completo (4,5%). Nos demais níveis de escolaridade, os índices foram os seguintes: sem instrução (6,7%), fundamental incompleto (8,7%), fundamental completo (10,1%), médio completo (9,9%) e superior incompleto (9,2%). 

Na análise das faixas etárias, os mais jovens enfrentam maiores dificuldades em encontrar emprego. De 18 a 24 anos, a taxa de desocupação é de 18%. De 25 a 39 anos, a taxa cai para 8,2%. Na faixa de 40 a 59 anos, passa para 5,6%. E chega a 3,9% entre aqueles que têm mais de 60 anos. (Por Vitor Abdala/Agência Brasil)

Leia também:

Postos serão fiscalizados para garantir queda nos preços
Indústria tem queda na produção e no emprego em abril
Governo estuda cashback de imposto sobre alimentos
Banco do Brasil tem lucro de R$ 8,5 bilhões no 1º trimestre
Petrobras anuncia redução do valor do diesel e da gasolina
Serviços crescem 0,9% de fevereiro para março, revela IBGE
Previsão da inflação subiu para 6,03% este ano, diz Boletim Focus
Levantamento da Conab estima recorde na produção de grãos
Indústria brasileira cresce em março após duas quedas seguidas
Bolsas da Ásia oscilam, após dados da balança comercial chinesa

TAGS:
DESEMPREGO | MULHERES | NEGROS | IBGE | PARDOS