CENÁRIO EMPREENDEDOR

Desemprego leva à aventura pelo empreendedorismo.

A rotina de um empresário é cheia de desafios, a começar pelo conhecimento sobre o negócio

Em 24/05/2017 Referência JCC - Prof. José Luiz Mazolini

Gosto muito de ler e citar sobre as grandes obras, conquistas, experiências, resultados e exemplos daqueles que fazem acontecer, na prática.

O médico psiquiatra, psicoterapeuta, pesquisador e escritor, Dr. Augusto Cury, disse que, “Um ladrão rouba um tesouro, mas não furta a inteligência. Uma crise destrói uma herança, mas não uma profissão. Não importa se você não tem dinheiro, você é uma pessoa rica, pois possui o maior de todos os capitais: a sua inteligência. Acredite e invista nela!”

Em tempos de crise na tão desacreditada e vergonhosa política, que fez desencadear a instabilidade econômica, forçando a população a conviver com a maior recessão da história do país, muitos brasileiros precisam encarar o tão temido desemprego, que já ultrapassou a casa dos 14,1 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho, e continua assustando.

Tentando mudar esse cenário, alguns deles buscam se aventurar pelo empreendedorismo. Diferentemente do que muitos imaginam, mesmo levando em consideração todas as turbulências na economia, desconfiança dos investidores e consumidores, existem mercado e demandas para novas empresas e negócios, com valiosas oportunidades para se empreender e obter o sucesso. Sim, a partir de um minucioso estudo de viabilidade, alinhado com as orientações de um profissional na escolhas por local, segmento, público alvo e investimentos, é possível consolidar negócios duradouros e rentáveis.

Lembro que o atendimento ao consumidor no Brasil não condiz com as expectativas da maioria. Portanto, investir em treinamentos de excelência sempre contribui para um bom começo, causando uma boa impressão.

Sabemos que a rotina de um empresário é cheia de desafios, a começar pelo conhecimento sobre o negócio, seguindo pela organização e administração do tempo, de maneira a resolver e responder, eficazmente, todas as questões relacionadas ao negócio. Além disso, o empresário precisa encontrar tempo e equilíbrio suficientes para pensar as soluções possíveis de contribuir para a consolidação e o crescimento da empresa.

Sobre esse tema, mesmo não sendo economista de formação – meu negócio é enxergar oportunidades, construir e desenvolver estrategicamente empresas e negócios – recentemente, em um agradável e produtivo bate-papo com empresários do Estado do Paraná, conversávamos sobre o atual cenário econômico, reformas, perspectivas para a retomada do crescimento da indústria, comércio e serviços, e tal. Bom, finalizamos a conversa com a mesma convicção e a certeza de que o empresário brasileiro é confiante, é trabalhador e é determinado. Já deu demonstrações de força e inteligência virando o jogo em tantas outras situações adversas, reestabelecendo o equilíbrio de suas finanças, permanecendo “vivo” no mercado.

Porém, hoje, o cenário é outro, o País precisa voltar aos trilhos, restabelecendo a confiança com  respeito, trabalho sério, honestidade, e responsabilidade por parte dos que o governam.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini  - *colaboração da jornalista Katiuscia Zanatta

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e Palestrante.  www.mazoliniconsultoria.com.br - professormazolini@gmail.com - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br.